TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Paulo Sergio Benedicto

Professor- Antonio Gasparro

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD0551) - Prática do Módulo I

02/06/2015

RESUMO

Através deste artigo o empreendedorismo será mostrado como uma função inovadora e buscadora de oportunidades, por meio de sua dedicação e atitudes para que alcance seus objetivos. Apresentando o conceito de empreendedorismo com análise, buscando mostrar suas características, dando a maior objetividade de como ele se desenvolveu no mundo e no Brasil. Mostrar a importância de um bom planejamento para que se alcance a maior rentabilidade em seu empreendimento, nunca se esquecendo de conceituar visão revolucionaria do empreendedor. Trazendo idéias de autores que defende que o empreendedor tem uma grande contribuição nas economias mundiais como nas locais.

Palavra- chave: Empreendedorismo. Oportunidade. Inovação

INTRODUÇÃO

Através deste artigo buscaremos o conhecimento de como surgiu o empreendedorismo e como ele vem se consolidando através do tempo, buscando mostrar a atividade empreendedora como fonte de inovação por toda a história, não se limitando, apenas a prestação de serviço do governo, mas também envolvendo a industrialização mostrando conceitos novos de empreendedor como fonte de inovação.

Definir que inovação não e só criar produtos novos, mas ter a criatividade para que se possam redefinir idéias já existentes em busca de oportunidades no mercado iniciando uma gestão de inovação.

Apresentar idéias novas que surgiram no Brasil através de instituições como o SEBRAE, que foram criadas a partir da abertura da política econômica com o intuito de solucionar problemas de falta de conhecimento dando-lhes suporte para o empreendedor desde sua concepção até seu gerenciamento, e sua manutenção do seu empreendimento. Mostra a necessidade de um bom planejamento empresarial com a criação do plano de negócio.

1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

   

O empreendedorismo é conceituado como o estudo que tem por objetivo a criação de projetos tanto na área cientifica quanto na área técnica ou empresarial. Tendo sua origem do nome no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor traz contigo algumas habilidades necessárias, como a da competência para criar, abrir e gerir um negócio, correndo riscos calculados para que se possam ter resultados positivos.

O empreendedor tem como suas características principais: a criatividade, a capacidade de organização e de planejamento bem apurado, uma responsabilidade muito grande, uma capacidade de liderança muito boa o que lhe traz uma boa desenvoltura para lidar com sua equipe, gosto pela área em que atua visão do futuro e coragem para assumir riscos, buscador de informações e soluções e inovações para seu negócio, persistência acima do normal, facilidade em sua comunicação e expressão, nunca se esquecendo de saber ouvir as pessoas.

O empreendedor não precisa necessariamente abrir um negócio ele pode muito bem trabalhar dentro das organizações inovando e criando oportunidades de negócio isso é chamado de colaborador intra-empreendedor.

Diante disso podemos dizer que o empreendedorismo tem suma importância no mundo como em sua área local porque ele traz riquezas, promovendo o crescimento econômico, dando condição de vida à população gerando empregos e renda para que se tenha o crescimento.

1.2 O empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil sempre existiu, mas teve o seu desenvolvimento a partir da década de 90 durante abertura econômica do Brasil porque a partir disso produto estrangeiro começou a entrar no país ocasionando uma alta nos preços o que motivou o surgimento de novas idéias trazendo abertura de novos negócios e produtos capazes de concorrer com os estrangeiros, e assim o empreendedorismo no Brasil foi se desenvolvendo, principalmente com a entrada de programas de gerenciamento implantados por instituições como o SEBRAE que ajudam pequenos e micro empresário no seu desenvolvimento dando lhe suporte técnico.

2 INOVAÇÃO.

Não é possível falar em empreendedorismo sem falar em inovação, ela é uma das características mais forte no empreendedor, pois através dela e que o empreendedor desenvolve idéias de produtos e empreendimentos novos gerando riquezas para ele e para sociedade. Mas é preciso entender que existe vários tipos e intensidade nas inovações, como a da inovação radical em que a criação é totalmente nova trazendo produtos que revolucionem o mercado. E a inovação incremental que nada mais é do que a incrementação de algumas idéias novas em produtos existentes sem que traga muito impacto para o mercado.  Os empreendedores precisam saber que inovação não é somente a idealização de uma boa idéia, mas o desenvolvimento dela buscando as fontes necessárias para que ela passe de uma boa idéia para um produto revolucionário, e que lhe traga uma oportunidade de inovação de sucesso. A gestão de inovação vem buscar a compreensão de fatores que pode determinar o sucesso e o fracasso de um empreendimento ou idéia, por isso ela busca compreender o que se tenta gerenciar buscando calcular estrategicamente o que é bom, nunca se esquecendo de aprender com o processo, por tudo isso ela busca saber qual é o tipo de inovação que ela se encaixa, buscando a melhor solução para o desenvolvimento dela, por causa deste desenvolvimento é que a gestão de inovação vem sendo um diferencial nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com