TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O mundo moderno mudou, as organizações mudaram e vieram mais responsabilidades, cobranças, pressão. A necessidade de se adaptar a essas mudanças trouxe as chamadas doenças do mundo moderno, entre elas o estresse.

A auto cobrança, a competitividade, a luta diária para alcançar metas, afetam diretamente o nosso cotidiano principalmente no ambiente de trabalho. Se não nos atentarmos para os sinais que o nosso corpo apresenta, podemos nos tornar uma vitima. Por isso precisamos estar sempre em alerta. Não podemos deixar a vida perder a sua cor, nem o sentido.

Procure fazer coisas que lhe dão prazer, como exercícios físicos, ouvir uma música, ler um livro, fazer meditação, cuidar da alimentação, cultivar as amizades. Precisamos amar mais, preservar a vida e sorrir sempre, mas sorrir de verdade. Precisamos ser feliz.

A mudança causa estresse ao homem, mas este a supera com novas expectativas, novo conhecimentos e atitudes.

Resultados

Após analises das abordagens teóricas que foram apresentadas na revisão sumária da literatura, foram encontradas varias formas de  conceito de estresse  e estes conceitos são discutidos por diversos autores, sempre tratando a percepção do indivíduo como a referência para saber se possui o estresse.

Uma situação pode ou não  provocar o estresse para a pessoa, isto dependerá da forma que ela perceberá a situação. Verificamos que o estresse se apresenta em duas situações: o estresse positivo e o estresse negativo. A situação que a pessoa enfrenta pode ser percebida por ela como um desafio que precisa vencer, mesmo que seja uma situação de considerável pressão, se a percepção dela é a de que esse desafio vai ajudá-la a crescer e o vê como uma oportunidade, o estresse gerado para este caso é um estresse positivo. Por outro lado, se a pessoa enfrenta uma situação de pressão e esta situação é percebida por ela como algo que afeta seu bem estar, sua condição normal de comportamento, gerando ansiedade, medo, e outros sentimentos negativos, são indícios de que poderá ocorrer o estresse negativo que afeta a saúde do indivíduo.

 A liderança das organizações exercem forte influência no desenvolvimento e no enfrentamento do estresse. Uma liderança, cujo perfil está mais próxima de estilos autoritários e centralizadores, pode estar contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do estresse negativo, por outro prisma de visão, uma liderança que tem um perfil mais participativo e democrático, contribui para a percepção das dificuldades como desafios que a equipe precisa enfrentar, logo, a maneira de lidar com a situação é mais desafiadora, aumentando as chances do trabalhador desenvolver o estresse positivo.

Podemos perceber que o estresse também está ligado a questão psicológica. Assim a pessoa estressada não se da conta da carga emocional que recebe, entretanto num estado de confusão mental, provocando um descontrole das funções normais de seu organismo. Em consequência o individuo perde o ritmo de suas reações psicológicas dependendo da predisposição orgânica do individuo. O estresse pode causar desde transtornos psicológicos, falta de vontade de fazer as coisas, ansiedade. O estresse pode trazer  manifestações físicas mais sérias como úlceras, infarto e câncer. As manifestações mentais põem vir como tentativa de homicídio.

A medida que a pessoa torna-se emocionalmente frágil, sua defesa orgânica diminuem, deixando-a mais vulneráveis aos diversos tipos de doenças. Pesquisas feitas mostram que os executivos estão mais suscetível ao estresse ocupacional, assim como pessoas com grandes responsabilidades, mas sem poder de decisão.

Os conflitos diários no trabalho podem levar os funcionários da empresa ao estresse, pois o principal motivo desse estado pode estar no próprio empregado dependendo, basicamente, da formação da estrutura da sua personalidade. Cada um de nós reage de forma diferente diante de um determinado acontecimento, já outros o encaram com controle.

Da sua formação da sua personalidade dependerá a sua atitude diante dos fatos.

Fonte: http://issuu.com/cengagebrasil/docs/9788522112845: Livro “Administração de Recurso Humanos, de Antonio de carvalho e Oziléa Clean gomes Serafim

- ARAÚJO; T. M., GARÇA; C. C. e ARÚJO; E. Estresse Ocupacional e Saúde: Contribuições do Modelo Demanda Controle. Scielo, Rev Ciência e Saúde Coletiva, n.8, v.4, 2003, p.991-1003. Disponível em: . acesso em: 03 junho 2008.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A compreensão do tema deste artigo, é a de que podemos analisá-lo sobre o emocional do indivíduo, onde ele desenvolve seus mecanismos de defesa, tentando sobreviver diante das adversidades geradas no seu ambiente de trabalho, e também sobre as organizações, onde pode ter uma atuação mais coletiva, preservando a saúde e a qualidade de vida no trabalho, através do desenvolvimento de ações prevencionistas, como é o caso da ginástica laboral, exames periódicos que possam ser analisadas as causas dos problemas e sua correlação com o estresse no ambiente de trabalho, ainda as políticas de recursos humanos, passando desde as regras e procedimentos, a qual o trabalhador precisa se submeter, até os aspectos de desenvolvimento do trabalhador tratando inclusive as questões de remuneração e promoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com