TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Olá,

Os mecanismos de oferta e demanda apresentam um conflito entre demandantes e ofertantes que está relacionado à forma como estes agentes econômicos avaliam a influência do preço à sua atividade. Em São Paulo, o setor imobiliário transformou-se em um exemplo deste conflito. Isto porque os preços estão em queda e os analistas econômicos deste setor apontam para uma pressão da demanda para que os preços sejam reduzidos. O resultado desta pressão materializou-se em descontos, leilões de imóveis e prêmio ao comprador (do tipo compre o imóvel e ganhe uma televisão).  Você ficaria feliz/satisfeito se comprasse um imóvel, hoje, por R$1.000.000,00 (um milhão de reais) e amanhã, em virtude de um desconto de 10%, ele estivesse a venda por R$900.000,00 (novecentos mil reais)? 

Leia a reportagem: “Mercado imobiliário tem descasamento entre oferta e demanda”(*), publicado em 22/set/2014, no jornal Folha de São Paulo, e conheça uma pouco mais a respeito desta dinâmica econômica no setor imobiliário de São Paulo.

Agora que você já leu o conteúdo da disciplina, refletiu a respeito da problemática no setor imobiliário de SP, participe do fórum avaliativo respondendo a seguinte questão: 

Qual a influência do custo de oportunidade no seu cotidiano?

Eu desejo conhecer mais sobre você! Então, ao participar do fórum apresente-se redigindo um texto que contenha: 

- sua apresentação pessoal (preferências culturais, características profissionais, e outras características que deseje compartilhar comigo e com seus colegas);

- a redação de um texto demonstrando seu entendimento a respeito do conceito “custo de oportunidade”;

- sua expectativa com relação à disciplina! Vamos lá? 

Até breve,

Profa. Roseane Barcellos Marques Sousa

(*) http://www.bolhaimobiliaria.com/2014/09/22/mercado-imobiliario-tem-descasamento-entre-oferta-e-demanda-samy-dana/ 

1 – Meu nome é Keiti Fernandes, estou cursando o segundo semestre de Gestão de Qualidade, trabalho com teste de software e neste ano vamos implantar a área de qualidade.

2 - O que entendo que “custo de oportunidade” é o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Aproveitando que está na moda mencionar vamos usar como exemplo a Petrobrás, o que o governo realizou com a Petrobrás, pois quando o preço do petróleo estava em alta no mercado internacional o governo renunciou a rentabilidade da empresa praticando preços baixos no mercado nacional, deixando assim um rombo nos cofres da empresa em que hoje mesmo aumentando os preços não conseguem recuperar, utilizando este episódio para se beneficiar com a  reeleição presidencial.

3 –   A minha expectativa em relação à disciplina são as melhores.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com