TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Jbs

Por:   •  9/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentadas informações referentes à empresa JBS aves unidade de Morro Grande SC, que vem a apresentar os fatores produtivos que ela apresenta no mercado de carne de aves, mostrando seus principais concorrentes e o modo como ela trabalha para ter melhores resultados nas produções.

        Conhecer fatores significativos que indicam a situação das atividades desenvolvidas na empresa e aplicação de estratégias para melhorar o desempenho dos negócios.

        O acirrar da concorrência nos mercados nacional e internacional é cada vez maior. A globalização e a abertura de novos mercados exigem das empresas um incremento na sua competitividade, obtida através da melhoria da qualidade e da satisfação contínua de seus clientes. Com o propósito de competir em mercado onde a concorrência é acirrada, as empresas necessitam adotar métodos de gestão cada vez mais eficazes. Desta forma, torna-se necessário gerar modelos de gestão que sejam capazes de realizar um alinhamento entre as proposições estratégicas, táticas e operacionais, o que requer uma atenção permanente no sentido de construir uma lógica de planejamento, controle e verificação dos resultados econômicos e financeiros obtidos nas diferentes operações realizadas.


[pic 2]

FUNDAMENTOS DE MARKETING:

  • Descrever o ramo da atividade:

Indústria de processamento de carnes de aves, com finalidade para venda no mercado interno e externo.

  • Analisar a localização do estabelecimento:

Ela esta localizada em uma área rural, aproximadamente 2 km do centro da cidade de Morro Grande, cercada por estradas asfaltadas, a uma distancia de 400 km do porto de Itajaí o que facilita o escoamento dos produtos para exportação. O local é ideal para este tipo de indústria, pois esta cercada por barreira vegetal e próxima a nascente do rio Manoel Alves, o que é muito importante para indústria, pois possui quantidade e qualidade de água de sobra. Na região existem na sua grande maioria pequenas propriedades com cultura familiar, no que ajuda no trabalho para produzir os frangos nos aviários. No seu entorno existe mão de obra em numero suficiente para atender a demanda.

  • Descrever o mercado consumidor (público alvo):

É uma indústria que exporta cerca de 80 % da sua produção. Em relação ao mercado interno seu público alvo esta direcionada para todas as classes sociais, pois produz produtos com preços acessíveis e até cortes finos para um mercado mais exigente. Os principais países importadores dos produtos são: Japão, União Europeia, África do sul, Hong Kong, Argentina, que buscam carnes de aves com cortes diferenciados que irão facilitar a alimentação referente à cultura deles.

  • Descrever o mercado concorrente:

O principal mercado concorrente direto é o grupo BRF que é formado pelas marcas Sadia e Perdigão que trabalham no mesmo ramo de comercialização de carnes de aves. Porém existe também o mercado concorrente indireto que são as agroindústrias que trabalham no ramo de carnes de gado, suínos, ovinos, peixes.

  • Descrever como funciona o marketing na empresa:

Existe um grupo de pessoas que trabalham diretamente com as equipes de vendas e com a direção da empresa, que se reúnem mensalmente pra discutir mudanças nos rótulos dos produtos, bem como trabalhar na formulação de novas propagandas que irão ao ar na televisão, com intuito de atrair o maior numero de consumidores possível.

  • Descrever como elaboram a projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços:

Existe uma equipe de vendas que analisam frequentemente a carteira de clientes, avaliando seu histórico de consumo e as tendências de mercado. Com base na tendência, a equipe mostra qual será sua projeção de vendas e assim qual volume que deverá ser produzido.

  • Descrever os produtos e os serviços oferecidos:

A empresa não oferece serviços, apenas produtos.  Os principais produtos vendidos no mercado interno são: Coxas e sobre coxas, Filé de peito, Coxinhas das asas, Asas, Coração, Fígado, Moelas.

Os principais produtos vendidos no mercado externo são: Coxas e sobre coxas desossadas, Peito, Meio das asas cortado ao meio (Rauuf), Coxas e sobre coxas em cubos (Kakugiri), Moelas cortado ao meio, Fígado, Pés, Cartilagens congeladas, Carne mecanicamente separada congelada de aves (CMS).

  • Descrever quais são as formas de comunicação que a empresa se utiliza para atingir seu público alvo:

A única forma que a empresa utiliza para atingir seu publico alvo é através da propaganda na televisão.

DIAGNÓSTICOS ORGANIZACIONAIS

  • Identifiquem na empresa escolhida pelo grupo quais são as ameaças e oportunidades, descreva e justifique sua escolha (pelo menos duas ameaças e duas oportunidades):

Ameaças: Sanidade, pois se ocorrer alguma doença grave no campo com as aves, pode acarretar na perca de mercados externos, o que levaria a falência da empresa, pois seu principal mercado é o de exportação de carnes.

Uso de medicamento indevido, se o produtor vier a comprar determinados antibióticos que são proibidos pelos países importadores de carne de aves o seu uso, isso acarretaria na perca de habilitação de exportação por tempo indeterminado, onde a empresa não sobreviveria sem o mercado externo.

Oportunidades: Por ser uma carne barata, tende cada vez mais aumentar o seu consumo, o que ajuda a empresa investir cada vez mais e se consolidar no ramo.

Pratos elaborados, cada vez mais estão sendo criados novos pratos que atendem aos clientes mais exigentes e sofisticados, o que acarreta numa ampliação de seus horizontes de mercado.

  • Como a empresa realiza o acompanhamento dos resultados empresariais? Existe uma metodologia (relatórios) de apresentação? Explique?

 Automação:

Investimento:

Custos/Capital de giro:

  • Quais as ferramentas a empresa utiliza para alcançar seus objetivos? Explique como ela é aplicada e gerenciada.

Através de analise de indicadores. Semanalmente os gestores analisam os indicadores e através da analise mensal realizam planos de ações através do método PDCA, que avalia os porquês do não alcance das metas, o que será feito, quem vai fazer e o status do plano. Através desse sistema é que a empresa busca atingir seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com