TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo por oportunidade e por necessidade

Por:   •  15/5/2017  •  Artigo  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

EMPREENDEDORISMO POR OPORTUNIDADE VS. EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE NO SETOR CALÇADISTA

Maria Cleide Pereira Amaral1, Taisa Tainá Miranda Pinto1, Thaís de Souza Costa Santos1, Wesley Alves da Silva1, Fabrício Lopes2

1Graduando (a) do Curso de Administração. Faculdade Guanambi – FG.

2Administrador. Docente da Faculdade Guanambi – FG.

RESUMO: O presente artigo mostra no geral uma análise dos desafios enfrentados por empreendedores no setor de calçados da cidade de Guanambi/Bahia. E o empreendedor possui variadas possibilidades, onde pode ressaltar as oportunidades e necessidades de se criar um negócio. E através de uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, identificamos o motivo pelo qual o empreendedor optou pelo ramo, oportunidade ou necessidade, sendo o universo de pesquisa de 177 lojas, e amostra 50 empresas no comércio varejista de calçados em Guanambi. E através desta pesquisa constatou-se que grande parte dos empreendedores dizem ter aberto a empresa por oportunidade, mas havendo divergência nas respostas, o que nos leva partir dos resultados obtidos, novas indagações podem ser aventadas, capazes de serem exploradas em futuras pesquisas.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Motivação. Necessidade. Oportunidade.

ENTREPRENEURSHIP BY OPPORTUNITY VS. ENTREPRENEURSHIP BY NEED IN THE FOOTWEAR SECTOR

ABSTRACT: This article presents an analysis of the challenges faced by entrepreneurs in the footwear sector of the city of Guanambi / Bahia. And the entrepreneur has several possibilities, where he can highlight the opportunities and needs of creating a business. And through a qualitative and quantitative field research, we identified the reason why the entrepreneur opted for the branch, opportunity or need, being the research universe of 177 stores, and sample 50 companies in the footwear retail trade in Guanambi. And through this research it was verified that most of the entrepreneurs say they have opened the company by oportunity, but there is a divergence in the answers, which leads us from the results obtained, new questions can be raised, capable of being explored in future research.

Keywords: Entrepreneurship. Motivation. Necessity. Opportunity.

INTRODUÇÃO

Esse artigo mostra no geral uma análise dos desafios enfrentados por empreendedores no setor de calçados na cidade de Guanambi, que decidiram optar por trabalharem neste ramo. Posteriormente evidencia a toda a metodologia pesquisada, e demonstrar suas análises e discursões utilizados para realização do presente estudo.

De acordo com Morais (2002, pág. 65), a integração dos mercados mundiais vem crescendo e, por conseguinte, mudanças acontecem no mercado nacional. Com o fenômeno da globalização econômica, o que se percebe é o aumento da concorrência varejista no Brasil que, por necessidade de sobrevivência, foi obrigada a se adaptar. O empreendedor busca, através de acompanhamento de mudanças no mercado, acompanhar o desenvolvimento de cada setor da economia, para obter informações relevantes que o ajudem a alcançar seus objetivos.

Assim mostra-se necessário para a formação de um empreendimento, uma pesquisa onde possa mostrar estudos de viabilidade econômica e financeira fazendo uma pesquisa de campo e de mercado para conhecer o setor que se pretende atuar, no setor calçadista ou qualquer outro setor. É de extrema importância a aplicabilidade do plano de negócios, nesses empreendimentos pois assim permitem um conhecimento mais aprofundado do setor, principalmente as variações, que costumam variar de acordo com as tendências da moda e a cada nova estação do ano.

Nem sempre um projeto vai dizer que ele é viável, mas mostrará todos fatores que merecem maior cuidado e atenção. E é observada no momento da implantação do empreendimento no município se ele irá ter permanência por sua organização, que além de fornecer empregos, irá também propiciar o crescimento e a valorização de onde será instalado.

Justifica-se a elaboração desse artigo identificar a visão dos empreendedores do setor calçadista, como estão atualmente no mercado, o que levaram eles a abrir o negócio, tendo como objetivo identificar os reais motivos que levaram eles a abrirem sua empresa, se foi por necessidade, ou vislumbraram uma oportunidade de negócio no mercado local.

METODOLOGIA

A elaboração desse artigo se baseou em um levantamento de dados, feito uma pesquisa de campo na cidade de Guanambi-Bahia, - cidade que está localizada no sudoeste baiano, distante 796 quilômetros a Sudoeste de Salvador. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2016) há uma população estimada de 86.320 habitantes, situada na macrorregião do sertão produtivo. Essa pesquisa foi elaborada para analisar qual motivo o empreendedor optou por esse ramo no setor calçadista de Guanambi, por oportunidade ou necessidade. Para avaliar melhor prováveis os fatores, foi desenvolvido um questionário com abordagem quantitativa e qualitativa, com perguntas dicotômicas e de múltiplas escolhas. O universo de pesquisa foi de 177 Comercio varejista de calçado em atividade, dados disponibilizados pela Secretaria da Fazenda Municipal de Guanambi, sendo realizado cálculo amostral, utilizando nível de confiança de 90% e erro amostral de 10 %, definindo a amostra em 50 empresas. As respostas obtidas através da aplicação dos questionários foram agrupadas para interpretação e analise. Foram feitos levantamento de dados em um software estatístico (ex. Excel), fornecendo tabela que foram confrontadas com base teórica e pratica.

EMPREENDEDORISMO POR OPORTUNIDADE VS. EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE

De acordo com Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2001), a pessoa empreendedora é apta a criar novas oportunidades de negócios ou modernizar os já existentes, o que acaba gerando riquezas, permitindo o desenvolvimento e o crescimento da economia, onde ao mesmo tempo assume riscos financeiros, sociais, e como resultado retribuição de uma independência financeira e pessoal.

O empreendedorismo é o aspecto de variadas possibilidades de negócio, onde se podem ressaltar as oportunidades e necessidade de se criar um negócio. Para Drucker (2003, p. 25), a inovação é o modo particular do empreendedor, onde se aproveita a mudança como uma oportunidade para algo novo. Bernardi (2006, p.64), evidencia que o empreendedor bem-sucedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com