TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e ação

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

Empreendedorismo & Ação

Empreendedores: fornecem emprego, introduzem inovações, estimulam crescimento econômico, melhoram a qualidade de vida da sociedade. Assumem riscos necessários ao crescimento da economia.

‘’É o indivíduo que identifica oportunidades e para explora-las toma a iniciativa de reunir, organizar ou administrar recursos na forma de uma empresa autônoma, assumindo uma quantidade significativa de risco associado com a participação acionária nesta empresa, comprometendo-se pessoalmente com o resultado. ’’ Peter Drucker. 

Vantagens: Libertação dos limites financeiros (LUCRO), Libertação das normas ou regras da organização (INDEPENDÊNCIA), Libertação da rotina (ESTILO DE VIDA).

Desvantagens: MUITO EMPENHO, RISCO.

Fatores responsáveis pelo sucesso ou fracasso:

-Fatores Externos: Características do mercado, demanda, oferta, situação da economia, estabilidade, política de apoio, crises, investidores dispostos a aplicar capital.

-Fatores Internos: Gestão da empresa, estratégias financeiras, de marketing, de custos de produção, qualidade do pessoal, capacidade de inovação, de negociação com fornecedores e distribuidores e de gerar lucro e honrar compromissos.

Características dos Empreendedores: Autoconfiança, necessidade de realização, necessidade de buscar refúgio, disposição para assumir riscos.

HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS REQUERIDAS DE UM EMPREENDEDOR: 

-Técnicas: saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, bom orador, organizado, liderar e trabalhar em equipe e possuir know-how técnico na área de atuação.

-Gerenciais: Marketing, Administração, Finanças, Operacional, Produção, Tomada de decisão, Controle das ações da empresa e ser bom negociador.

(Vontade, desejo, busca, descoberta) + (Sonho, missão, fazer acontecer, autonomia) + ($$, pós-carreira, família, convite) = Decisão de empreender -> IDEIA -> Inovação + influência do Ambiente + Sustentabilidade = Análise de Oportunidade = Ideia do negócio definida.

Ideias (Brainstorm + várias ideias)  -> Canvas (Seleção de ideias + modelo de negócio) -> Pesquisa primária (Validação do modelo de negócio com público-alvo primário) -> Plano de negócios (Análise de viabilidade + Estratégia de crescimento).

IDEIA, OPORTUNIDADE, PLANO DE NEGÓCIOS, QUALIFICAÇÃO E RECURSOS, GERENCIAMENTO DO NEGÓCIO.

Oportunidade: Criação, valores percebidos e reais, riscos e retornos reais, competidores.

Plano de Negócios: Sumário executivo, conceito do negócio, equipe de gestão, mercado e competidores, marketing e vendas, estrutura da operação, análise estratégica, plano financeiro e anexos.

Recursos: Recursos pessoais, de amigos e parentes, angels, capitalistas de risco, bancos, governo, incubadoras.

Gerenciamento: estilo da gestão, identificar problemas, implementar um sistema de controle, profissionalizar a gestão, entrar em novos mercados.

Novas Ideias sempre! Mente aberta, INFORMAÇÃO, info relevante, curiosidade e criatividade, conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade, pesquisar novas patentes e licenciamentos de produtos, participar de feiras, congressos de entidades, workshops, Ficar “Antenado” nas Tendências.

Tendências: São variações no ambiente externo que podem afetar os negócios em toda a sociedade.

Evolução Rápida: celulares, notebooks, modismo.

Evolução Lenta: Aumento da expectativa de vida, temperatura média do planeta, redução do índice de natalidade, reservas naturais, aumento da participação do Brasil no cenário energético mundial.

Análise de Eventos: Técnica de análise do ambiente externo para detecção de oportunidades consiste na elaboração e discussão de perguntas e respostas em conjunto para levantamento de oportunidades que um evento pode provocar.

Quais as possíveis ALTERAÇÕES que ele (o evento) causa no AMBIENTE EXTERNO?

QUAIS OS POSSÍVEIS IMPACTOS DESSE EVENTO NAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA/MERCADO DE MINHA ESCOLHA?

A QUEM interessa essas informações?

QUE AÇÕES AS EMPRESAS DESSA INDÚSTRIA PODERIAM ADOTAR?

Baseados e respaldados nas respostas apontadas, o que o grupo imagina que possivelmente seriam boas ideias? (para futuramente sua VALIDAÇÃO QUANTO A SUA VIABILIZAÇÃO, início de um MODELO DE NEGÓCIOS e um BUSINESS PLAN).

Ideias e Oportunidades: quem sabe transformar a ideia em uma oportunidade de negócio. Qual a diferença entre aqueles que tiveram a ideia inovadora e o que a transformou em oportunidade de negócio? ANALISAR A VIABILIDADE (PROBALILIDADE) DA IDEIA SE TRANSFORMAR EM UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO. 

 Viabilidade: O cliente necessita de uma solução tecnologicamente moderna (o timing), A viabilidade da ideia para atender o mercado (indústria).

A EXPERIÊNCIA NO RAMO É DIFERENCIAL!

MAIS PAIXÃO, PROVAVELMENTE MAIS SATISFAÇÃO, SUCESSO E DINHEIRO (O CAMINHO INVERSO, DIFICILMENTE ACONTECE).

Quais são os clientes que comprarão o meu produto (ou o serviço)?

Qual o tamanho do mercado?

O mercado está em crescimento, estável ou estagnando?

Quem atende a esses clientes atualmente (meus futuros concorrentes)?

5 FORÇAS DE PORTER!

[pic 1]

Avaliação da oportunidade: QUANTO ESSA OPORTUNIDADE ME É ATRATIVA EM TERMOS DE MERCADO, EM TERMOS ECONÔMICOS E GERENCIAIS?

Qual a REAL necessidade do seu produto ou serviço para os clientes?

Qual o valor do produto ou serviço percebido pelo cliente?

= Por meio de pesquisa de mercado!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (291.6 Kb)   docx (462.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com