TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8
  1. – Endomarketing

  1. Marketing x Endomarketing:

Para se começar a falar sobre o endomarketing deve-se primeiro entender a diferença entre o marketing e o endomarketing.

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”

(AMA - American Marketing Association - Definição 2005).

Esta é uma das muitas definições existentes sobre o marketing, entretanto sobre esta citação acrescenta-se também que o marketing visa analisar o mercado para assim identificar o produto que seja uma necessidade e também preferência do consumidor. O marketing visa o público externo enquanto o endomarketing o público interno.

No livro “100 dúvidas de marketing” (pag. 206) Arthur Ribeiro Coutinho diz que “O endomarketing é o marketing direcionado aos funcionários da empresa. Ele pode ser utilizado basicamente de duas formas: como ferramenta de comunicação ou para a motivação dos funcionários.”

Em a entrevista de Paulo Bertone “marketing não sobrevive sem endomarketing” Bertone relata “... não acredito em nenhuma estratégia de marketing que possa dar um resultado satisfatório, se você não preparar as pessoas da sua empresa, ou seja, não criar o comprometimento entre elas para poder satisfazer as reais necessidades do cliente”.

Então o endomarketing é uma das estratégias do marketing, mas que tem o interior da empresa como objetivo, motivando os colaboradores a vestir a camisa da empresa, para poder assim, induzir os consumidores a acreditar no produto que ele esta vendendo.

  1. Conceito de endomarketing:

O conceito de endomarketing cresceu muito com forme o tempo e hoje poderia ser a iniciativa da empresa de tomar decisões no sentido de proporcionar um melhor nível de informação interno, para que os seus funcionários tenham uma maior participação no que a empresa esta fazendo, integrando assim seus empregados à situação da empresa. Toda e qualquer atitude de comunicação entre liderança e subordinado (face a face) é entendido como uma atitude de endomarketing.

“Endomarketing é, portanto, uma das principais estratégias de gestão de pessoas nas empresas que buscam não apenas sucesso em termos de mercado, mas a perenização.”

Análise de Medeiros Brum: Endomarketing de A a Z (2010, pag. 22)

A origem do endomarketing não é documentada, mas é relatado que ele sempre foi usado pelas empresas, embora tenham utilizado de técnicas e estratégias mais arrojadas nos anos de 1980 e 1990, na necessidade de se tornarem mais competentes que os sindicatos na comunicação com seus funcionários.

As pessoas acreditavam que o endomarketing havia sido criado com um único objetivo o de fazer com que os empregados tomassem conhecimento das decisões, do lançamento de um novo produto ou de uma nova estratégia, primeiro que os consumidores. Neste caso ao comunicar primeiro internamente, a empresa estaria garantindo a satisfação de seus funcionários.

Endomarketing é uma palavra registrada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no Brasil em 1996 por Saul Faingaus Bekin, como resultado de sua experiência profissional. A palavra “endo” é de origem grega e significa “ação interior ou movimento para dentro”. O endomarketing pode ser descrito, portanto como a necessidade de estar sempre atento ao seu publico interno, ou seja, a cada célula, departamento e colaboradores da empresa, englobando temas como motivação, comunicação, comprometimento e valores.

Quando o endomarketing é usado como ferramenta de comunição interna, faz com que os funcionários passem a entender os objetivos principais da empresa, ou seja, sua visão e missão, o endomarketing tenta fazer o seu funcionário "pensar" como a empresa, tornando-o assim parte de um todo interligado por um só objetivo, o aumento de eficiência faria com que a empresa os premie de alguma forma, seja por remuneração, promoção ou qualquer outro tipo de vantagem. Por esse motivo o endomarketing auxilia também para como o cliente esta satisfeito com a empresa e com seus serviços.

Hoje as empresas Brasileiras parecem já ter entendido que ambientes de trabalho sem informação, motivação, gera trabalho triste e desunido. O endomarketing seria o fator principal para fazer com que o ambiente de trabalho vire um lugar agradável e entusiasmante.  

O endomarketing tem como objetivo realizar e facilitar trocas, construindo lealdade no relacionamento das pessoas com seu cliente interno, compartilhando seus objetivos, cativando e cultivando certa harmonia para fortalecer as relações interpessoais e, principalmente, a comunicação interna. - Saul Bekin

Pode-se definir novamente o endomarketing de uma maneira mais simples, contudo para isso teria de se falar sobre o amor, não o aquele sentido por outra pessoa, mas como as ações de uma pessoa em relação a outra.

Hoje não podemos mais falar sobre uma empresa sem pensar no amor, já que as empresas são feitas de pessoas e o amor é algo que permeia todo e qualquer tipo de relacionamento. Analise de Medeiros Brum: endomarketing de A a Z (2010, Pag. 23)

Medeiros Brum autor do livro “Um olhar sobre o Marketing Interno” (2000) exibe no decorrer do seu livro exatamente o que seria o amor como estratégia de endomarketing, em uma de suas passagens menciona na seguinte frase o conceito de endomarketing “Dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o preparado e bem informado para que possa torna-se, também, uma pessoa criativa e feliz capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente.” Esta citação revela exatamente a relação de amor que deve ser estabelecida entre uma empresa e seus empregados, determinando a necessidade de instrumentos e ações de comunicação entre as duas partes.

  1. Comunicação interna:

No capitulo anteriormente foi visto que o endomarketing é qualquer ato que a empresa faz para estimular positivamente os sentidos dos funcionários permitindo relacionamentos duradouros e produtivos com a organização. Sempre os informando sobre o que acontece no ambiente interno, fazendo assim com que o funcionário se sinta parte importante e fundamental da empresa. A comunicação entre a empresa e o funcionário é algo importante em qualquer lugar.

Existem empresas que são verdadeiros exemplos de comunicação com os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com