TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia, Política, Tecnologia da China

Por:   •  2/6/2016  •  Ensaio  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 8

2.1 ECONOMIA

A China tem uma das economias que mais cresce no mundo, o seu Produto Interno Bruto ( PIB) US$ 10,3 trilhões ou 67,67 trilhões de Yuanes em 2015 ( com um crescimento de 6,9%) dando titulo do país a segunda maior economia mundial. Porém, há uma desaceleração nos dias atuais, isso acaba preocupando, pois é um dos maiores importadores do planeta, com isso o ritmo da economia chinesa diminuindo afeta toda a economia mundial. O crescimento chinês tem preocupado investidores e causado instabilidade em mercados ao redor do mundo, além do PIB menor, as quedas nas Bolsas de Valores do país e a desvalorização da moeda local, o yuan, alimentam as especulações de que a China estaria em crise.

Há suspeitas em relação à capacidade de estimular a economia e tem uma suspeita de falta de transparência nas decisões tomada pelo partido PCC.  A China é um grande exportador, mas os dados econômicos têm mostrado um ritmo mais lento para esse indicador, as melhores medidas a serem tomadas pelo governo deveriam ser reduzir os juros, investir em infraestrutura e relaxar o limite de dinheiro que os bancos têm que deter como reservas.

O governo tem o controle dos salários e regras trabalhistas, pois com essas medidas as empresas da China tem um custo reduzido de mão-de-obra e  salários baixos. Isso também se dá a abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor extenso. O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas, mas apresenta um problema para a economia chinesa que é o crescimento da inflação.

2.1.1 Produtos agrícolas, pecuária e indústria    

Dentre os produtos produzidos pela China podemos destacar a mineração (petróleo, chumbo,fosforito, tungstênioantimôniomanganêsmolibdênio, manganês, estanho, carvão, zinco, minério de ferro e bauxita), na pecuária (aves, ovinos, caprinos, suínos, bovinos, eqüinos, camelos e búfalos), o setor industrial (siderurgia, equipamentos eletrônicos, têxtil, automotiva, fertilizantes químicos, alimentos processados, telecomunicações, construção). Tem uma agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade, seus principais produtos agrícolas (arroz, milho, soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho, batata, batata-doce, legume e verduras).

 2.1.2 Dificuldades

A China encara algumas dificuldades, pois uma grande parte da população ainda vive em uma situação de pobreza, sendo os mais afetados as que moram no campo.  Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China tem graves problemas com poluição de rios e a utilização em larga escala de combustíveis fósseis como carvão e petróleo gerando poluição no ar.


2.2 SOCIAL

A sociedade contemporânea da China se encontra em momentos favoráveis e seguros devido a importâncias tradições e costumes, através de um conhecimento milenar as pessoas no geral dão a verdadeira importância à ação comunitária e familiar no qual o individuo percebe a atuação e tem a realização pessoal e social se integrando com a comunidade. Uma das civilizações mais antigas do mundo a civilização chinesa se modificou muito ao longo do tempo sem perder a essência.

Na sociedade chinesa tem ocorrido profundas transformações urbanas nos últimos anos, as cidades estão sendo reformuladas, planejadas e construídas, novas praças, imensos condôminos, ciclovias, isso é ideia do governo para estimular o consumo interno e do desenvolvimento da nação para acolher aos chineses vindos de áreas rurais.

A elite ainda controla e domina quase toda riqueza, enquanto a classe média é relativamente pequena. O que precisava ser feito para mudar esses quadro seriam empregos de nível mais elevados (a flutuação dos trabalhadores migrantes, de baixa renda, tem pouco impacto sobre a classe média) e os salários precisam crescer. Porém nenhuma dessas mudanças aconteceram, carreiras de futuro são escassas e muito difíceis de encontrar, somente são destinadas a elite.  

 

Informações sobre a População da China

População: 1,42 bilhão de habitantes (estimativa de março de 2016)

 

Grupos étnicos: Han (91%);  zhuang, hui, manchu, miao, uigur, yi, tujia, mongóis, tibetanos e outras (9%) (estimativa 2015)

 

Línguas: mandarim (principal), dialetos regionais (principais: min, vu, cantonês).

 

Religiões: sem religião (40,2%), crenças populares chinesas (28,9%), budismo (8,5%), ateísmo (8%), cristianismo (8,5%), crenças tradicionais (4,4%), islamismo (1,5%) - dados do ano de 2005.

 

Estrutura etária: 

 

0 a 14 años: 17,04% 

15 a 64 Anos: 72,95% 

65 anos ou mais: 10,01% (2015 Estimativa)

 

Idade média da população: total: 36,8 anos / homens: 36 anos / mulheres: 37,7 anos (estimativa 2015)

 

Taxa de crescimento populacional: 0,45% por ano (estimativa 2015)

 

Taxa de natalidade: 12,49 nascimentos por 1000 habitantes (estimativa 2015)

 

Taxa de mortalidade:  6,98 mortes por 1000 habitantes (estimativa de 2015)

 

Taxa de mortalidade infantil:  12,44 mortes por 1.000 nascidos vivos (estimativa 2015)

 

Taxa de migração: - 0,44 por 1000 habitantes (estimativa 2015)

 

Urbanização: 55,6% da população total (ano de 2015)

 

Expectativa de vida: 75,41 anos (estimativa 2015)

 

Taxa de fecundidade: 1,6 filhos por mulher (estimativa 2015)

 

Índice de Alfabetização: 96,4% da população (estimativa 2015)

 

Fonte principal dos dados: CIA World Factbook

http://www.suapesquisa.com/paises/china/populacao_china.htm

2.3 TECNOLOGIA

A China possui uma capacidade de pesquisa científica e exploração técnica em todos os setores. Em algumas áreas de investigação básica e de alta e nova tecnologia, os resultados obtidos já atingiram ou se aproximam do nível internacional. O número das teses publicadas nas publicações internacionais dos cientistas chineses ocupa o 5º lugar do mundo e o número dos requerimentos das patentes também tem um aumento significativo. Isso evidencia o aumento consecutivo da capacidade da criação da china.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (250.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com