TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DAS EMPRESAS: MRV, TOTVS E MARCOPOLO

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO COMPARATIVO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DAS EMPRESAS:

MRV, TOTVS E MARCOPOLO

UBERLÂNDIA

2017

SUMÁRIO

  1. Introdução

  1. Empresas

  1. MRV
  2. TOTVS
  3. Marco Polo
  1. Evolução das Empresas
  1. MRV
  1. Balanço Patrimonial
  2. DRE
  3. DFC
  1. TOTVS
  1. Balanço Patrimonial
  2. DRE
  3. DFC
  1. Marco Polo
  1. Balanço Patrimonial
  2. DRE
  3. DFC
  1. Comparação com o mercado
  1. MRV
  2. TOTVS
  3. Marco Polo
  1. Comparação com o setor de atuação
  1. MRV
  1. Descrição geral do setor
  2. Produtos, serviços e tecnologias
  3. Estrutura
  4. Dinâmica e crescimento
  5.  Concorrência atual
  6. Fornecedores e canais de distribuição
  1. TOTVS
  1. Descrição geral do setor
  2. Produtos, serviços e tecnologias
  3. Estrutura
  4. Dinâmica e crescimento
  5.  Concorrência atual
  6. Fornecedores e canais de distribuição
  1. Marco Polo
  1. Descrição geral do setor
  2. Produtos, serviços e tecnologias
  3. Estrutura
  4. Dinâmica e crescimento
  5.  Concorrência atual
  6. Fornecedores e canais de distribuição
  1. Conclusão
  2. Bibliografia
  1. Introdução

O objetivo do presente trabalho é exercer na prática o processo de pesquisa das informações financeiras de empresas de capital aberto, explorando meios públicos de obtenção das mesmas, como Bovespa, CVM e instituições que realizam compilação destas informações, como o instituto Assaf. Além da obtenção das informações, também se objetiva a realização de análises financeiras para identificação da situação.

Para a realização das análises, iremos considerar os seguintes demonstrativos financeiros qualitativos: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE) e demonstração de fluxo de caixa (DFC), e, os quantitativos: notas explicativas e relatório da administração.

As empresas analisadas são a MRV Engenharia, Marcopolo e Totvs, atuantes nos setores de construção civil, veículos terrestres e aéreos, e softwares e-commerce, respectivamente.

A MRV atua no setor de construção civil, foi considerada a maior construtora do país pelo quarto ano consecutivo segundo o ranking ITC. Está no mercado imobiliário desde 1979, chegando hoje, a abranger mais de 140 cidades do Brasil, oferecendo casas e apartamentos. A ampla experiência permite o planejamento do processo construtivo, a antecipação de tendências e uma das melhores relações custo/benefício do mercado.

A Marcopolo é uma sociedade anônima de capital aberto, sediada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, fundada em 06 de agosto de 1949, e tem por principal objetivo a fabricação de ônibus, de carrocerias para ônibus e componentes. A linha de produtos abrange uma ampla variedade de modelos, composta pelos grupos de rodoviários, urbanos, micros e minis, além da família Volare (ônibus completo, com chassi e carroceria).

  1. Evolução da Performance
  1. MRV
  1. Balanço Patrimonial

[pic 1]

[pic 2]

No período de 2013 a 2015, a MRV Engenharia aumentou seus ativos e passivos, sendo em média 60% do ativo total correspondente ao ativo circulante.

Já o passivo circulante, representa cerca de 27% do Passivo e Patrimônio Líquido.

Como o ativo circulante é maior que o passivo circulante, conclui-se que a empresa possui uma boa liquidez.

  1. DRE

[pic 3]

Nota-se que a empresa teve uma oscilação na sua lucratividade, que foi maior no ano de 2014, tal fato pode dever-se ao fato de problemas com o mercado, que ocasionaram um grande aumento nas despesas operacionais da empresa.

  1. DFC

[pic 4]

Nota-se que a maior parte das entradas de caixa se devem ao setor operacional, e que a empresa está fazendo bastante uso de capital de terceiros, o que não é necessariamente ruim, já que teoricamente é um meio mais barato de financiamento, e em análise do balanço não se notou problemas com endividamento.

  1. TOTVS

2.2.1 Balanço Patrimonial

[pic 5]

[pic 6]

Observando esses dados, é notável o crescimento do ativo total em relação ao período de 2013 a 2015. O aumento de 44% contra um aumento de 80% do passivo circulante que terminou 57% menor que o ativo circulante do ultimo período descrito.

Isso mostra a capacidade da TOTVS durante o período de crise, a qual optou por adquirir empresas concorrentes para ampliar sua capacidade de mercado, terminando ao fim do período de 2015 com um patrimônio líquido 15% maior que o período de 2013.

2.2.2 DRE

[pic 7]

A TOTVS, no período de 2015 sofreu um déficit de 5% nos lucros em relação ao período de 2014, durante o qual obteve um aumento de 1% comparado ao anterior, mesmo tendo obtido um grande aumento nos ativos. Isso se deve as grandes despesas operacionais da mesma, que em 2015 representou 81% de resultado bruto.

2.2.3 DFC

[pic 8]

É possível observar que dado o aumento das despesas operacionais, o caixa relativo a mesma obteve um aumento relativo, porém ao custo de um grande déficit na capacidade de investimento, resultando em um maior uso de capital de terceiros.

Com isso, ao final do período de 2015, a TOTVS teve uma queda no seu saldo final se comparado com os anos anteriores de 2014 e 2013.

  1.  MarcoPolo
  1. Balanço Patrimonial

[pic 9]

[pic 10]

Analisando o gráfico dos passivos, percebe-se que o passivo circulante sempre se manteve abaixo dos 50% do passivo total da empresa, e com o passivo total aumentando gradativamente, e no gráfico dos ativos, podemos ver que o ativo total e o circulante aumentaram durante 2013 a 2015, com o ativo circulante grande, mostrando que a empresa possui um bom dinheiro em caixa, e também maior que o passivo circulante, mostrando uma boa liquidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (148.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com