TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Do Programa E Introdução à Economia.

Trabalho Escolar: Apresentação Do Programa E Introdução à Economia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Economia: Etapa 1 – Aula Tema: Apresentação do Programa e Introdução à economia.

Enquanto ciência sistemática e moderna, a economia começa com a publicação do imprescindível A Riqueza das Nações (1776), do economista e filósofo escocês Adam Smith. Tal estudo lançou as bases não apenas das pesquisas econômicas vistas sob uma ótica científica, mas também dos princípios fundamentais do liberalismo econômico e político, o qual prega – em que pesem as controvérsias geradas desde seu nascimento – a mínima intervenção do Estado nas relações econômicas. O próprio título do livro, tal como originalmente publicado, é, já, toda uma declaração de princípios metodológicos e uma delimitação epistemológica do campo de estudos próprio da ciência econômica: Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações.

Desde então, a economia, enquanto ciência social e aplicada, sofreu profundas transformações, com a contribuição de pensadores do porte de Karl Marx, Alfred Marshal, John Maynard Keynes, Thomas Robert Malthus, Friedrich von Hayek, Paul Samuelson, entre outros.

A economia é, pois, campo fértil de investigações e atividades de suma importância nas sociedades humanas. Não há sociedade minimamente complexa que desconheça a prática das relações econômicas: onde quer que se produza; onde quer que se compra ou venda; onde quer que se façam façam contratos de empréstimos e locação; onde quer se ofereçam produtos e serviços, aí estará estabelecida uma relação econômica. No entendimento do economista brasileiro Paul Singer (1989, p. 7-8):

Podemos distinguir pelo menos três significados do termo "economia". O primeiro é a qualidade de ser estrito ou austero no uso de recursos ou valores. (…) O segundo significado é a característica comum de uma ampla gama de atividades que compõem a "economia" de um país, de uma cidade etc (…). Como veremos a seguir, não é fácil definir com precisão o que é “economia” neste sentido; por enquanto, contentar-nos-emos com a noção comum de que uma atividade é “econômica” quando visa ganho pecuniário, ou seja, quando proporciona a quem a exerce um rendimento em dinheiro. E o terceiro significado se refere à ciência que tem por objeto a atividade que dá o segundo significado. A Economia é a sistematização do conhecimento sobre a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com