TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO IMPACTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO SETOR DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

Por:   •  29/11/2021  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

PIRACICABA

[pic 1]

         

RESENHA

[pic 2]                           [pic 3]

ESTUDO DO IMPACTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO SETOR DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

ABIP / ITPC / SEBRAE. Projeto ABIPI/ITPC/SEBRAE. Coordenação de Pesquisa José Mário de Oliveira. São Paulo: julho 2012. Disponível em:< http://institutoitpc.jimdo.com/estudos-e-encartes-técnicos/> Acesso em: 12º Abr. 2013, 22:13:27.

Resenha do Capítulo 2 – Inovação e Tecnologia

           A inovação em produtos, processos e serviços no setor de panificação vem ocorrendo devido à necessidade de modernização que o mercado tem exigido nos últimos anos. Houve um significativo crescimento do setor atraindo investimentos de empresas de outros setores que estão migrando para serviços de alimentação.

            Segundo a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica PINTEC, realizada pelo IBGE, das indústrias no Brasil apenas 33% realizaram algum tipo de inovação tecnológica entre 2001 e 2003, e dentro desse percentual a aquisição de máquinas e equipamentos detém 50%, atividades de pesquisa e desenvolvimento 20%, das empresas que utilizaram como fontes de informação para inovações universidades e institutos de pesquisa apenas 8%, patentearam suas inovações somente 8% das empresas, 3% das empresas inovaram adquirindo licenças, patentes ou know-how e somente 19% das empresas nacionais utilizaram recursos governamentais para o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

           Essa pesquisa destaca ainda, que das 63 mil padarias existentes no país, apenas 1.800 delas são inovadoras.

           A ideia central do estudo é mostrar o quanto importante é inserir 61.200 padarias dentro de uma gestão inovadora. Para isso, ele evidencia a diferença entre invenção e inovação, citando que para Joseph Schumpeter (1883-1950), invenção é uma nova ideia criada e que possui potencial para exploração comercial enquanto inovação trata-se de mesma ideia quando explorada comercialmente de qualquer forma.

          Enquanto a inovação é a introdução de produtos, processos ou serviços novos, pode-se entender a inovação tecnológica como a introdução de produtos, processos ou serviços novos baseados em tecnologia.

A atividade de inovação apresenta diversas facetas, como: adaptação, imitação, experimentação, design, desenvolvimento e pesquisa.

Considerações finais:

          Considera-se a definição de inovação para este estudo “como sendo as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos”.

          O estudo mostra que a prática de inovação adotada altera, para melhor, a realidade das padarias, seja na produção, produto ou até mesmo na redução ou economia na produção.

          Essas conclusões atingem o setor, de modo geral, de maneira positiva, conscientizando-o da importância de estarem sempre inovando em produtos, processos e serviços e com isso, ampliando sua fatia de mercado, aumentando sua competitividade.

          Concluo ainda que é de relevante importância a leitura deste estudo pelos Agentes de Inovação devido aos dados contidos nele, dos exemplos elencados das possíveis inovações nas diferentes dimensões da empresa. Ficou evidenciado que pequenas mudanças podem causar grandes retornos e melhorias.

Dados do autor da resenha: Isabel do Carmo Nazzini Castilho, Administradora, Agente Local de Inovação no Sebrae Piracicaba – Bolsista do CNPq. E-mail: isabelnazzini@hotmail.com

Dados do Orientador: Prof. Dr. João Candido Fernandes, Titular (ap) do Depto de Engª Mecânica - UNESP – Bauru. E-mail: jcandido@feb.unesp.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (740.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com