TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia - Novo Perfil De Consumo

Pesquisas Acadêmicas: Economia - Novo Perfil De Consumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

o trecho selecionado, as palavras sublinhadas correspondem a usos da língua portuguesa segundo a norma padrão do final século XIX, na modalidade escrita e num registro formal. Se esse fragmento fosse reproduzido conforme a modalidade oral e o registro coloquial dos dias de hoje, os três termos poderiam ser substituídos, respectivamente, por:

Anexo:

a) sonhou; a; contava-lhes.

b) sonharia; ela; contava os sonhos.

c) tinha sonhado; o; contava eles.

d) sonhou; ela; contava-os.

e) tinha sonhado; ela; contava os sonhos.

2. Q1317

Assinale a alternativa em que, no fragmento selecionado do texto, se verifica a figura de linguagem conhecida como “prosopopeia” ou “personificação”.

Anexo:

a) Um coqueiro, vendo-me inquieto e adivinhando a causa (...)

b) (...) andava cosido às saias dela (...)

c) Capitu chamava-me às vezes bonito, mocetão, uma flor (...)

d) (...) subíamos ao Corcovado pelo ar (...)

e) (...) os anjos vinham perguntar-nos pelos nomes (...)

3. Q1501

Assinale a alternativa em que, no fragmento selecionado do texto, se verifica a figura de pensamento conhecida como “ironia”.

Anexo:

a) Atletismo quebra recorde de doping.

b) Dos 45 classificados, seis foram flagrados no antidoping.

c) Somente em 2009, foram constatados sete casos de doping no país.

d) Há uma semana, a CBAt divulgou também o caso de Lucimar Teodoro (...).

e) Seu antidoping havia sido feito no Troféu Brasil.

4. Q1503

Com base nas informações do texto é correto afirmar que:

Anexo:

a) atletas e artistas realizam as mesmas atividades e, portanto, essas constituem categorias idênticas.

b) artistas desempenham importantes funções na sociedade, na medida em que podem ser vistos como gênios da arte.

c) atletas não ficam devendo nada aos artistas, uma vez que são capazes de pintar ou fazer rir como os grandes nomes da arte.

d) artistas podem ser aproximados a atletas, desde que se reconheça a primazia daqueles em relação a estes.

e) atletas podem ser aproximados a artistas, ainda que as duas categorias não sejam exatamente equivalentes.

5. Q1371

Com base nas informações fornecidas pelo narrador, é possível afirmar que:

Anexo:

a) Omar manifesta um ciúme doentio de Yaqub, além de praticar diversas ações reprováveis, que mereceriam castigo severo.

b) Yaqub nutre um sentimento ambíguo em relação a Omar, que tanto pode ser de camaradagem e admiração quanto de animosidade e inveja.

c) O Caçula tem dúvidas quanto ao que sente por Yaqub, ainda que não abra mão de ter o irmão presente nas suas brincadeiras mais ousadas.

d) Yaqub tem clareza do que sente e de como deve se comportar quando sai para brincar com o Caçula, mesmo que nem sempre tenha coragem de fazer o que este faz.

e) O narrador manifesta um ponto de vista bastante parcial, deixando clara sua preferência pelo comportamento arriscado de Yaqub.

6. Q1500

Com base nas informações fornecidas pelo texto sobre doping e comparando-o com os outros 2 textos, assinale a alternativa que indica uma hipótese plausível a que se pode chegar:

Anexo:

a) O doping é mais um entre os grandes problemas da Educação brasileira, remontando a longa data e tornando-se bastante frequente nos dias de hoje.

b) O setor educacional e o setor esportivo apresentam problemas semelhantes de má utilização de verbas públicas, desembocando nos casos de doping revelados pela mídia.

c) Os políticos e os dirigentes esportivos têm prejudicado muito o sucesso de nossos estudantes e atletas por sua conduta antiética.

d) A corrupção no país é endêmica, atravessa os tempos, assume variadas feições e atinge até mesmo o setor esportivo, como, por exemplo, na questão do doping.

e) A delegação brasileira de atletismo foi vítima de grande injustiça, já que a efetiva responsabilidade pelo problema do doping é de nossos políticos.

7. Q1496

Com base nas informações fornecidas pelo texto, é possível afirmar:

Anexo:

a) O presidente Hermes, na situação focalizada, revela-se idealista e bem intencionado, mas é manipulado por Seabra, um político sem escrúpulos, que omite fatos para obter benefícios pessoais e atingir seus objetivos lucrativos.

b) O presidente Hermes revela, por suas palavras e por sua atitude, ser um homem corrupto, que encontra em Seabra um cúmplice perfeito para seus planos maquiavélicos e sua sede de poder.

c) O presidente Hermes é um homem cheio de ideais, empenhado em promover o desenvolvimento da Educação no país e encontra em Seabra a pessoa certa para ajudá-lo a cumprir suas metas.

d) Seabra é um idealista, empenhado em atingir objetivos fundamentais para o desenvolvimento da Educação no país, mas encontra no presidente Hermes um obstáculo sério, devido a sua mentalidade atrasada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com