TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendorismo

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS

GRUPO RIO DE JANEIRO

FRANCISLEI IAEL DOS SANTOS

JAQUELINE AMARAL

JULIANA DE LARA BRINQUES

MARTA CAMCHO

RAFAELA MAREK MIRAPALHETA

RICARDO PAIVA

SANDRO ROGERIO DE VARGAS

SÃO LEOPOLDO

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS        

2.1 COMPETÊNCIAS        

2.2 EMPREENDEDORISMO        

2.3 INOVAÇÃO        

2.4 CENÁRIOS        

2.5 MACROAMBIENTE        

2.6 ANÁLISE DE SWOT        

5 O NEGÓCIO        

5.1 DESENVOLVIMENTOS DE IDEIAS – BRAINSTORMING        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O trabalho surge da necessidade de um estudo para a decisão do tipo de negócio a ser iniciado pelo grupo Rio de Janeiro com base na aprendizagem no decorrer da disciplina de Empreendedorismo e Inovação.

Nossa equipe tem algumas diferenças de conhecimento, como é visto em qualquer equipe de trabalho todos estão buscando uma melhoria na sua vida acadêmica e profissional. Temos integrantes que são o lado emoção e outros a razão. Creio que FOCO seja a palavra que define essa equipe, pessoas de gerações diferentes com pensamentos parecidos.

Medo de cair todos tem, e todos demoram, mas aprendem com os erros, indo atrás do FOCO que é o sucesso, todos vão lidando com as dificuldades e procurando aprender ao longo dessa jornada.

Um misto de força, gênio difícil, gênio forte, maturidade e amadurecimento!

Temos a Juliana e a Marta com competências avançadas das quais completam as noções da Rafaela e do Sandro. Cremos que mesmo tendo um conhecimento intermediário em algumas partes, isto faz com que o Sandro aprimore também os seus conhecimentos básicos.

Liderança é o ponto forte da Juliana, da Marta e da Francis, com esse conhecimento e a troca de experiências farão com que a Rafaela agregue competências em ferramentas de gestão.

Todos da equipe devem aprimorar seus conhecimentos financeiros, para isso contamos com a ajuda das colegas Jaqueline e Francis, que mostram um forte conhecimento.

O objetivo do trabalho é compreender e detalhar o desenvolvimento um negócio e aplicar o conceitual de como pensa um empreendedor para aproveitar as oportunidades. Buscamos aplicar os conhecimentos adquiridos durante o atividade acadêmica para elaboração de uma situação empreendedora.

No processo de desenvolvimento optamos por um negócio no ramo calçadista, onde será oferecido um produto de qualidade.

Para a escolha do negócio, foram utilizados algumas ferramentas em etapas, a primeira foi a escolha das equipes, após foi traçado o perfil individual e coletivo do grupo através do mapa das competências, a escolha do negócio foi seguindo os detalhamentos, sendo eles: (brainstorming), geração de ideias, seleção de ideias, definição e teste de conceito.


2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS

2.1 COMPETÊNCIAS

“Entende-se competências como o processo contínuo e articulado de formação e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em que o indivíduo é responsável pela construção e consolidação de suas competências (autodesenvolvimento) a partir da interação com outras pessoas no ambiente de trabalho, familiar e/ou em outros grupos sociais (escopo ampliado), tendo em vista o aprimoramento de sua capacitação, podendo, dessa forma, adicionar valor às atividades da organização, da sociedade e a si próprio (autorrealização)” (BITENCOURT, 2001, p. 232).

2.2 EMPREENDEDORISMO

Segundo Dornelas (2012), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. O sucesso da empresa depende da perfeita implantação destas oportunidades. Assim, o empreendedor é aquele que detecta uma situação favorável e cria um negócio pra capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados

A definição, segundo Drucker (2002, p. 60), é de que empreendedorismo não é arte nem ciência, mas sim uma prática, uma disciplina, uma busca constante de mudanças e novas oportunidades de negócios e que a inovação sistemática é uma característica singular dos empreendedores. Hisrich e Peters (2004, p. 29) apontam o empreendedorismo como sendo uma forma de comportamento em que tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos tem como objetivo transformar os recursos e também as situações em proveito prático, procurando aceitar o risco ou fracasso.

2.3 INOVAÇÃO

Conforme o livro de apoio da disciplina, inovar é quebrar a lógica vigente, é fazer diferente na prática. As empresas procuram inovar na intenção de melhorar o seu desempenho no mercado, pois uma nova descoberta tecnológica pode proporcionar ao inovador vantagens competitivas. Caso a inovação venha através de um processo, a empresa poderá garantir maior produtividade, diminuindo custos. Já se for uma inovação em produto ou serviço, a empresa poderá obter um posicionamento privilegiado por ser a primeira a lançar esse produto inovador no mercado.

Inovação não é uma invenção. Inovar é colocar em prática e com resultado um modo diferente de fazer as coisas. As inovações podem ocorrer nos produtos e nos processos, mas é preciso um ambiente favorável (cultura) para que a mudança aconteça. Nem todas as inovações alteram a base da produção, podem ser também incrementais, aprimorando e diferenciando o que já existe.

Para uma empresa crescer competitiva a inovação é uma condição básica. Mas para um país crescer competitivo são necessárias as Redes de Colaboração e a difusão da inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (751.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com