TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

  A sociedade passa por constantes modificações, o que exige também das organizações um continuo processo de transformações. A administração de recursos humanos precisa acompanhar essas modificações visto que surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da dificuldade das tarefas de gestão de pessoas. Simultaneamente as praticas de recursos humanos podem representar um fator critico de sucesso organizacional, podem também ser um fator complicado para o desenvolvimento.

Este artigo tem como objetivo conhecer a evolução da Administração de Recursos Humanos, expor a importância de se administrar, ira explorar sobre a diversidade nas organizações, Empregabilidade e Empresabilidade, múltiplos comprometimentos no ambiente de trabalho e conhecer modelos de gestão de pessoas. Trata se de um artigo (pesquisa bibliográfica).

 

EVOLUÇÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇOES

 A área de recursos humanos tem a finalidade à gerência de todo o recurso humano de uma empresa, possuindo como objeto de trabalho as pessoas, carreiras e metas institucionais, também é reconhecido popularmente por Gesta de Pessoas. Esse é o conceito evoluído da área de recursos humanos. A gestão de pessoa apareceu como solução para as demandas das organizações, e pode ser exposto segundo algumas etapas, como o movimento da administração cientifica que foi marcada por Taylor e Fayol. Esse movimento tinha como objetivo proporcionar fundamentação cientifica para a padronização das atividades administrativas, para que a improvisação e o impirismo fossem substituídos, fazendo com que a falta de processos organizacionais fosse eliminados. Gil (2209) explica que, por meio da técnica de observação, Taylor chegou à conclusão que os operários produziam menos do que podiam. Diante disso, desenvolveu seu sistema de Administração Cientifica que tinha como fundamento a racionalização do trabalho, que buscava na redução do tempo a simplificação dos movimentos necessários para a execução das tarefas, tornando-as mecânicas e repetitivas.

Logo após o movimento da administração cientifica começou a escola das relações humanas, um movimento que surgiu para provar que o produto final sofria modificações de acordo com as influencia sofridas no ambiente de trabalho pelos trabalhadores, isto é, dependendo das condições de trabalho o resultado final poderia sofrer alterações. A descoberta das relevâncias do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho, definidas pelos teóricos da Administração Cientifica.

Após a segunda guerra mundial ouve um aumento do poder dos sindicatos de trabalhadores onde essa situação determinou alterações significativas na Administração de pessoal das empresas, a administração de pessoal passou a se se importa mais com as condições de trabalho e com as vantagens disponibilizadas aos seus colaboradores.

A Administração de Recursos Humanos começou quando esse termo passou a permutar as utilizadas na área das organizações: Administração de Pessoal e Relações Indústrias (GIL, 2009). A Administração de Recursos Humanos tem como propósito disponibilizar para a entidade uma visão sistêmica de seu pessoal. O ambiente coorporativo começou a passar por alterações cada vez mais rápidas, tanto no ambiente organizacional, quanto na forma com que as entidades utilizam pessoas.

O surgimento da ARH deve-se da introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas no que se refere a gerir pessoas. O termo administração de recursos humanos esta baseado na abordagem sistêmica e não somente ás rotinas trabalhistas e disciplinares. O enfoque sistêmico define a organização como um sistema, constituído por elementos que interagem entre si e funcionam como uma estrutura organizada.

Gil (2001; p.17) define gestão de pessoas como “função gerencial que visa á cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais como individuais”.

PESSOAS COMO RECURSOS OU COMO PARCEIROS DA ORGANIZAÇÃO?

Se as pessoas forem tratadas como recursos precisam ser administrada, enquanto que se elas forem tratadas como parceiros serão fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências etc. As empresas visionárias e de sucesso tratam as pessoas que nela trabalham como parceiros, pois são eles que fornecem conhecimentos, habilidades e competência para a organização.  

Destacam-se alguns aspectos fundamentais na moderna Gestão de Pessoas que são eles:

As pessoas como seres humanos – de personalidade própria.

Pessoas articuladoras inteligentes com recursos organizacionais – pessoas com inteligência e talento.

Pessoas parceiros da organização – capazes de chegar a excelência e ao sucesso.

A área de Gestão de Pessoas possui vários objetivos, entre eles é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupam com o gerenciamento das pessoas nas organizações em busca dos objetivos pessoais e da organização. As pessoas podem potencializar os pontos fortes de uma empresa ou reforça as fragilidades, dependendo como são consideradas e gerenciadas. É a área de Gestão de Pessoas que tem a responsabilidade de criar uma relação positiva e construtiva de parceria e interação.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

 É bem complicado lidar com pessoas. E o objetivo da área de Recursos Humanos é administrar as relações da organização com as pessoas que faz parte dela. Simultaneamente, as praticas de recursos humanos podem ser um sucesso dentro as organizações, podem ser também algo que dificulta o desempenho organizacional. França (2007, p.115) relata que “a gestão de pessoas tem sido cada vez mais apontada como uma das funções-chave para o desenvolvimento e a implementação de respostas estratégicas para as pressões enfrentadas pelas organizações”.

Por isso, Ribeiro (2006) menciona que a gestão com pessoas é “algo tão difícil e tão fácil ao mesmo tempo”. Difícil pelas diferenças individuais; e fácil porque as pessoas querem ser tratadas com justiça. Uma correta gestão de pessoas permite às empresas alcançar com mais facilidade seus objetivos e metas.

Diante disso, as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com