TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Marcopolo e a Russia

Por:   •  21/4/2017  •  Dissertação  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade anhembi morumbi

projeto UNIVERSIDADE QUE LÊ

São Paulo

2015


caique souza dos santos

projeto UNIVERSIDADE QUE LÊ

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Gestão de Pessoas, do curso Administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Sergio Moliterno.

São Paulo

2015

Identificação da obra

Titulo: Make Money: Profissionalizando empresários e executivos.

Autor: Eduardo Botelho

Editora: Gente

Ano: 1999

Identificação do(s) autor(es 

Eduardo Botelho é consultor e bolsista da Universidade de Nova York (EUA) fundador da empresa Treinamento Eficaz, que presta serviços de consultoria e treinamento para grandes, médias e pequenas empresas do Brasil e do exterior há mais de dez anos. Já realizou mais de 1200 palestras, conferencias e cursos montando apresentações com enfoque em assuntos de maior interesse das empresas. Autor de uma coleção de livros e fitas gravadas, criou cursos entre os quais “A fabrica de ideias”, implantado em várias corporações. Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, já escreveu mais de 500 artigos publicados no Brasil e no exterior.

Apresentação da obra 

O livro que é direcionado para Executivos e Empreendedores visa abordar os principais assuntos de gestão de negócios de uma forma rápida simples e fácil de entender. Utilizando cases reais o autor discute sobre a falta de profissionalismo nos processos empresariais, suas consequências e possíveis soluções. Mostra também maneiras de tornar o negocio mais lucrativo “Make Money” e fazer dos processos diários exemplos de eficácia.

Descrição da estrutura

O livro de 151 páginas é dividido em quatro partes, na Parte I intitulada de “Faça Dinheiro” o autor utiliza 16 tópicos para falar de diversos temas enfrentados em uma empresa com a mudança nas novas tecnologias e a maneira de conduzir os processos, além disso enfatiza que o que precisa ser feito para o empresário virar um empreendedor e ser mais inovador.

Na Parte II intitulada de “Feche a sua Empresa” que tem 11 tópicos Eduardo discuti sobre os velhos vícios e as velhas maneiras que empresas e empresários usam no dia a dia, apresenta novas formas de pensar e agir como “Trabalhar em um negocio e não em uma empresa”.

Pratique a Sinergia Comercial” é o titulo da parte III e conta com 12 tópicos que aborda diferentes formas da empresa agir como um individuo único e como alinhar a visão da organização com a de colaboradores, fornecedores e clientes. Enfatiza o conceito e a importância de liderança, reconhecimento de méritos, competitividade, êxito, metas entre outros.

Com 9 tópicos a ultima e quarta parte chamada de “Saiba Gerar Vendas”  mostra que o conceito de vendas definido somente naquele momento que o cliente finalmente compra o produto é ultrapassado, o autor mostra que não somente no ato da compra mas em todos os momentos em que o cliente se relaciona com a empresa são considerados venda, mesmo que o cliente não chega a comprar o produto naquela ocasião a imagem da empresa fica definida pelo mesmo e pode ser útil em uma nova oportunidade de negócio.

Descrição do conteúdo

Make Money é uma obra que em sua base mostra que “Fazer Dinheiro” é a única maneira de uma empresa se manter viva que isso é buscado todos os dias e que a única razão de pessoas e organizações estarem trabalhando é essa. Mas para fazer dinheiro existe uma serie de fatores que são essências como a eficácia e eficiência dos processos diários, a importância que a empresa e ou o negócio tem para seus steakholders, a diferença que a organização faz no mundo, o valor que é percebido pelos clientes no negócio etc.

Eduardo em seu livro destaca que a maioria das empresas utiliza os processos de forma errada muitas vezes e mesmo que os mesmos deem lucro existem formas mais eficientes e lucrativas de administrar. Fala sobre a capacidade de adaptação as mudanças que é essencial para que uma empresa se mantenha no mercado e as novas formas de inovar, além é claro de avaliar se formas antigas e ultrapassadas ainda devem ser levadas em conta na administração do negócio.

No livro o autor aborda uma nova visão que junta a ideia dos 5 “S” japoneses com outra ideia de 5 “S” criado pelo brasileiro Enádio da Costa Moraes Filho chegando no seguinte decálogo:

Sabedoria: É a capacidade de usar o saber em favor daquilo que deseja e sempre buscar novas fontes de conhecimento.

Satisfação: Estado de espírito que o individuo encontra uma felicidade naquilo que faz deixar os clientes satisfeitos segundo o autor não é possível se seus funcionários não estão satisfeitos e que a satisfação é essencial para o futuro do negócio.

Segurança: O autor fala que mesmo que nenhuma empresa do mundo pode garantir total segurança ela deve expressar confiança para seus clientes e colaboradores e aborda também a importância da conservação da ética.

 Sentimentos: É aquilo que o a pessoa sente sobre o ambiente da empresa como: felicidade, prazer de trabalhar, companheirismo, raiva, falta de reconhecimento etc.

Sinceridade: No contexto essa palavra é apresentada como a maneira de conduzir de forma correta um negócio e a relação com todas as pessoas envolvidas no mesmo.

Sinergia: A forma com que todos os envolvidos em um negócio ajam em conjunto e contribuição um com o outro, Eduardo também diz que as empresas talvez sejam as piores organizações quando o assunto é sinergia e que o exercício da hierarquia em excesso pode atrapalhar a sinergia das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com