TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]             

                             Endomarketing um Grande Apoio para a Liderança

                 Nos tempos de hoje existem muitas competitividades e incertezas no mercado. Com a globalização, modernização e maior agilidade nos processos seguidos da complexidade, teve um aumento na demanda e nos cuidados com a comunicação com os diferentes públicos – interno (funcionários) e externos (clientes, mídia, governo e empresas de pequeno e grande porte), A preocupação com o cliente externo já vem de longa data. Porém, o desenvolvimento de ações comunicacionais com o empregado é mais recente, e não faz muito que este passou a ser chamado também de cliente, ou até dentro dos próprios setores como por exemplo; produção e embalagem dentro da empresa a produção tem como cliente a própria embalagem. As práticas de comunicação e marketing direcionadas aos funcionários são denominadas ações de comunicação interna e endomarketing. Para Saul Faingaus Bekin, o endomarketing tem como objetivo realizar e facilitar trocas, construindo lealdade no relacionamento das pessoas com o seu cliente interno, compartilhando seus objetivos, cativando e cultivando certa harmonia para fortalecer as relações interpessoais e, principalmente, a comunicação interna. Através dele, consegue-se reforçar e disseminar os conceitos trabalhados no planejamento estratégico da empresa, o que destaca sua importância. Além disso, a comunicação interna mantém um melhor clima organizacional e equipes mais coesas, já que se tem informações mais transparentes e menor ruído na transmissão das mesmas.

                Para que isso aconteça com sucesso nas empresas, é fundamental o apoio das lideranças. São os gestores, pois essa é uma palavra mais adequada “gestores” para ser destacada que têm o papel de influenciar as pessoas para que lutem pelos objetivos do grupo. A liderança é uma influência interpessoal exercida, muitas vezes, através da própria comunicação, para a realização de algo. Assim, o líder, seja ele formal (o que tem o poder através de um cargo), ou o informal (que não ocupa posição na estrutura hierárquica da empresa), exerce papel fundamental no alcance dos objetivos traçados através de projetos de endomarketing. É ele, o líder, quem servirá de exemplo e criará o modelo a ser seguido pelos demais, devendo ser capaz de gerar, nos liderados, uma visão de futuro motivadora e de interesse comum, fazendo com que cada um aproveite da melhor forma possível e também passam o valor do desse programa e que o incentivam não somente com palavras e sim com o tempo para apreciar as divulgações fornecidas pelo endomarketing.

                Portanto, o líder tem como o papel comprar e apoiar novas ideias que a empresa adotar nessa nova jornada, pois o líder e também como todo o gestor tem que dar o exemplo entre elas a capacidade de incentivar, desenvolver e empreender ações inovadoras, como as trazidas pelos programas de endomarketing. Sem o apoio dos gestores, sem dúvida nenhuma nada irá acontecer, pois quem tem que estar afrente de tudo e conduzindo é com certeza o gestor ou líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com