TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO DE ITATIBA/SP

Licenciatura - Pedagogia

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL - Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

                   -Tecnologias Aplicadas a Educação

                           -Desenvolvimento Pessoal e Profissional

    Anita Juliana O. Bortolossi - RA 1709116511

                                  Célia Aparecida Fontana - RA 2858144067

                                  Kauanny Rosa do Rêgo - RA 2867953832

 Matheus Acacio da Silva – RA 2858960951

                                  Suzana Faria - RA 2858146432

PROF.  TUTOR PRESENCIAL: Ma. Eliana Giro Sartorato

ITATIBA

Maio/2015

Introdução

Nesse desafio profissional vamos falar sobre as novas tecnologias aplicadas a área da educação, por meio de uma sala temática especificando o uso e o objetivo de cada tecnologia também citando alguns recursos como cursos, vídeos, aplicativos e outros para o aperfeiçoamento do corpo docente da ONG melhorando assim o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a assimilar melhor o conhecimento em tecnologia.

Passo 1

Desenvolvimento

Ambiente/Sala Temática: Laboratório de Informática

Usuários: crianças a partir de sete anos, adolescentes, colaboradores da ONG

Recursos Tecnológicos:

Justificativas e

estratégias de uso

Objetivos                                  

Aplicação de

Tecnologias assistivas

Computadores

Desenhar/pintar/escrever

Nele a pessoa pode fazer seus próprios desenhos usando sua própria arte

Uso de sons, teclado braile, mensagens audíveis,

Midiateca

Jogar/ver vídeos e filmes

Nele elas se divertem lendo e vendo desenhos usando a imaginação e aprende a ter um raciocínio mais logico

Teclados ampliados, ajudas personalizadas telas sensíveis a toques e sopros,

Datashow

Ler/visualizar imagens

Nele se pode ler, ver imagens aprender algo novo

Uso de língua de sinais, ícones e animações.

Passo 2

Esperança com tecnologias para a Educação

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças, adolescentes e ate mesmo os adultos. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos. As brincadeiras consideradas do passado estão se extinguindo, e saindo da rotina de muitos. Soltar pipa, jogar bola na rua ou campinhos, polícia e ladrão, esconde-esconde, etc. estão sendo esquecidas. As mais variadas diversões do passado estão sendo substituídas pelo computador. Atualmente estamos vivemos em um mundo de informações e imagens. Em tudo o que nos rodeia encontramos ideias e mensagens variadas que nos mostram o mundo. Nesse universo encontramos a era digital que de maneira determinante vem contribuindo para o avanço de diversas áreas, entre elas a educação.

Com o atual desenvolvimento tecnológico é necessário também à inserção de tecnologias em ambientes educacionais. A sala de informática da ONG Esperança, tem como objetivo proporcionar as crianças a partir de sete anos, adolescentes, professores e aos colaboradores da ONG, acesso a pesquisas e informações oferecidas pela internet, digitações de trabalhos, além de servir como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, a fim de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos. A função do laboratório de informática e integrar novos recursos tecnológicos obtivando o processo de ensino. Além disso, a atuação de um  docente em ambientes interativos, com a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem é muito importante tanto para a escola como para os alunos da ONG. A prática pedagógica deve ser reflexiva e transformadora, buscando contribuir no processo de transformação social. . As ferramentas tecnológicas fazem parte da sociedade atual, mas a sua utilização na educação requer uma verificação continua quanto a veracidade e aprofundamento, isso é fundamental, para  se traçar  ações metodológicas.

 A também um espaço exclusivo para pessoas que possuem algum tipo de deficiência, nele o uso do computador na área da educação especial, será um caminho de sucesso para o desenvolvimento cognitivo e intelectual de portadores de deficiências, irá atuar de forma concreta nestes seres ajudando também em sua autoestima. Considerando que é só pela educação que se mudam atitudes e pensamentos e que o uso e domínio do computador pelo deficiente darão a ele condições de se tornar uma pessoa incluída no mundo tecnológico atual, sabemos o desafio maior que é para este mostrar a todos onde se pode chegar a partir do momento em que melhores condições lhe são oferecidas, como a sua inserção à escola e a sociedade. Porém competência para se utilizar pedagogicamente as novas tecnologias pressupõe novas formas de se relacionar com o conhecimento, com os outros e com o mundo. Isso significa ir além dos cursos de formação que contemplam apenas aspectos técnicos e operacionais. Isso exigirá muito para aplicação das tecnologias na educação, é necessário criar situações em que o conteúdo faça sentido e sejam significativas, uma troca de experiências.

Segundo a autora e Profa. Mara Yáskara N. Paiva Cardoso (texto retirado da inteenet sem edição) [... Encontramos hoje inúmeras adaptações ou interfaces para educação especial. Nos programas temos que observar alguns "ajustes" necessários e na utilização do computador em crianças portadoras de deficiências temos alguns periféricos especiais.
Já, para a construção de um software para Educação Especial deve-se, antes de tudo, ter atenção na formação da equipe multidisciplinar que fornecerá as diretrizes básicas para este devendo fazer parte desta, além de programadores, especialistas como psicólogos terapeutas ocupacionais, professores, e outros, conforme o caso. Em qualquer ser que possua um nível de inteligência, a aprendizagem pode ocorrer por diversas formas: observação e compreensão, construção do conhecimento, condicionamento, repetição e tentativa e erro. Se unirmos algumas destas formas em uma só atuação, sem dúvida que conseguiremos um resultado mais concreto e objetivo.

Aprender pelo computador é: observar, tentar e errar, iniciar a construção do conhecimento, repetir cada um dos passos anteriores quantas vezes forem necessárias até chegar finalmente à compreensão e assimilação. Não há conhecimento até hoje de nenhum outro recurso de aprendizagem que retenha todas estas fases do aprendizado, só a informática conseguiu com o computador. Mas a competência para utilizar pedagogicamente as novas tecnologias pressupõe novas formas de se relacionar com o conhecimento, com os outros e com o mundo. Isso significa ir além dos cursos de formação que contemplam apenas aspectos técnicos e operacionais. Isso exigirá muito para aplicação das tecnologias na educação, é necessário criar situações em que o conteúdo faça sentido e seja significativa, uma troca de experiências...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (760.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com