TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera – UNIDERP.
Centro de Educação a Distância.
Polo – Lavras – Minas Gerais



[pic 1]

Disciplinas: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Aluno:  Marcos Roberto Alvarenga [2807860747]

             Gilcymara Mariana Carvalho Silva [1709134402]

             Larissa Araújo Ferreira [1709951714]

             Tatiane Aparecida de Souza [2803872118]

             Jaqueline Aparecida de Carvalho [2800779225]

             Elaine Rosa da Silva [2807893909]

Tutor(a): Prof.ª Tatiana Cubiaki Pires

Desafio Profissional.






Lavras, 01 de abril de 2015 – MG

Sumário

INTRODUÇÃO        

OBJETIVO DO TRABALHO        

CONCEITOS        

Comportamento Organizacional        

Empreendedorismo        

DESENVOLVIMENTO        

Passo 2 - Ferramenta SWOT        

Conceito        

Passo 3 – Analise SWOT        

Passo 4 – Diagnostico        

Plano de ação        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

INTRODUÇÃO 
    O presente Trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para o restaurante SMAK, utilizando conhecimento adquirido em sala de aula com as disciplinas de comportamento organizacional e empreendedorismo. Desenvolver a prática intelectual do Administrador, buscando solucionar algumas questões sobre o funcionamento de sua empresa nas áreas financeira e GP (Gestão de Pessoas). Esse processo está dividido em duas etapas; primeira resume-se em identificar as falhas e os processos que causam o baixo faturamento do restaurante e o motivo pelo qual ele e menos frequentado; segunda propor melhoria na estrutura do ambiente, atendimento, produção e até mesmo na gestão, criando e implantando o planejamento estratégico conforme a necessidade da organização e dos consumidores. Para isso, será feito a análise crítica da organização utilizando a ferramenta SWOT, onde são identificadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Na segunda parte é abordado o diagnóstico da empresa, os problemas e soluções, apresentando a proposta, e finalizando com a conclusão no final do trabalho. 

OBJETIVO DO TRABALHO

     O objetivo é, identificar os principais problemas que tem estagnado o crescimento do restaurante SMAK. Traçar um plano de ação para resolver os problemas da organização utilizando conceitos de empreendedorismo e comportamento organizacional.

CONCEITOS

Comportamento Organizacional

     Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções.

     O período que marca efetivamente o começo pelo interesse das variáveis humanas estão entre 1920 e 1940, trata-se de um período diversificado de preocupações, primeiro com a Escola de Relações Humanas e depois com a abordagem do comportamento humano. Após a Segunda Guerra Mundial, aprofundam-se alguns estudos sobre comportamento individual e coletivo nas empresas, entre os quais a noção de grupo, de trabalho informal e a satisfação psicológica dos trabalhadores.

     Ainda nos meados dos anos 40 a preocupação humana tornou contornos científicos, são criados diversos institutos e grupos de trabalho entre eles: Massachusetts Institute of Techology – MIT e o Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Michigan. Já no início da década de 50 algumas empresas timidamente começaram a pôr em pratica as ideias de gerenciamento humano como, por exemplo: motivação, satisfação, esquemas da participação nas tomadas de decisão e enriquecimento do trabalho.

     O Comportamento Organizacional divide-se em dois níveis de estudo o comportamento individual que é aquele que, estuda as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho e o comportamento em grupo o que estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

     O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.  

Empreendedorismo
    Empreendedorismo como conceito é a ação que utilizam os empreendedores para poder descobrir e identificar uma 
oportunidade de negócios concretos e que se dispõe a organizar-se e adquirir recursos que sejam necessários para iniciar e desenvolver-se. De forma generalizada o termo empreendedorismo se designa àquelas pessoas que partem desde o ponto zero e que tem em seu poder somente a ideia e o capital necessário para iniciar um empreendimento. O empreendedorismo é aquilo que ajuda a fundar uma empresa ou associar-se com outra pessoa para fazer da sua ideia uma realidade. Podemos dizer que o conceito de empreendedorismo não possui uma ideia concreta referente ao termo e que para saber o que é realmente o empreendedorismo devemos conhecer profundamente o que é a flexibilidade, o dinamismo, a criatividade, a orientação correta e o risco que se pode correr, para somente assim descobrir perfeitamente o perfil correto de uma pessoa que pretende ser empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com