TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia e Eficácia

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Eficiência e Eficácia - Material Complementarpor Milene Rocha Lourenço Leitzke 2 semanas atrás

Olá pessoal, como estão?

A fim de aprofundar os conhecimentos de vocês a respeito dos conceitos de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA, preparei um pequeno material para fixar melhor o conteúdo.

Estes dois conceitos são extremamente importantes para formação de vocês, futuros administradores. Por isso, se atentem às definições e exemplos.

Os conceitos de eficiência e eficácia são muito utilizados na gestão das organizações. Ser eficaz é atingir os objetivos organizacionais, ou seja, alcançar os resultados. Ser eficiente, embora também busque atingir os objetivos organizacionais, enfatiza muito mais o modo como estes objetivos e resultados serão atingidos. Ser eficiente requer utilizar um mínimo de recursos possíveis, para redução dos custos, ou seja, é fazer o melhor uso do dinheiro, do tempo, de materiais e de pessoas para alcançar os resultados esperados..

Neste sentido, afirma-se que uma operação foi realizada de maneira eficiente quando foi consumido o mínimo de recursos possíveis. Enquanto isso, uma atividade pode ser considerada eficaz quando o resultado almejado é atingido.

Por este motivo pode-se afirmar que EFICIÊNCIA é fazer as coisas bem e corretamente; enquanto a EFICÁCIA significa a realização dos objetivos propostos.

Por exemplo, duas organizações, X e Y, receberam a missão de aumentar seu faturamento em 40% em um ano. Passado este período, as duas conseguiram alcançar o objetivo proposto. No entanto, a organização Y gastou o dobro do que a empresa X gastou em propaganda.

Neste caso, pode-se afirmar que as duas organizações foram eficazes, pois atingiram o resultado esperado, não importa de qual maneira, elas alcançaram o objetivo proposto.

Contudo, conclui-se que a empresa X foi mais eficiente do que a empresa Y, pois soube utilizar melhor seus recursos, ou seja, alcançou o objetivo com o mínimo de dinheiro possível. Sendo assim, ambas foram eficazes, mas a organização X foi mais eficiente do que a organização Y.

Diante destas considerações, segue abaixo uma tabela com os conceitos corretos sobre estes dois termos estudados:

EFICIÊNCIA

EFICÁCIA

Ênfase nos meios

Ênfase nos resultados

Fazer corretamente as coisas

Fazer as coisas certas

Resolver os problemas

Realização dos objetivos

Cumprir tarefas e obrigações

Obter resultados

Além destas observações, a seguir disponibilizo alguns links sobre este tema. Façam a leitura dos mesmos. Isso irá contribuir para formação de vocês!

<http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/>

<http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/eficacia-eficiencia.htm>

<>

Bons estudos!!!

EFICÁCIA E EFICIÊNCIA

GRAMÁTICA

Eficácia e eficiência, em se tratando do campo da administração, apresentam algumas diferenciações de sentido.

[pic 1]

  • COMPARTILHE
  • [pic 2]
  • [pic 3]
  • CURTIDAS

1

PUBLICIDADE

Empregar esta ou aquela palavra depende tão somente de nossa competência linguística, haja vista que a semântica representa fator preponderante que incidirá no aspecto negativo ou positivo decorrente de tal procedimento.

Dessa forma,eficácia eeficiência são palavras que cotidianamente rondam o universo de muitos usuários, por vezes consideradas sinônimas uma da outra. O fato é que mesmo sendo consideradas como tal, não existem sinônimos perfeitos, pois normalmente apresentam diferenciações.

Em se tratando do campo da administração, essas diferenciações vêm sendo cada vez mais acentuadas, fazendo referência às palavras em questão. Assim, o artigo tem por finalidade abordar acerca delas, no sentido de promover a você, caro (a) usuário (a), uma maior familiaridade com a semântica que as nutre. Vejamos, portanto, alguns exemplos bem práticos:

Imagine que você tenha uma meta a cumprir mediante as tarefas que desempenha no seu ambiente de trabalho. Caso as cumpra na sua totalidade, significa que você foi eficaz, visto que a eficácia resulta em atingir o objetivo proposto, em executar algo de acordo com o determinado. Muito bem, você foi
eficaz, mas será que foi eficiente?

Às vezes, apesar da sua desenvoltura, pode ser que algo não tenha ficado assim tão perfeito. Um errinho aqui, outro ali, e pronto! Ser eficaz é cumprir com todas as obrigações sem que haja qualquer contratempo, seja ele financeiro, relacionado ao tempo, enfim, ligado a vários outros aspectos. Podemos dizer que a pessoa
eficiente vai além daquela que se mostrou eficaz, executando tudo na mais perfeita ordem, sem falhas.

Portanto, há algumas distinções entre essas palavras, isto é, ora podemos ser eficazes, mas não assim tão eficientes; ora podemos ser eficazes e eficientes ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com