TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC – CAMPUS SANTO AMARO

Felipe Cury Nobre

Produção textual

Empreendedorismo, inovação e economia criativa.

São Paulo

2014


  1. Quais são os setores que tradicionalmente compõem a economia criativa de um país? Cite, pelo menos, três setores e explique por que a criatividade é importante para a competitividade de cada um destes setores.

Não podemos falar de economia criativa sem embasar um conceito fundamental, que é chamado de “indústrias criativas”.

Indústrias Criativas são as atividades empresariais onde o valor econômico está inteiramente ligado com o conteúdo cultural de onde a empresa opera, unindo uma cultura clássica com o valor que o talento empresarial agrega, e ainda, as novas ferramentas das mídias eletrônicas e da comunicação.

Com isso, podemos citar alguns setores que compõem a economia criativa de um país. São eles: O setor do cinema, da gastronomia, artes visuais, música, software interativo de entretenimento (ou seja, jogos de vídeo games), moda, televisão e rádio, artes cênicas, arquitetura, marketing, design e conteúdos digitais.

Um dos setores onde a criatividade é muito importante é o setor de televisão. Hoje a força de trabalho se estende por muitos dos setores das indústrias de mídia criativa. Você vai encontrar conteúdo animado na televisão, em filmes, comerciais e sites.

A animação é um setor relativamente pequeno que está crescendo em popularidade e sucesso. Programações mais flexíveis pelas emissoras aumentaram as oportunidades para os animadores.

A animação é extremamente cara de fazer e demanda um intensivo trabalho que pode demorar até dois anos para produzir apenas 30 minutos de animação. Isso colocou uma forte ênfase na boa gestão de projetos criativos e um bom trabalho em equipe.

Outro setor é o de comunicação de marketing, que tem a intenção de persuadir uma audiência (espectadores, leitores ou ouvintes) a tomar algumas decisões, geralmente para comprar ou consumir um produto ou serviço. É totalmente orientada e focada no cliente. Pode ser apresentada em múltiplas plataformas de transmissão, impressão, outdoor ou mesmo online. É um setor que lidera o caminho com a inovação.

Os profissionais deste setor precisam ter muita criatividade, pois geram ideias e conceitos para uma campanha. Podendo ser para uma plataforma ou múltiplas plataformas. Os profissionais tornam as ideias de um conceito criativo em realidade.

E por fim, o setor de software interativo de entretenimento. O início da computação trouxe um período de grande expansão e inovação criativa.

Desenvolver títulos de jogos de computador agora envolve grandes equipes criativas, e custam milhões em dinheiro.

Dois acontecimentos importantes tiveram impacto sobre os games recentemente. A primeira é a Internet, e o surgimento de jogos multijogadores online.

O segundo fator importante são as plataformas sem fio, onde a nova geração de telefones celulares e outros dispositivos portáteis de jogos abriram um mercado para conteúdo interativo.

A criatividade hoje é importante no sentido de trazer o publico para jogar os novos títulos, unidos pelas novas tecnologias que estão à disposição no mercado para esses novos e exigentes jogadores.


  1. Escolha um setor da economia tradicional e explique como a criatividade poderia tornar uma empresa deste setor mais competitiva.

Citando o setor de construção civil, a criatividade é fundamental para as novas ferramentas disponíveis no mercado neste setor. A construção civil é de extrema importância para o desenvolvimento de um país. Sempre visando uma redução de tempo e dinheiro, este setor tem muito a evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com