TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA, POLITICA, SOCIEDADE, GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Sumário

INTRODUÇÃO        

1        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

1.1        Código de ética na empresa        

1.2        Código de ética abrange todas as situações        

1.3        Posicionamento sobre a eficiência ou não do código de ética        

2         Modelos de gestão        

2.1        Estrutura organizacional        

2.2        Planejamento, organização e controle (PODC)        

2.3        Sistema de informações na gestão empresarial        

2.4        Habilidades do gestor da empresa        

3        ECONOMIA        

3.1        Ambiente interno da empresa e ambiente externo        

4        GESTÃO DE PESSOAS        

4.1        Estrutura de cargos da empresa        

4.2        Processo de comunicação na empresa        

4.3        Relacionamento entre os colaboradores e superiores        

4.4        Incentivo para capacitação e desenvolvimento        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se do estudo da administração da empresa Restaurante e frango assado na garagem e tem como objetivo desenvolver os conhecimentos adquiridos através do estudo das disciplinas de Economia, Modelos de Gestão, Gestão de Pessoas e Ética, Política e Sociedade.

O desenvolvimento da produção textual foi feito a partir da resolução do estudo de casos que oferecem formas de resolver situações do ambiente empresarial aprimorando o conhecimento aprendido nas disciplinas, aplicando o conhecimento à prática e, claro aprofundar de uma forma abrangente essas disciplinas explorando e analisando cada processo.

Fundado em 18/10/2013 e localizado na Rodovia LMG 149, no bairro Santa Cecília no município de Esmeraldas, o restaurante e frango assado na garagem de CNPJ: 19.094.963/0001-20, é uma microempresa do ramo alimentício e oferece variados tipos de refeições, dentre eles o especial frango assado, feijão tropeiro, feijoada, várias opções de bebidas e deliciosas sobremesas. A empresa serve de 50 a 70 refeições diariamente sendo 40% de suas refeições são para empreiteiras onde o pagamento é feito mensalmente e emitido a nota fiscal.

Atualmente o quadro de funcionários conta cinco colaboradores sendo eles, a proprietária Adriana Gerônimo, que é responsável também pelo atendimento no caixa e atendimento telefônico, seu esposo Geraldo que é gerente, mas atua também como garçom e cuida da parte de compras da empresa. O restaurante tem uma auxiliar de cozinha, duas cozinheiras e um motoboy.


  1. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A ética é um documento que busca expor os princípios, visão e missão de uma determinada empresa, itens aos quais todo funcionários devem conhecer.  Através do código de ética e possível perceber a função da empresa e os valores que se cultivam lá dentro, conhecendo a postura social diante do publico com quem interage.

  • Vantagens do código de ética:
  • Fortalece a imagem da instituição perante a comunidade
  • Pode ser um excelente instrumento para solucionar possíveis conflitos e problemas internos.
  • Auxilia na ordem e transparência da empresa e a maneira que ela e conduzida.
  • Implica na melhoria da relação entre clientes, funcionários, fornecedores e até governo.

A partir do momento que a empresa toma uma postura ética, ela se compromete voluntariamente para seu desenvolvimento e também com o da sociedade.

  1.  Código de ética na empresa

O restaurante e frango assado na garagem possui um código de ética, porém informal, eles possuem um regime interno que no caso seria uma extensão do regime de trabalho, em que o funcionário se compromete a cumprir as regras do restaurante. Esse regime é um conjunto de normas que auxiliam a empresa na regulamentação de seu funcionamento e tem o compromisso de defender o que se acredita, postura responsável, ética e transparência em respeito mutuo.

Algumas das regras essenciais são: unhas sempre limpas e cortadas, uniformes limpos e passados, justificar um possível atraso ou falta e evita-los, proibido fumar dentro do restaurante e no horário de expediente, proibido animais, responsabilidade social, práticas disciplinares e remuneração em dia.

  1. Código de ética abrange todas as situações

Num contexto envolve os proprietários Adriana e Geraldo que são responsáveis pelo bom funcionamento da empresa, eles avaliam situações não previstas e definem como proceder e atuar para a resolução. Também avaliam o descumprimento de regras dos funcionários e tomam medidas de decisão para evita-los no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com