TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação

Este trabalho, visa analisar uma microempresa e propor direções para garantir seu desenvolvimento e sustentabilidade, os sistemas econômicos estão sempre propondo novos desafios a empreendedores que ousam tirar do papel seus projetos, e como nem sempre eles contam com o conhecimento teórico é necessário muita habilidade e estudo para não transformar uma iniciativa brilhante em um fracasso financeiro.

A empresa em questão é uma loja varejista de móveis e eletrodomésticos, que existe á quase uma década e hoje conta com três unidades na cidade de Piracicaba. É importante considerar também que hoje existe um novo componente no cenário econômico: as ilimitadas possibilidades de comunicação, abertas pelo uso massivo da tecnologia da informação, essas ferramentas também facilitam a administração, tanto no que se refere a seus movimentos internos como externos.

1 – Dados da empresa.

Nome da empresa (fictício): Raposo Móveis.

Ramo de atividade: Venda varejista de móveis e eletrodomésticos.

Localização: AV Dois Córregos n° 297 Estado: São Paulo, Cidade: Piracicaba.

Número de funcionários: hoje a empresa conta com 10 funcionários distribuídos em três unidades espalhadas pela cidade de Piracicaba.

Data da fundação: 30/09/2011 

Faturamento médio mensal: R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).

 

  1. O empreendedor não seguiu um plano de negócio, apenas seguiu suas próprias percepções das demandas do mercado e com isto seu estabelecimento ainda que tenha crescido é uma empresa familiar, tendo em sua equipe de colaboradores uma maioria de parentes próximos nas principais funções.

  1. O empreendedor optou pelo ramo de varejo, pois iniciou suas atividades, negociando móveis usados e ao entender a dinâmica do mercado, passou também a comercializar móveis novos e eletrodomésticos.
  1. Uma das características mais marcantes do empreendedor é a motivação e a criatividade, embora não tenha desenvolvido em um plano de negócio, a disposição do mesmo fez com que o empreendimento tivesse um crescimento significativo nos últimos anos.

   

 2- Relatório Organizacional.

  1. A empresa atua em um ramo bastante competitivo, e tem buscado aumentar seu mix de produtos com o objetivo de atrair uma clientela, mais diversificada e exigente.  Características das maiores empresas de varejo em focar no bom atendimento, como ferramenta de fidelização e competitividade.

  1. Por se tratar de uma empresa familiar em expansão, existe uma carência no que se refere a técnicas de negociações, o empreendedor conta somente com treinamentos básicos ministrados por representantes das fábricas parceiras.

  1. No entanto existe uma carência no que se refere a uma politica concisa de conduta por parte dos funcionários e sua relação.
  1. Atualmente a empresa conta com dois profissionais de vendas, estes são responsáveis por 80% de todo faturamento de vendas, os mesmos possuem boas habilidades de negociações e bons conhecimentos em técnicas de vendas.

 

3 - Comercialização

  1. A negociação com fornecedores é realizada diretamente pelo proprietário da empresa, este sempre consulta seus subordinados vendedores de loja com intuito de atender da melhor maneira o cliente final.

  1. Todos os pedidos, desde a emissão até o carregamento do produto é acompanhado de perto pelo vendedor com acompanhamento dos entregadores.

  1. Um dos aspectos requer uma atenção especial e urgente, não existe na empresa um controle minucioso do estoque físico, os produtos comprados são distribuídos nas lojas, e o controle de entrada e saída é feito manualmente, por esse motivo não é possível identificar o custo total do estoque e qual a relação do mesmo com o faturamento da empresa.
  1. O cliente passou recentemente a contar com uma linha de crédito oferecido na loja em parceria com uma empresa terceirizada, o que proporcionou um ganho de competitividade e maior possibilidade de atender o cliente com mais opções de pagamento.
  1.   A empresa necessita urgentemente de uma estruturação da sua operação comercial, no que se refere a práticas de preços universais e padronização de ofertas, e quantidade de produtos disponíveis.
  1. O transporte dos produtos é realizado por um caminhão de pequeno porte, propriedade da empresa “Raposo Móveis”, as entregas são acompanhadas por parte da equipe de vendas e a logística é definida pelo proprietário com ênfase na realização das entregas com o menor custo possível para a empresa, e maior agilidade para atender ao cliente.
  1. O principal ponto positivo nesse tópico de comercialização é a prioridade de entrega e montagem que a empresa oferece em relação aos demais concorrentes, essa capacidade pode ser atribuída ao fato de ser uma empresa de pequeno porte, portanto a facilidade de atender a demanda acaba se tornando uma vantagem estratégica.
  1. Não existe por parte do empreendedor uma grande preocupação com a diferença de visão entre os funcionários, por se tratar de uma empresa familiar o circulo social entre eles é muito parecido.

 4 - Dinâmica e comunicação na empresa

  1. Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, é basicamente gerenciada por uma pessoa, não existe hoje uma preocupação organizacional no que se refere á gestão do conhecimento. O que sugere a necessidade de uma consultoria capaz de dar o suporte necessário para que essa pequena empresa passe por uma reestruturação que permita se consolidar no mercado e expandir suas operações.

  1. Existe por parte da empresa a troca de conhecimentos e informações com outras organizações do mesmo segmento, isso faz com que a mesma esteja sempre atualizada em relação concorrência global, buscando a inovação e andando sempre um passo a frente.
  1. Todo conhecimento é compartilhado entre os funcionários, como forma de patronizar o atendimento e falar a mesma língua, para que não haja divergência de informações e que o cliente final se sinta seguro na hora de concluir o negócio.

5- Desenvolvimento pessoal

  1. No que se refere a recrutamento a empresa, tende a seguir optando por indicação, já que a maioria dos funcionários ainda é composta por membros da família do proprietário, quando surge a necessidade de uma contratação externa, recorre se ao circulo social para encontrar um individuo capaz de ocupar a vaga disponível no momento. Essa prática também indica a necessidade de profissionalização do setor de recursos humanos da empresa “Raposo Móveis”, para que seja desenvolvido um processo de qualificação dos seus colaboradores.

conclusão

A satisfação dos clientes é uma forma das empresas se manterem no mercado, e com isso garantir seu desenvolvimento a partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais, por isso o tema satisfação ganhou maior importância no contexto e com isso ampliou-se a possibilidade de promover algumas inovações dentro de uma organização com uma cultura de administração já estabelecida.

Foi possível identificar que os consumidores estão satisfeitos com o atendimento, produtos e preços da empresa, todavia solicitam a diversificação na exposição, de uma maior variedade de produtos, ampliação das ofertas e de formas de pagamentos através de parcerias com instituições financeiras e formas correlatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com