TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor x Administrador

Artigo: Empreendedor x Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedor x Administrador

Conforme concluímos na discussão do nosso grupo, o tema empreendedores x administradores, o empreendedor já nasce com o dom, são pessoas que sobressaem com idéias e melhorias, possuem virtudes e motivação singular, apaixonado pelo que fazem, buscam a todo o momento se superar, querem ser reconhecidos e admirados, ser referencial e seguidos, serem formadores de opinião.

Especificamente no Brasil este perfil de empreendedores, tomou força a partir da década de 90, devido a situação política e econômica do pais, que passavam por dificuldades, entidades como (Sebrae, Fiesp e Softex e etc), consideradas como incubadoras, começaram a dissipar conhecimento e informação. O empreendedor precisa ser uma pessoa com criatividade e fazer sucesso com inovações, sem ter medo de arriscar em algum negocio, o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza idéias e é capaz de identificar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso, principalmente as atividades em geração de riquezas, transformando conhecimentos em produtos ou serviços, na inovação em áreas como marketing, produção, organização, entre outras.

Já o administrador e um gerente (representante, líder, supervisão), são como monitores, disseminadores, interlocutores e decisórios, são voltados para a organização de recursos e objetivos, se preocupam mais com aspectos e foco em resultados e ocupam cargos estratégicos em uma organização, em sua maioria são ambiciosos, buscam o poder, temperamento parcial e muito otimismo.

Concluímos que empreendedor e administrador são parecidos em muitos aspectos, variando em suas tomadas de decisões, administrador e um estudioso e baseado em suas teses formam opiniões e executam. Já os empreendedores são pessoas com visão e persistência em tentar melhorar sempre, baseado na filosofia de que alcançar objetivos e manter os resultados obtidos é muito mais, é um desafio constante e sem dúvida uma característica muito forte do empreendedor. Algumas virtudes do empreendedor acabam em contrapartida tornando-se um problema se não dosado na medida correta, por exemplo, a obstinação em realizar um projeto, se não houver a ponderação e a paciência característica de um administrador, o projeto pode acabar sucumbindo, outro ponto fraco do empreendedor, é não aceitação em ser dirigido em seu projeto, não gosta muito de aceitar sugestões que possam mudar o rumo do seu plano mesmo que seja pra melhor, a sua opinião é realmente a que vale, e as vezes as conseqüências desses comportamento podem ser muito desastrosas. Portanto é necessários equilibrar bem essas equações e ponderar qual é o perfil que mais se enquadra em cada pessoa, sobre quanto realmente esse comportamento pode ser prejudicial ou essencial ao objetivo proposto. Ter espírito de empreendedor ou características mais conservadores de um administrador não pode ser vistas como conceito de boa ou má gestão de negócios, são situações opostas que podem levar ambos ao sucesso, ou ao fracasso, o equilíbrio entre ambos talvez seja a gestão perfeita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com