TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Empreendedorismo é à vontade, o impulso que nos leva a transformar ideias em projetos, transformar planos em negócios, quando executada com êxito traz a realização pessoal. É importante o empreendedor seja ético respeitando os ideais do próximo realizando os seus objetivos sem prejudicar outras pessoas.

O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados, que se sente motivado diante de uma ideia. São os empreendedores que vem globalizando o mundo, encurtando distâncias, criando novos meios de trabalhos e quebrando paradigmas.

O talento empreendedor resulta na percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios, ou seja, negócios de sucesso.

Nova era

Nos últimos anos a humanidade vem tomando conhecimento de que é preciso ter consciência para que o avanço da tecnoligia não afete nenhum meio social, sugerindo assim o empreendedorismo social.

O empreendedorismo social visa à melhoria da sociedade, vai atraz de maneira que tragam resultados positivos. O empreendedorismo social busca hoje conciliar os avanços teológicos com meio ambiente saudável e condições adequadas de vidas para todos. Os empreendedores desta área precisam sempre pensar na qualidade de vida da sociedade e ao mesmo tempo manter os lucros das respectivas empresas, além de ter ideias inovadoras para que esse processo flua corretamente visando os dois lados da balança sem prejudicar a sociedade por causa do desenvolvimento.

Um exemplo de empreendedorismo social que podemos citar no Brasil é o casal Claudio e Suzana Pádua, pessoas que largaram as suas profissões para seguir um objetivo maior. Um belo dia essa casal de empreendedor decidiu trabalhar pela situação social é ambiental desce país.

Claudio e Suzana tinham três filhos pequenos e se aventuraram em lugares onde não tinham a menor condição e acabaram se deparando com jovens estagiários e estudantes, formando uma correte social que deu origem ao Instituto Ipê, onde são desenvolvidos projetos que envolvem a biodiversidade e beneficia cerca de 10.000 pessoas, além de criar curso de capacitação. Hoje o Instituto Ipê atua em seis regiões do Brasil.

Em 2009 o casal levantou o troféu Empreendedor Social, sendo Suzana a primeira mulher a ganhar este premio. Ao receber o premio Susana agradece dizendo: “Fiquei muito feliz, principalmente ao saber que sou a primeira mulher a receber o premio. A mulher tem um potencial muito grande que muitas vezes não é reconhecido.”.

Claudio no momento da premiação agradece aos seus filhos e aos Ipeanos, (pessoas que fazem parte do Instituto Ipê) e diz: “O premio vai ajudar a alavancar nosso trabalho e reforçará a parte educativa, além de dar visibilidade para a Instituição.”.

Esse casal não é apenas um exemplo de empreendedor, mas também de pessoas que acima de tudo estão dispostas a ajudar o próximo. Embora a recompensa financeira não seja o objetivo inicial, consequentemente ela chega.

A oportunidade

Empreendedorismo é a vontade de fazer algo com grande empenho, vontade de realizar a tarefa ou desafio. Um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transforma-la sem antes estudar, por isso o empreendedor além de criatividade precisa aceitar os riscos, confiar na própria capacidade de tomar decisões. É quem consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotada de sensibilidade para os negócios, capacidade de identificar oportunidades.

Sempre tenta estabelecer suas metas e planos ate que o alcance, sem desistir em qualquer obstáculo, os objetivos geralmente vai se adequando para que sejam perfeitamente estudados seus pontos negativos e positivos, para que o processo de conclusão flua com facilidade, já sabendo dos obstáculos que podem surgir.

Empreender sempre estará na vida de qualquer pessoa que tenha sonhos ou objetivos, tentar elaborar um plano concreto de cada um desses sonhos é que envolver sabedoria e vontade.

Para que alcance seus objetivos de forma correta, é importante que o empreendedor seja também ético para saber o justo e o correto perante a sociedade não deixando esses valores para traz em busca de seus sonhos. De nada adianta concluir o que se espera sem ter respeitado os direitos humanos de outras pessoas.

Características empreendedoras.

• Necessidade de realização: Pessoas com alta necessidade de realização gostam de competir com certo padrão de excelência e preferir ser pessoalmente responsáveis por tarefa organizacional.

• Disposição para assumir riscos: Um empreendedor corre risco a todo o momento, muitas vezes decorrentes do investimento do próprio dinheiro, riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios e perda.

• Planejamento: O empreendedor planeja dividindo tarefas de grande porte em tarefas com prazos definidos. Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.

Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.

Funcionários do Futuro

Cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais com perfil empreededor, pessoas com iniciativa e que conseguem indetificar falhas e soluciona-las com criatividade. Também é importante que esse profissional que o mercado de trabalho busca tenha bem claro seus ideais e valores.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com