TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  16/6/2018  •  Abstract  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Leia com atenção a matéria a seguir: https://endeavor.org.br/como-abrir-uma-empresa/

Com base no que você leu nessa matéria e as atitudes e comportamentos empreendedores que estudamos em aula, realize a seguinte análise:

1) Que atitudes e comportamentos empreendedores (conforme aprendido em aula) ficam evidentes como sendo necessários para realizar os passos indicados pela Endeavor para realizar a abertura de uma empresa? A principal atitude de um empreendedor que fica mais evidente na hora de abrir uma empresa, de acordo com a Endeavor é a capacidade de enxergar oportunidades onde outros veem apenas risco. Para realizar a abertura de um empreendimento é necessário ter uma visão bastante ampla e avançada em relação ao cenário econômico. Além de muita confiança no sucesso do seu negócio, é necessário realizar estudos mercadológicos que comprovem que a sua perspectiva possui fundamento. Tudo isso aliado a paciência e persistência na hora de enfrentar a parte burocrática da abertura serão fundamentais para que tudo ocorra de maneira segura e tranquila.

2) Com base na matéria da Endeavor e nas dez características do comportamento empreendedor de Mc Clelland, vistas neste módulo, escolha quatro (04) características – 02 que você acredite que tenha em seu perfil e 02 que não. Com as duas características desenvolvidas, dê ao menos um exemplo (para cada uma delas) de como você acredita que já as colocou em prática. Por fim, com as duas características menos desenvolvidas, enuncie possíveis ações a serem realizadas para desenvolvê-las.

As duas características do comportamento empreendedor de Mc Clelland que mais se destacam no meu perfil são: Exigência de qualidade e de eficiência e Independência/Autoconfiança.

Ajudo a gerenciar o supermercado construído pelos meus pais desde a adolescência e neste ambiente de trabalho é comum tomar pequenas decisões que causam grande impacto nos resultados. Por isso é necessário muita autoconfiança e independência para realizar mudanças aparentemente arriscadas para atrair novos clientes. Em 2015 tomei a iniciativa de manter o supermercado aberto durante todo o período da noite, foi uma decisão muito arriscada e toda a gerência foi contra, mas dessa forma conseguimos duplicar os resultados e atrair novos clientes. Além disso a exigência de qualidade e de eficiência é importantíssima para controle dos processos do mercado. Todas as entregas de fornecedores são agendadas, descarregadas em local específico e conferidos apenas por gerentes e pessoas autorizadas, através dessas ações os produtos são distribuídos de forma organizada e também conferidos com excelência para que não exista perda de mercadoria.

Por outro lado, as duas características que menos são compatíveis ao meu perfil estão: Correr riscos calculados e Estabelecimentos de metas. As características citadas estão relacionadas entre si e diretamente ligadas ao planejamento estratégico de uma empresa, portanto, reflete que devo dar mais atenção a estratégia traçada de curto e longo prazo adotada pelo supermercado.  O controle de metas irá definir os resultados que devem ser obtidos e o controle dos riscos nos dirá qual caminho vamos utilizar para alcançá-los através de um planejamento estratégico claro e definido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com