TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Seminário: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Seminário  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo no Brasil

Conforme informado por Ênio Pinto, gerente de atendimento do SEBRAE, o erro maior que existe para um empreendedor iniciante é não fazer um planejamento para seu negócio, é necessário também que eles se informe e capacitem cada vez mais.

No SEBRAE existem vários cursos para área do empreendedorismo, ajudando na gestão do negócio e da viabilidade econômica financeira.

De certa forma não cabe ao SEBRAE dizer qual é o negócio que deve ser aberto, ou seja, que ramo o empreendedor que se deve atuar, mas sim dar uma preparação.

Um dos critérios a ser tomado é saber se você tem vocação, para aquele ramo, e outro é saber se o mercado é favorável, tendo estes dois critérios em mãos, agora precisamos dos três fatores principais que são:

• Os clientes: os interessados em adquirir o produto;

• Os fornecedores: de quem compramos, para atender os clientes da melhor forma como condição de preço, prazo e qualidade:

• Questão financeira: recursos necessário para a implementação do empreendimento.

Após abrir seu negócio, conforme Jose Dornelas deve existir a inovação, pois é um diferencial para seu negócio. Muitas vezes o empreendedor brasileiro não pensa na internacionalização, ou seja não tem esta visão.Só que o Brasil está crescendo e atraindo investimento externo, desta forma acaba atraindo empreendedores de outros países, desse modo devemos nos preparar.

O credito cresceu e as oportunidades também, mas o empreendedor deve se cuidar para não ter problemas, após apoderar de todas as informações disponíveis.

Então o que deve ser feito agora, é mostrar o que esta disponível, e utilizar dessas fontes de recursos, uma coisa é dinheiro a outra é a transferência, o conhecimento não é transferido para a iniciativa privada.

Um dos motivos que os pequenos empresários fecham o seu negócio, nos primeiros dois anos, acontece pelas falhas gerenciais, como a escolha de um lugar inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado e a conjuntura econômica.

Com isso a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil, ainda é muito alta 22% acabam fechando nos dois primeiros anos, já nos países mais desenvolvidos é de 15%.

Dessa forma é necessário ter um grande planejamento, ou seja, ter um plano de negocio, para que o seu negócio de certo, pois ser empreendedor é criar algo de novo e inovar o que já existe de certa forma.

“Nós sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento”.

Enio Pinto

Discussão em Grupo

Dicas levantadas pelo grupo, que é necessário ter um plano de negocio sempre, pois desta forma fica bem mais fácil de consertar algo que pode estar errado, pois quando a empresa já esta aberta, fica bem mais difícil e pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com