TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Erika Mirene Costa Aida   RA: 1306586

CURSO: Administração

BIMESTRE: 4º bimestre

PROFESSOR: Maurício Manzalli

POLO

Ribeirão Preto

2015

Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)

Profº Maurício Manzalli

Leia o texto abaixo, disponível em . Acesso em: 16.09.2013.

Responda o solicitado.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

[pic 2]

A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem.

A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.

Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e deuma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão daeducação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que  vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

A definição clássica de sustentabilidade dada pela ONU é que: “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”. Ou seja, é a capacidade de conservar os recursos naturais e permitir que esses se recomponham, visando a continuidade desta e das gerações futuras.

O descuido com o meio ambiente é uma das questões sociais mais preocupantes para a humanidade, por isso se tornou um dos fatores mais importante a ser estudado nas escolas, uma vez que tem haver com o futuro da humanidade e a existência do planeta.

A compreensão do desenvolvimento sustentável como condição essencial para o bem-estar da geração contemporânea, sem deixar de lado o direito à vida das gerações futuras, deve ser vista através de uma nova forma de aprendizagem, ou seja, através da Educação.

A reorientação da Educação existente é de suma importância para o desenvolvimento sustentável. Repensar e revisar a educação a partir dos níveis mais baixos através da inclusão de princípios, habilidades, perspectivas e valores relacionados à sustentabilidade nas esferas social, ambiental e econômica é essencial para a sociedade atual e futura.

Há a necessidade crescente de a questão ambiental ser trabalhada com toda a sociedade e primordialmente nas escolas, principalmente com crianças, uma vez que estas ao serem bem orientadas na infância se tornarão adultos mais preocupados com o meio ambiente, além de serem transmissoras do conhecimento em seu meio social (em sua casa, família, vizinhança).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (195.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com