TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Seminário: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo

O termo empreendedorismo vem sendo discutido a muitos anos no Brasil, mais ficou conhecido na década de 1990, ficou consolidado entre 2000 a 2010 o seu período de relevância. Diferente do Brasil o termo empreendedorismo já era muito usado no EUA o principal país capitalista.

O termo ficou conhecido entre os brasileiros no inicio da era da globalização, neste período o desemprego estava em alta, obrigando as pessoas a abrirem seus próprios negócios pra se sustentarem, passando a serem patrões. Porem muitos desses pequenos negócios não tinha vida longa e não resistiam a competitividade.

O governo para tentar estabilizar a economia e as empresas, criaram programas específicos voltados ao publico empreendedor.

Esses programas ajudaram os pequenos e micro empreendedores, e hoje as micro empresas impulsiona a economia nacional.

Alguns conceitos administrativos em determinados períodos do século XX, em virtude de contextos sócio políticos, culturais, de desenvolvimento tecnológico, de desenvolvimento e consolidação do capitalismo. No início do século, foi o movimento da racionalização do trabalho, na década de 1930, o movimento das relações humanas, nas décadas de 1940 e 1950, o movimento do funcionalismo estrutural , na década de 1960, o movimento dos sistemas abertos, nos anos 70, o movimento das contingências ambientais. No momento presente, não se tem um movimento predominante, mas acredita-se que o empreendedorismo irá, cada vez mais, mudar a forma de se fazer negócios no mundo.

Século XVII

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).

Século XVIII

Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.

Século XIX e XX

No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas

A revolução industrial teve início no século XVII, se caracterizando pela mudança dos processos produtivos que eram feitos manualmente e passaram a ser feitos por máquinas. Essa época modificou ou transformou os meios de produção, as relações econômicas, as relações sociais e as relações culturais. Como consequência aconteceu a divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com