TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e Políticas Públicas - Programa Viva Curitiba

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Economia e Políticas Públicas

Apresentação do programa:

O programa viva uma nova Curitiba do plano plurianual 2018/2021, coordenado pela Secretaria Municipal do meio ambiente, apresenta uma proposta de modernização da secretaria de meio ambiente e propõe questões sobre a educação ambiental, sendo esses, alguns dos fatores para um desenvolvimento urbano sustentável. Melhorando também a relação da região metropolitana com os empreendedores locais.

O plano conta com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para orientar e monitorar os trabalhos realizado e com a Secretaria de Obras Públicas para a implementação de obras na infra estrutura, como por exemplo, ampliação da rede de iluminação e substituição das lâmpadas de alto consumo energético por lâmpadas de LED, dentre outras obras que estão descritas no plano.

Paralelo às obras, o programa também prevê um aumento da demanda do transporte público assim como uma necessidade de melhorar a facilidade de acesso a esse meio.

Através dessas atividades o plano pretende integrar e desenvolver as regiões de forma inteligente, acompanhar as reivindicações locais, atender as necessidades dos cidadãos de forma rápida e inclusiva .

Objetivos, indicadores e metas

Foi detalhado no programa viva uma nova Curitiba do plano plurianual 2018/2021, as categorias às quais receberam um plano de ação: Meio-Ambiente, Governo Municipal e as administrações regionais, Urbanismo, Planejamento Urbano, Obras públicas e transportes.

Os objetivos setoriais visam:

● Diminuir o número de animais abandonados e da transmissão de doenças causadas por esses animais;

● Promover sistema de educação continuada capaz de qualificar tecnicamente e motivar os servidores para um desempenho de excelência;

● Melhorar a acessibilidade nas ruas da cidadania, facilitando o deslocamento de cadeirantes e/ou pessoas com dificuldades de locomoção;

● Tornar mais ágil a emissão de licenças e alvarás;

● Verificação das políticas previstas no plano diretor e direcionamento da pesquisa acadêmica para a busca de soluções na gestão urbana;

● Minimizar a incidências das bacias dos rios Barigui e Belém;

● Melhorar a planta de iluminação pública;

● Aumentar a infraestrutura física e de informação dos usuários;

Dois indicadores foram utilizados no PPA: Os Instrumentos Legais do Planejamento Urbano Criados e Revisados e O Custo de Energia da Planta de Iluminação.

(Foram retirados do PPA 2018-2021 um detalhamento dos dois indicadores citados acima.)

Dentro do plano de ação, incluem-se atividades que simplifiquem e tornem mais agradável a interação do cidadão com a cidade, sobretudo o que inclui a assuntos relacionados a acessibilidade arquitetônica, serviços voltados para a proteção animal inclui a implantação do CRAR (Centro de Referência de Atendimento à Animais em Risco) e o uso de tecnologias e programas para a emissão dos alvarás, assim como a integração com a Região Metropolitana.

Através do programa viva uma nova Curitiba, busca-se sensibilizar alguns itens essenciais como: 60.000 pessoas quanto a disponibilidade da guarda responsável de animais, a atualização de pelo menos 10 instrumentos legais de Meio Ambiente, a análise de todas as consultas prévias de localização pelo sistema REDESIM, a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com