TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

2- Sistema Tributário Brasileiro

Necessidade de Reforma

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/reforma-tributaria-deixaria-brasileiro-10-mais-rico-diz-economista.html        

"A tão sonhada e necessária reforma tributária."

Muito se fala a tempos sobre uma reforma, o Brasil precisa urgentemente de uma mudança, entra ano e sai ano e não é feito nada para uma mudança pelo contrário os Brasileiros só conseguem ver pioras e infelizmente as classes mais baixas são as mais penalizadas, quanto mais baixa for a classe maior a propensão.

Os Brasileiros trabalham quase cinco meses ao ano para pagar tributos, são muitos tributos, que alguns setores da economia desanimam tanto que não conseguem se manter no mercado.

O Brasil tem um tributo tão elevado que contribui a aumentar a inflação, pois as empresas aumentam o seu valor "do produto final" , e quem paga esse valor é o consumidor final.

O Brasil tem um dos Tributos mais altos, mas os cidadãos e as empresas não recebem de volta esses benefícios  , pois há vários problemas na saúde, educação, segurança, estradas etc.

Existem outros países com uma carga tributaria maior, porém a população se beneficia com uma educação digna, como outros serviços prestados a todos.

É imprescindível uma reforma para o enfrentamento as mais profundas desigualdades existentes no país, pois o que mais pesa no bolso são os impostos sobre o consumo, aqueles embutidos no preço das mercadorias.

A população Brasileira (principalmente a classe mais pobre), já paga impostos absurdos, é necessário um retorno destes impostos para a sociedade na forma de políticas publicas.

O governo deveria transferir realocação de recurso por setor, fazer com que os impostos sejam transferidos em forma de renda um exemplo o bolsa família, mas isso não acontece podemos citar um caso recente de um homem que roubou carne e foi preso, e os policias comovidos pagaram sua fiança e ainda fizeram compra, e este cidadão deu uma entrevista contanto que não recebeu o bolsa família, isto mostra como a distribuição de renda é cada dia mais falha.

3- O pacto federativo e suas conseqüências para o sistema tributário.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz26069909.htm

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1039/noticias/ainda-sem-reforma-no-horizonte

http://www2.camara.leg.br/a-camara/presidencia/noticias/cunha-reafirma-urgencia-do-pacto-federativo-em-debate-do-camara-itinerante-em-sao-paulo

O pacto federativo o "Federalismo Fiscal" está definido na Constituição da Republica Federativa do Brasil, são as competências dos entes da federação,  e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis.

A finalidade do Pacto federativo é instituir receita que lhe garantam a administração publica e assim cumprir suas obrigações, e promover a justiça fiscal.

É necessário assegurar a satisfação das necessidades coletivas variadas.

A carga tributária é tão alta e a população não tem retorno desse impostos, as despesas no setor publico não param de aumentar, mais o pior é que estes gastos  e investimentos não deixam de ser uma parcela muito pouca ao ver das necessidades da população.

Um pacto federativo é urgente, pois muitos municípios e estados já não conseguem arcar com suas responsabilidades.

O Sistema Tribunal Federal obrigou aos estados e municípios a quitarem todos os seus precários até 2020, porém isso não será fácil pois muitos entes não terão condições, isso somente poderá ser feito a médio e longo prazo.

4- A seguridade social: Sua proposta e suas dificuldades.

http://oglobo.globo.com/economia/no-senado-ministro-diz-que-sistema-previdenciario-nao-falido-15802169

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/comeca-valer-hoje-nova-regra-para-pensao-por-morte.html

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/congresso-resistira-alteracoes-em-regras-previdenciarias-dizem-lideres.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com