TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Idinaldo Aparecido Zafani

Código do Aluno: 1186211

Pólo: São Carlos

Curso: Administração de Empresas

 4º Semestre

Portfólio de Empreendedorismo

  1. As principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da Internet:

A primeira dificuldade foi definir como criariam seu próprio negócio. Várias tentativas foram feitas até criarem o BuscaPé.

Com o “boom” da Internet, o desafio passou a ser convencer investidores de que a ideia do site BuscaPé era viável e rentável e conseguir se sobressair entre várias outras empresas de vários outros segmentos tecnológicos.

Com o estouro da bolha em 2001, outro grande desafio apareceu: sobreviver, já que grande parte das empresas de internet da época faliu.

Mesmo diante de todas estas dificuldades o site BuscaPé conseguiu se manter no mercado graças à visão empreendedora de seus dirigentes.

  1. A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa:

A ideia do BuscaPé era tão boa e promissora que atraiu vários investidores com o passar do tempo. Em 2000 o BuscaPé selecionou seu 1º grande investidor, a E-Platform, justamente durante o “boom” da Internet, o que mostrava o quão era vantajosa a ideia do site de comparação. A E-Platform apoiava o BuscaPé em quatro atividades: captação de recursos junto a grandes investidores, elaboração do plano de negócios, serviços gerais e dúvidas do dia-a-dia.

Várias ofertas de investimento foram feitas, mas acabaram aceitando a proposta de investimento de US$ 3 milhões feita pela Merril Lynch e pelo Unibanco. Com essa injeção de capital, a empresa passou a ter uma estrutura maior, com maior acesso a recursos e um planejamento de mídia e marketing agressivo.

Em 2005 o BuscaPé iniciou uma nova etapa de sua história, coma saída da Merril Lynch e do Unibanco e a entrada da Great Hill Panthers, seu novo investidor. Houve um grande processo de profissionalização do BuscaPé, com a definição e separação do papel de sócio e de executivo.

  1. Sua expansão de mercado com a aquisição do Bondfaro e sua aquisição pela Naspers:

Em 2006 o BuscaPé adquiriu seu principal concorrente no Brasil, o site Bondfaro. Com isso, o BuscaPé ampliou ainda mais sua carteira de produtos pesquisados e base de clientes.

Após a aquisição, as marcas continuaram existindo, mas o BuscaPé se manteve como uma marca horizontal, que oferece serviço de comparação de preços de todos os tipos de produtos, enquanto o Bondfaro passou a ser uma marca vertical que só inclui a comparação de preços de produtos disponíveis em lojas online.

Em 2009, o grupo Naspers adquiriu 91% das ações do BuscaPé por US$ 342 milhões.

Para a Naspers, o negócio foi uma forma de avançar na área de comércio eletrônico na América Latina, onde a penetração da internet ainda era baixa. A marca BuscaPé continuou existindo e a empresa passou a buscar sinergias com outras empresas do grupo com atividades similares.

  1. O papel das inovações durante o processo:

Criar algo inovador; esse era o desejo dos criadores do BuscaPé, que acabou se tornando parte da cultura da empresa.

Uma das questões relevantes em relação às inovações incrementais na empresa refere-se ao fato de a estrutura de desenvolvimento de produtos serem divididas entre as marcas da empresa. Novas tecnologias podem ser testadas e desenvolvidas de forma diversa dentre as marcas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com