TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  7/4/2015  •  Dissertação  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

  • Introdução                        3
  • Desenvolvimento                        4
  • Considerações Finais                        6
  • Bibliografia                        7

  1. Introdução

Planejar significa definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando e como e em qualquer sequência. ( PLT 302 PÁG.138).

Diante destas informações obtemos os seguintes planejamentos: Estratégico, o qual é planejado em longo prazo e abrange a empresa como um todo. O Tático que possui um menor cursor de tempo e abrange determinados setores dentro da organização e o Operacional que se preocupa com o que fazer e como fazer no nível em que as tarefas são executadas.

A partir destes planejamentos temos a Organização da ação empresarial, no qual iremos tratar neste trabalho.

  1. Desenvolvimento

Pode-se notar que diante de um Planejamento e um plano de ação a organização é algo imprescindível.

Quando falamos de organização, nos referimos ao ato de estruturar, dividir tarefas e integrar os recursos organizacionais, sem esta etapa torna-se difícil o planejamento e os resultados saírem como desejados.

Nos dias atuais as empresas estão em busca de profissionais que atuam nesta área de forma eficaz, pois com os avanços empresarias torna-se cada vez mais necessário que seja adotado metodologias dinâmicas e de baixo custo para a organização. Não apenas as empresas como também os próprios clientes buscam no mercado melhor qualidade e serviço para serem atendidos.

No planejamento Estratégico seguimos  algumas etapas, como: Planejar, Controlar, Direcionar e Organizar e a função da organização é justamento fazer com que todos estes quesitos seja viável e realizados com sucesso.

Temos dois significados para a palavra organização:

1 -  Organização como uma entidade

2 – Organização como uma função administrativa de organizar.

Estaremos usando a organização como uma função administrativa, onde torna-se uma atividade básica da administração afim de agrupar pessoas e estruturar recursos organizacionais para atingir objetivos.

A função de organizar abrange quatro componentes:

  • Tarefas
  • Pessoas
  • Órgãos
  • Relações

Falaremos um pouco de cada uma delas.

No dicionário definimos como TAREFA  “ Qualidade ou porção de trabalho, que se deve realizar em determinado tempo” na organização   podemos defini-la como uma processo de divisão de trabalho que provoca a especialização de atividades e de funções. Estas funções são divididas em tarefas.

PESSOAS: Cada pessoa ocupa um cargo na organização. São rigidamente escolhidas por suas habilidades, experiências e aptidões para cada função.

ÓRGÃOS: São divisões para cada tipo de tarefa. Temos os órgãos de linha  e staff. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear ou seja, sem nenhum tipo de rodeios na tomada de decisão. Já os órgãos de staff  prestam acessória  e serviços especializados para a organização.

Este tipo organizacional possui características marcantes como autoridade única, separação entre executivos e assessores, coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação.

A única desvantagem neste estilo é a possibilidade de conflitos entre os órgãos de linha e staff pois o de staff procura sempre impor suas ideias, como sendo algo obrigatório dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com