TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA POLITICA SOCIEDADE

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

BYANNE NAARE LIMA OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Seabra – BA

2015

BYANNE NAARE LIMA OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Admnistração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito para obtenção de médias nas disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; e Comportamento Organizacional.

Orientadores: Profº Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen Manganotti, Suzi Bueno, Antonio Lemes Guerra Júnior, Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco, Edson

Elias de Morais.

Seabra – BA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL...............................................5

3 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.........................................................................7

4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE....................................................................9

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.........................................................11

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14

REFERÊNCIAS......................................................................................................15


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como base para sua execução o texto: Da rotina à flexibilidade: Análise das características do Fordismo fora da indústria. Com intenção de mostrar desde o século XX até a realidade atual, mostrando que a evolução produtiva, econômica, sócio-comportamental e tecnológica ocorreu de forma acelerada, mesmo em meio a grandes crises mundiais. São fatos que existem diferenças entre os métodos utilizados antigamente, e também temos como grande aliada hoje, a tecnologia, que já é fator essencial, na indústria atual.

Os modelos de produção do século passado eram, principalmente, o Fordismo e o Taylorismo. Ambos demonstraram-se eficientes até certo ponto, porém, foram substituidos por outro que até hoje demonstra-se mais eficiente, que é o Toyotismo.

O Toyotismo, que propunha uma nova forma de organização de trabalho nas indústrias, distinta, pois era caracterizada por uma rígida separação das tarefas entre trabalhadores, como uma rígida divisão entre trabalhadores executivos (trabalhador intelectual), e administrativos de um lado e operários de outro (trabalhador manual), é até hoje a forma mais utilizada nas indústrias.

Porém ainda existem resquícios desses modos de produção na modernidade, e com este trabalho espero desvendar e mostrar onde e como, eles estão incluídos.

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Como podemos perceber, as mudanças que ocorreram no mundo são grandes, e na administração, como em tudo o que existe, isso não seria diferente, o modelo de organização das empresas, e seus organizadores, é bem distinto do que o usado há 50 anos atrás.

Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões. A teoria organizacional abrange justamente este ponto, são as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão, visa a clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização.

Henry Ford foi um grande pensador de tal desenvolvimento, criou a assistência técnica de grande alcance; estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia; utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição através de agencias própria. Também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios. Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado. Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo. Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização.

Fordismo é um método muito utilizado pelas fábricas de automóveis ainda nos dias atuais. Foi e continua sento o único modelo de produção que é capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual. Podemos observar o fordismo no trabalho informal, trabalho esse que não possui vínculo empregatício, sendo apenas um trabalho para a sobrevivência a espera de uma oportunidade formal. Pessoas que trabalham dessa forma são talvez as que mais apresentam os princípios de Ford, porque se não produzirem não ganham nada, se não forem rápidos ganham pouco e se investirem muito na matéria prima não terão como sobreviver. Encontramos pessoas assim no nosso dia a dia, são elas as diaristas e costureiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com