TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia 7 A macroeconomia

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 11

7

A macroeconomia trata dos grandes temas econômicos das economias de países, regiões ou mesmo do mundo todo. Para cada tema abordado, a macroeconomia trata das causas e efeitos das variáveis em questão, além, é claro, de propor medidas para elas, pois sem uma medida é impossível avaliar com alguma segurança se determinado aspecto da economia está melhorando ou piorando.

Um dos principais temas tratados é a produção de riqueza dos países. Na microeconomia também se avalia a produção, mas de mercados isolados. Aqui o tratamento é dado para uma soma de muitos mercados, por isso a classificamos como produção agregada. As principais questões abordadas neste prisma são: o que causa a maior ou menor produção e prosperidade nos países? Como fazer um país enriquecer? Como atingir o máximo da produção e da abundância de bens? Este é um tema que está relacionado à disponibilidade de bens nesta determinada população e, de forma análoga, com o bem-estar dela1. Uma das medidas usadas para averiguar a produção agregada de um país é o Produto Interno Bruto, ou PIB. Há outras medidas, como o Produto Nacional Bruto, mas o PIB é a medida mais comumente utilizada.

Outro tema de fundamental relevância na macroeconomia é a determinação do nível de emprego da economia, isto é, qual a proporção de pessoas da economia que se encontram empregadas ou economicamente ativas2. Em uma economia capitalista, o nível de emprego depende tanto do setor privado como do setor público, sendo que o desemprego alto é um problema extremamente sério nas economias. Por isso, praticamente todas as economias capitalistas têm por objetivo, explícita ou implicitamente, a manutenção de altos níveis de emprego.

1 Ainda que não seja correto atribuir o bem-estar de uma população somente ao nível de renda ou abundância de bens de que ela dispõe.

2 Emprego significa que um indivíduo tem uma relação de assalariamento com um empregador, seja do setor público ou privado. A população economicamente ativa inclui as pessoas empregadas e também profissionais liberais, autônomos, empresários, agricultores familiares, entre outros.

8

Ao lado dos temas de produção e emprego está a inflação, com o contraste de que, para esta última variável o que se deseja é o mínimo possível. A economia brasileira conviveu por décadas com níveis altíssimos de inflação e é fácil percebermos quais os malefícios que isso traz para a economia. As causas e consequências da inflação serão tratadas de forma mais específica na unidade 5.

Também se considera de suma importância nos estudos macroeconômicos o relacionamento entre diversos países ou regiões, e de que forma este relacionamento pode ajudar no bem estar das pessoas. Este relacionamento, do ponto de vista econômico, é retratado nos conceitos das Contas Externas dos países. As principais formas de relacionamento com outros países são a exportação, importação, investimentos externos, transferências de capital e a realização de serviços.

Além destes aspectos, existe um setor da economia que, por suas particularidades e por seu peso nas economias, atrai atenção especial dos macroeconomistas. Trata-se do setor público. O monitoramento das principais características deste setor encontra-se na chamada Economia do Setor Público. O setor público é quantitativamente importante nas economias porque em geral ocupa um grande espaço como produtor, como consumidor e como redistribuidor de seus recursos. Além disso, qualitativamente é um setor diferente dos demais, porque incorpora uma razão de ser distinta dos demais elementos da economia e por seu papel ativo no mundo econômico, realizado através das políticas públicas, neste caso específico, nas políticas macroeconômicas. Estas políticas são atividades legítimas de influenciar a economia para que se atinjam determinados objetivos, em geral comandados pelos desejos mais gerais da sociedade, manifestados por sua colocação política e social. O setor público é tão relevante que, além de ser tratado na macroeconomia, compõe uma área própria de estudos econômicos.

Há ainda muitos outros temas da macroeconomia, que não serão tratados nesta disciplina. Ao aluno que tenha interesse de aprofundamento, sugerimos uma investigação dos manuais de macroeconomia citados em bibliografia. Trata-se de uma ciência vasta, dinâmica extremamente rica e interessante, e que tem contribuído positivamente ao longo da história para a melhoria do bem-estar das populações de forma intensa e abrangente.

9

Microeconomia vs. Macroeconomia (relembrando)

Conforme vimos anteriormente, a macroeconomia se diferencia da microeconomia tanto na ênfase e nos temas abordados como, muitas vezes, na metodologia utilizada. Com relação a este aspecto metodológico, é comum que a microeconomia (neoclássica) faça uso mais intenso de instrumentos matemáticos e lógico-dedutivos, enquanto que a macroeconomia é muitas vezes uma ciência indutiva e apoiada em estudos estatísticos e econométricos. Na macroeconomia, vale-se mais de eventos e dados históricos para deles extrairmos os princípios de seu funcionamento. Também do ponto de vista da ciência macroeconômica, é preciso admitir que ela tem sido objeto de maiores incertezas do que a microeconomia, sobre tudo quanto à dificuldade em se prever períodos de expansão econômica ou de crise.

Em nossa abordagem, trataremos do entendimento dos conceitos e as causas e efeitos das mudanças das variáveis macro e da influência de uma variável em outra.

Ao tratar de economias de países ou regiões, a macroeconomia aborda uma somatória de mercados simultaneamente. Quando tratamos de um grande conjunto de elementos de um mesmo grupo econômico, estamos nos referindo a agregados macroeconômicos. Por exemplo, ao tratar de todos os mercados de um país, referimo-nos à soma de todos os bens produzidos neste país. Trata-se, assim, do agregado da produção deste país.

Da mesma forma que na microeconomia, na macroeconomia também nos valemos do conceito de Agentes Econômicos. O conceito é o mesmo, mas os agentes na macroeconomia são mais propriamente expressos em grupos de indivíduos com comportamento econômico similar. Assim, os principais agentes são grupos de trabalhadores, empreendedores, setor privado, o governo (ou setor público), agentes do exterior (por vezes denominados de “o resto do mundo”), entre outros.

Para realizar o estudo dos diversos fenômenos macroeconômicos e para entendermos propriamente o que se passa com as economias, é preciso que sejam realizadas medidas dos agregados macroeconômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com