TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e o Ciclo PDCA

Por:   •  29/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Administração e Gestão Pública

A administração Publica é a arte e a ciência das gerencias aplicadas aos negócios de Estado. E o foco é sempre interesse publico.

O Estado existe fundamentalmente para realizar o bem comum, o Estado desdobra a três vertentes – O bem estar, segurança, e a justiça.

Destaca se no Art.37 da nossa Constituição Federal - A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Ação legislativa formal de ações regulatória: ao ler o artigo Criando Valor Publico de Mark H. Moore, percebemos que ao proibir o cidadão de sujar as calçadas e ruas , essa ação requer deliberação publica, alem de aplicar multas o cidadão perde sua liberdade, já que o mesmo considera o dever do cumprimento ser objetivo publico. O cidadão por sua vez acha que paga os impostos,e não vê como obrigação manter as ruas limpas, sendo o dever ser propriamente do Estado. Não percebendo assim que isso causa indevida qualidade de vida pra si próprio, prejudicando a saúde. Claro que a coleta de lixo feita é de dever do Estado e Municípios, mas não nos da o direito de sujar temos que preservar como cidadão fazer a nossa parte também.

Quando pensamos Administração Pública, pensamos em um termo que tem dois significados principais, no sentido da Administração Publica Subjetivo e Administração Publica Objetivo

Administração Publica Subjetiva: como entidade: União, Estado, o Distrito federal, e os Municípios.

Administração Publica Objetivo: procura saber como ela faz e como agi.

Administração Publica Direta: é quando a atividade administrativa é exercida pelo próprio governo, que atua diretamente por meio de órgão.

Administração Publica Indireta: agi de forma estatal – indireta na prestação dos serviços públicos que se da por meio de outras pessoas jurídicas.

Administração publica em geral: ela é subdividida segundo a o tipo de organização á qual ela é aplicada. Claro que há uma diferença em aplicá-la em uma empresa privada a instituições governamentais, pois como descrevo La no começo a gestão publica visa interesse publico, e não tem pensamentos em fins lucrativos.

Gestão

A Gestão publica nada mais é que um campo de estudo do saber das humanidades, verificar ou buscar o que as pessoas no direito administrativo fazem e como agem.

A Gestão Publica deu inicio na era absolutismo, no século XVIII, nome usado na época que o rei exercia o poder político sobre as pessoas. (administração Patrimonialista).

Administração Patrimonialista - no século XVII, não existia setor publico e privado, era uma época que não tinha regras nem procedimentos, quem decidia se podia plantar era o rei. Já no final do século XVIII e XIX com a revolução Francesa isso foi rompido, já era uma época do estado moderno onde surge Administração Publica Burocrática (época de regra e procedimentos).

A Gestão Burocrática para Osborne e Gaebler (1995) teve grandes sucesso desde Revolução Industrial , a procura de uma administração baseada na impessoalidade, onde separou o governo e famílias reais e da Nobreza.

Os Princípios da Legalidade na Gestão Publica se ver na forma especial na lei de responsabilidade fiscal (LRF), que tem eixo na Administração Publica, em responsabilidade fiscal , recursos públicos , por meio de ações de transparência, que possa prevenir riscos de corrigir desvio.

Modelo de Gestão Publica Gerencial:

Quando falamos de gestão Publica Gerencial, falamos na busca de excelência e pela busca de eficiência.

Nesse ato a nova forma de administração publica é estimular o servidor publico a exercer seu serviço com compromisso valorizando atendimento ao cidadão, que passa ser nosso cliente primordial. Incentivar também esse servidor publico, para mudar comportamento de atendimento , estimular o desempenho , mudar o comportamento da cultura nas organizações publicas, tendo o cidadão como foco.

A ótica da qualidade começa a ser destacada no modelo gerencial. A valorização do conceito de efetividade traz novamente à tona o caráter político da prestação dos serviços públicos, uma vez que são os usuários dos equipamentos sociais que de fato podem avaliar a qualidade dos programas governamentais. E aqui está um problema inerente ao modelo gerencial puro: a subestimação do conteúdo político da administração pública.

As vantagens de gestão por processo, ou processo de gestão:

Uma empresa em si já é um conjunto de processo. Processo é a entrada e a saída de algo que acontece, por exemplo uma folha de pagamento, onde é elaborada por uma serie de dados e informações, que são organizadas por cada perfil da pessoa de seu cargo, sua função, e assim chega no resultado que é o pagamento.

Processo de gestão – significa uma serie de competência sendo aportado ao longo de um conjunto de ações. O dono visa aperfeiçoamento do processo, verifica as vantagens dos acontecimentos dentro de sua organização.

Ciclo PDCA

Ciclo PDCA tem como inicial o planejamento da ação, em diante se requer tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com