TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Sertãozinho

Administração

EMPREENDEDORISMO

ATPS – 1ª e 2ª ETAPA

Prof.: Rodrigo Bonfim

Aluno (a): Alex Fernando Paixão

RA: 5222105007

Aluno (a): Ana Cláudia Spósito

RA: 5838172412

Aluno (a): Cristian Moretti Bazan

RA: 1299521250

Aluno (a): Fernanda Dias de Almeida

RA: 5211961267

Aluno (a): Vanusa de Souza R. Caires

RA: 5209961541

Sertãozinho

2016

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo tem crescido a cada dia no Brasil em função da crise econômica e política que afeta a toda população e por isso cresce também o número de empresas que começam sem planejamento ou conhecimento de gestão.

        Neste trabalho será comtemplado o processo empreendedor, que cada vez mais prova ser possível ser “aprendido” por qualquer pessoa que se disponha a desenvolver certas habilidades e além disso, trará considerações sobre a diferença entre o Administrador e o Empreendedor.

        Com isso, fica totalmente possível entender o Processo Empreendedor bem como suas características.

        Será também realizado uma análise de perfil e discutida a média encontrada entre os membros desta atividade.

        Estudará ainda as oportunidade de negócios viáveis, e a percepção de mercado de negócio no ramo da educação.

ETAPA 1

O PROCESSO EMPREENDEDOR

Em estudos de diversos autores incluindo José Dornelas e outros órgãos como a ONU e o SEBRAE ficou-se clara a existência de características comportamentais que definem um empreendedor de um Administrador, tratando-se principalmente do Empreendedor que é o foco do assunto percebemos 10 características principais estudadas ao longo de quase 30 anos pela ONU em diversos países do mundo e encontrou-se as seguintes características:

 

  • Busca oportunidades e tem iniciativa

Todo empreendedor de sucesso está sempre buscando novas OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO e inovando em todas as áreas da sua vidas, desde o negócio até a vida pessoal.

  • Corre riscos calculados

Correr riscos é algo corriqueiro na vida de empreendedores, mas, esses riscos são sempre estudados com um fator onde o empreendedor pode ganhar ou perder sem se prejudicar muito, está CALCULANDO O RISCO.

  • Exige qualidade e eficiência

O empreendedor que não preza pela qualidade é um tipo que não existe, a busca contínua pela qualidade não se conformando com a situação atual está intimamente ligada com o sucesso e com a aceitação do produto pelo cliente.

  • Persistente

Este é um conceito bem abrangente, mas, psicologicamente falando, o PERSISTENTE é aquele que sabe qual é o objetivo final e mesmo errando tenta alternativas novas até alcançar seu objetivo, diferentemente do TEIMOSO que é aquele que sabe qual o objetivo final nas insiste no mesmo erro, mesmo percebendo que não está dando certo.

  • Comprometido

Comprometimento é muito além do que um compromisso, existe uma certa confusão nestes conceitos, o empreendedor é COMPROMETIDO, ele se envolve, participa e faz acontecer, o COMPROMISSADO apenas cumpre a sua tarefa.

  • Busca informações

O empreendedor de sucesso está sempre atento às novas tendências, ele busca as informações e é um curioso de natureza, não se contenta com o jargão "sempre foi assim, continue assim", ele quer saber o “porque é assim?” e o que dá pra fazer para melhorar.

  • Estabelece metas

Antes de começar o empreendedor já sabe onde quer chegar, ele tem prazo para alcançar o objetivo e colocar metas desafiadores para si e para a equipe, a maioria conhece as ferramentas SMART, SWOT, 5W2H e CANVAS.

  • Planeja e monitora

Planejamento é uma palavra de ORDEM para o empreendedor que não se imagina sem um plano e um planejamento para todas as coisas, está sempre buscando observar o plano e encontrar onde estão as dificuldades para se re        planejar.

  • Influencia e constrói rede de contato

Influenciador, tem energia de fazer as pessoas quererem fazer parte dos seus projetos, está sempre fazendo NOVOS CONTATOS e amigos, não perde tempo ao estar ao lado de um desconhecido.

  • Independente e auto confiante

O empreendedor não espera os outros fazerem, não espera autorização, ele vai lá e FAZ, ele fala menos e executa mais, manda menos e pede mais, com isso tem a convicção de que está realmente fazendo que é CERTO.

         Estas são apenas 10 características que são FUNDAMENTAIS, a ONU descreve ainda 30 comportamentos que complementam essas 10 Características empreendedoras citadas brevemente aqui.

        Na realização da análise de perfil empreendedor realizado pelos membros do grupo nota-se uma média entre 90 à 119 pontos onde um dos membros pontuou com 147 pontos classificando um perfil empreendedor e outro membro com menos de 59 pontos caracterizando um perfil profissional comum na maioria dos brasileiros que não tem perfil empreendedor e prefere seguir pessoas com perfil proativo.

        Pela análise das 10 características vistas anteriormente nota-se facilmente a diferença entre o Administrador e o Empreendedor pela característica de criação de novos conceitos e a aceitação pelo risco que são os fatores mais determinantes que diferenciam os dois tipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (395.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com