TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.779 Palavras (24 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS

DANIEL R. BENITEZ

DOUGLAS DE OLIVEIRA

COMO IMPLANTAR ENDOMARKETING NA EMPRESA TUAREN JEANS

Foz do Iguaçu

2014

Daniel R. Benitez

Douglas de Oliveira

COMO IMPLANTAR ENDOMARKETING NA EMPRESA

TUAREN JEANS

Trabalho de aplicação apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pesquisa Aplicada de Administração.

Orientador:

Prof.: Antônio Pitaguari Andrade de Farias Jr.

Palavras chaves: Gestão de Pessoas, Endomarketing, Marketing Interno, comunicação empresarial.

INTRODUÇÃO

        O mundo parece que foi diminuindo com o avanço dos meios de telecomunicações, com a agilidade dos meios de transportes que facilitam as rodadas de negócios e com as novas parcerias e ideologias. A preocupação em acompanhar estas mudanças tem um papel estratégico para a sobrevivência das empresas no mundo de hoje.

        A cada ano que passa as empresas vão mudando mais a sua maneira de pensar e agir. Como a economia fica em constante variação, é adequado que as empresas busquem algumas inovações e alterações em seus sistemas de atuação para que se tornem um diferencial em relação às outras organizações.

        A comunicação clara dentro da empresa é de fundamental importância para que se possam desencadear as tarefas realizadas dentro dela.

        A relação que o chefe leva com seu funcionário está em fase de modificação, para melhor dizer, em fase de evolução, pois estão cada vez mais havendo diálogos diretos e participativos, onde o funcionário e patrão interagem entre sim em prol do desenvolvimento, crescimento e durabilidade de vida das organizações.

        A capacidade de se poder fazer ouvir, de dialogar e interagir de maneira direita com seu publico interno, faz com que as organizações vão ganhando força e seus colaboradores se sintam o menos possível um gerador de lucro e somente mais um funcionário dentro da empresa e se sinta parte dela e motivado a atender o publico externo.

        Hoje é fundamental que as empresas tenham uma boa qualidade de vida para que seus funcionários se sintam aptos a trabalharem nela. Por esse motivo foi-se estudando e aprofundando meios de fazerem com que os funcionários se sintam pelo menos o mais confortável possível, pois é na empresa que eles passam grande parte do dia. Então surgiu uma técnica voltada para o marketing interno das organizações, ou seja, práticas organizacionais que considera seus colaboradores como clientes internos e melhora a comunicação, o relacionamento estabelece uma base motivacional para que as pessoas se comprometam com o sistema organizacional, o Endomarketing.

        As empresas que visam sobreviver no mundo globalizado que vivemos não podem ter medo de dividir com seu público interno o que elas estão buscando e qual o caminho que querem seguir, ou seja, sua missão e visão.

        O endomarketing faz com que a organização ofereça esse diferencial às pessoas que trabalham nela e também ao público externo que almeja alcançar, pois com o funcionário motivado e qualificado, que sabe o que sua empresa busca, se sente bem ao vender o que ela oferece, dando a mesma um resultado positivo no ambiente interno.

        O endomarketing vem causando um grande avanço para a relação da empresa com seus funcionários. Apesar de ser uma técnica nova, ela faz com que o público interno da empresa se sinta motivado a trabalhar na mesma e com que a comunicação flua sem muitos ruídos, fazendo assim com que a organização alcance os resultados desejados.

        O problema a ser ressaltado nessa pesquisa é que mesmo sabendo que a comunicação interna é essencial para o desenvolvimento e crescimento da organização, ela não é feita adequadamente. Por isso pode questionar: Como melhorar a comunicação dentro das organizações implantando o endomarketing?

        Essa pesquisa trata-se de um tema de grande relevância, é um diferencial para as empresas, algo que as mesmas vem buscando incessantemente. Dessa maneira foi possível identificar e correlacionar as variáveis motivacionais ao desempenho do colaborador, oferecendo assim a oportunidade do administrador ter um conhecimento do que de fato influência no desempenho de cada um, possibilitando assim a empresa ter uma vantagem competitiva de mercado.

        O estudo possibilita também um melhor relacionamento entre os colaboradores e a empresa, pois a pesquisa ajuda a identificar o que motiva os colaboradores e o impacto disto no seu desempenho. Consequentemente a empresa Tuaren Jeans terá a oportunidade de cuida melhor das suas pessoas.

        Para os clientes, é importante, pois o trabalho desenvolvido pode proporcionar como resultado um melhor atendimento a eles, pois conforme já mencionado, um funcionário motivado, pode desempenhar melhor as suas funções, entre elas, o atendimento ao cliente.

        Nos dias atuais a globalização tem exigido cada vez mais das empresas e de seus gestores em várias áreas, uma delas é a área de gestão de pessoas, que exige da empresa uma postura ética. Além de que as empresas devem sempre buscar se diferenciar de outras, obtendo vantagem competitiva para nunca ficar para trás em relação a seus concorrentes.

        Gestão de Pessoas surgiu buscando consolidar e desenvolver as principais ferramentas hoje utilizadas como recrutamento, seleção, liderança, treinamento, desenvolvimento, entre outras. O endomarketing tem como objetivo trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização de seus colaboradores, visando uma mudança construtiva no ambiente empresarial.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

1 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DO ENDOMARKETING

        O que é endomarketing? Alguns autores enxergam-no como instrumento ou mecanismo. Outros o consideram uma filosofia de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com