TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

1- Introdução

Este assunto trata-se sobre a crise econômica, e o quanto a crise afeta o mundo e a sua importância nesta ATPS vimos também que a crise que se inicio nos EUA se estendeu principalmente na Europa, e como o BRIC´S surgiram,quem são os países formadores, para que eles servem.

2- A CRISE ECONOMICA DE 2008

De acordo com pesquisas realizadas podemos colocar que a causa da crise foi um desequilíbrio na maior economia do mundo os EUA, e os ataques de 11 de Setembro têm a ver com isto, pois após o ataque nos EUA, deu inicio a um ataque ofensivo envolvendo duas guerras ao mesmo tempo contra o Afeganistão e Iraque e o governo americano começou gastar mais do que deveria com as duas guerras diz “Simão Davi Silber, professor do departamento da economia da Universidade de São Paulo (USP), segundo Simão Davi Silber a economia interna dos pais já não era tão boa, uma das razões era que o país estava importando mais do que exportando”.

Em vez de conter os gastos os americanos receberão ajuda de países como Inglaterra e China, com o dinheiro injetado pelo exterior os bancos passaram a oferecer crédito, inclusive para clientes considerados de risco assim o consumidor aproveitou as taxas de juros baixas principalmente nos imóveis que começou a se valorizar o crescimento do crédito financiou as casas de imobiliária e assim a grande procura por imóveis fez com que os preços dos imóveis subissem muito diz Siber.

Chegou uma hora que as taxas de juros começou a subir muito diminuindo a procura de imóveis e derrubando os preços com isto começou a inadimplência, afinal as pessoas não viam sentido em pagar hipotecas exorbitantes quando as propriedades estavam valendo cada vez menos.

Neste momento faltou dinheiro aos bancos que em primeiro momento foi ajudado pelo governo americano. E ao mesmo tempo surgiram criticas a esta política de socorro aos banqueiros devido à pressão política a Casa Branca decidiu que não ia mais interferir deixando o banco Lehmam Brothers quebrar e fechando o quarto maior banco de crédito do País causando pânico e travando o crédito. A crise prejudicou o Brasil porque sem crédito internacional diminuiu o crédito não só no Brasil como em outros Países do mundo, no Brasil caem às exportações e o preço das nossas mercadorias aumenta o risco e as taxas de juros explicam Silber. O economista afirma que as recessões são recorrentes, mas esta é maior do que de costume. Esta crise não é comum a mais parecida com ela foi de 1929 afirma Silber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com