TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS NA ORGANIZAÇÃO ÓTICA MENEZES DE MICRO PORTE

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS NA ORGANIZAÇÃO ÓTICA MENEZES DE MICRO PORTE

BEATRIZ HANNIE SILVA – C87FHD7

JÉSSICA CALÓ – D11BFB0

JULIANA APARECIDA JESUS DE OLIVEIRA – D1281D0

MARCELO GUARDINO DE ALMEIDA – C91CGI3

ROBSON DE JESUS SANTOS – N973AE9

RODRIGO DE OLIVEIRA SALES – N946BE9

SÃO PAULO

2016

BEATRIZ HANNIE SILVA – C87FHD7

JÉSSICA CALÓ – D11BFB0

JULIANA APARECIDA JESUS DE OLIVEIRA – D1281D0

MARCELO GUARDINO DE ALMEIDA – C91CGI3

ROBSON DE JESUS SANTOS – N973AE9

RODRIGO DE OLIVEIRA SALES – N946BE9

UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E TEORIA DE RELAÇÕES HUMANAS NA ORGANIZAÇÃO ÓTICA MENEZES DE MICRO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 2º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador: Prof. Mestre Wanderley Rossi Monteiro

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        REVISÃO CONCEITUAL        7

1.1.        A Administração Científica        7

1.2.        A Teoria de Relações Humanas        8

2.        ESTUDO DE CASO        11

2.1.        Perfil da organização        11

2.1.1.        Apresentação        11

2.1.2.        Produtos e Clientes        12

2.1.3.        Quadro de Pessoal        12

2.1.4.        Principais Insumos        13

2.2.        Coleta de Dados        13

2.3.        Análise dos Dados e Interpretação dos dados        13

3.        SUGESTÕES DE MELHORIA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação da Administração Científica (Taylor) e Teoria de Relações Humanas nas práticas administrativas de uma organização de micro porte de acordo com os critérios de classificação do BNDES.

No capítulo 1 será abordada a revisão conceitual dos fundamentos pertinentes ao tema em questão.

O capítulo 2 se foca no estudo do caso, que engloba: perfil da organização em estudo; coleta de dados sobre a aplicação dos fundamentos da Administração Científica e Teoria de Relações Humanas nas práticas administrativas dessa organização; análise dos dados coletados; identificação dos pontos fortes e fracos dessas práticas.

No capítulo 3 serão apresentadas sugestões de melhoria sobre os pontos fracos identificados no capítulo 2.

Serão utilizados dois tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.


  1. REVISÃO CONCEITUAL

  1. A Administração Científica

A Administração Cientifica foi criada pelo engenheiro Frederick W. Taylor, seu trabalho tinha ênfase nas tarefas a serem realizadas na organização, aumentando assim a produtividade da empresa.

Taylor concentra seu argumento também na eficiência e eficácia do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver.

Antes que sua teoria fosse criada, os próprios operários administravam a linha de produção sem nenhuma fiscalização ou orientação de superiores, não havia incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador, as decisões dos administradores se baseavam na intuição e no palpite, o que resultava na má produtividade da empresa.

Para levar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção, no livro Princípios de Administração científica (8. Ed. 1990) Taylor criou quatro princípios básicos, nos quais deveriam ser seguidos para obter sucesso nos resultados:

•        Princípio de planejamento – O trabalho deve ser planejado e testado, seus a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

•        Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o planejamento da empresa aumentando a produtividade, atingindo assim as metas estabelecidas.

•        Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (330.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com