TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edades de várias matérias-primas

Por:   •  18/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

você pode comparar algumas propriedades de várias matérias-primas, incluindo cobre e alumínio. O IACS (International Annealed Copper Standard) é um padrão que usa a condutividade elétrica do cobre recozido a 20 ° Celsius como referência para comparar a condutividade elétrica de diferentes materiais. Portanto, o cobre parece estar em segundo lugar depois da prata em termos de condutividade (4% a menos). Porém, seu uso é indicado devido ao preço bem menor (134 vezes menor). Já o alumínio é o quarto em condutividade elétrica (40% menos que o cobre), mas com o preço quatro vezes menor em

Dólares por tonelada. Além disso, o fato de sua densidade ser menor o torna mais adequado para uso de longa distância.

A escolha do cobre ou do alumínio deve passar por uma série de avaliações. Exemplo: se o cabo se destina à transmissão de energia de uma hidrelétrica para uma distribuidora, então se aplica o uso de alumínio, pois a distância percorrida é muito longa e a perda de eficiência de transmissão (devido à menor condutividade) não causa muitos danos ao projeto, diminuindo assim o custo. Por outro lado, quando a qualidade da informação é importante e está localizada mais perto de casa, o cobre é o melhor.

A matéria-prima dos condutores elétricos deve possuir um elevado grau de pureza, uma vez que as impurezas aumentam as perdas por efeito Joule, elevando a resistência elétrica dos condutores acima de valores aceitáveis. Desse modo, os cabos de média e alta tensão são fabricados utilizando cobre ou alumínio com elevadas taxas de pureza (SILVA, 2011).

A utilização de cobre é devida a sua elevada capacidade de condução de corrente, o que faz desse material o mais utilizado no mundo no ramo de cabos elétricos.

Por outro lado, a utilização do alumínio vem ganhando força com o passar dos anos. Isso porque o alumínio possui boas propriedades mecânicas (o que possibilita tanto a trefilação como o seu posterior trançamento) e condutividade de corrente satisfatória, além do seu baixo custo se comparado com o cobre. A tabela 1 apresenta algumas propriedades de materiais metálicos, entre eles, o cobre e o alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com