TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCITANDO A APRENDIZAGEM

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA – DGP CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA E ESTUDO EM ADMINISTRAÇÃO PROFESSOR: FERNANDO TORRES

EXERCITANDO A APRENDIZAGEM

Para finalizar a Unidade 02 utilizaremos a verificação de aprendizagem proposta pelos autores. Confira se você teve bom entendimento do que tratamos nesta Unidade realizando as atividades propostas a seguir. Se precisar de auxílio, não hesite em fazer contato com o seu professor ou tutor:

 Primeira tarefa:  Identifique no seu cotidiano (familiar, profissional), em revistas e jornais de publicação diária ou semanal, notícias que descrevem os diversos tipos de conhecimento: científico, popular, religioso e filosófico. Discuta os exemplos encontrados com seus colegas de curso e tutores, registre suas reflexões no fórum da unidade 02 (não requer envio de arquivo).

Em nosso dia a dia entramos em contato com diversos tipos de conhecimento, uns são fruto de anos de estudo e pesquisa, já outros são fruto de experiências realizadas no passado e que foram repassadas de geração em geração. E que acabaram se consolidando como conhecimento.

Contudo o leque de ramos do conhecimento é maior e há diferentes tipos dele: o conhecimento científico é bem conhecido de nós, pois fazemos parte de um ambiente acadêmico baseado na construção do conhecimento através dos processos de ensino pesquisa e extensão. E é exatamente a pesquisa a base para o conhecimento científico, baseado em procedimentos metodológicos que seguem padrões de referência, sendo métodos preestabelecidos. Estudos publicados por meio da mídia como “Homens que se tornam pais mais tarde têm chance maior de ter um filho com traços típicos - e positivos - de "nerds" e "geeks", diz um estudo recém-publicado no Reino Unido.” São fruto do conhecimento científico, que utilizou diversas técnicas de maneira ordenada para atingir tais resultados.

O conhecimento popular é algo bem curioso, digamos que ele é mais baseado em costumes e crenças e com uma pitada de experiência. Ele é relacionado à educação informal e independente de pesquisas e estudos. Algumas situações do nosso cotidiano como o ato de comer pode ser influenciado por este conhecimento, nossos pais e avós sempre alertam por eventuais combinações de comidas, afirmando que não dão certo por serem prejudiciais a saúde. Este é um exemplo claro de conhecimento popular. Uma matéria de jornal que ilustra bem o que quero mostrar é esta do jornal “Diário de Pernambuco” referindo-se a medicina popular: ”Chá de camomila para acalmar, chá de boldo para a digestão, chá de eucalipto para problemas respiratórios, chá-mate para queimar colesterol, e por aí vai. Numa lista quase infindável, os chás se convencionaram como “remédios”, fortalecidos na tradição popular.”

Conhecimento religioso é baseado na crença de que existem divindades capazes de realizar milagres, conceder bênçãos, por meio da fé. Esse conhecimento já está bem enraizado na cultura de nossa sociedade, relacionando temas como casamento (Santo Antônio) e chuvas (São Pedro) às divindades, usando um processo chamado de “promessa” você solicita uma benção, uma graça, em troca de uma atitude nova em sua vida, um prêmio, enfim, uma contrapartida. É essa crença no divino, que explica o conhecimento religioso. Por exemplo, nesse trecho de uma matéria do jornal “Metropoles” referindo-se à falta de chuva: “A umidade já está na casa dos 35% nas horas mais quentes do dia. E não há previsão de São Pedro aliviar a secura.“

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com