TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Por:   •  26/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

Motivando através do endomarketing

Motivar nem sempre é uma tarefa facíl, em vista que a motivação é algo intresseco, ou seja vem de "dentro" de cada um, assim sendo o que as empresas podem fazer e incentivar seus fúncionarios, despertando neles suas motivações. Dai a importância de conhecer cada empregado que se tem dentro da empresa, já que cada um tem uma visão diferente do mundo, estão em fases diferentes de suas vidas, um empregado operacional , por exemplo, tem necessidades e perspectivas diferentes à de um gerente executivo, já que o primeiro esta em busca de crescimento e reconhecimento, o segundo já conseguiu esse feito, e já se encontra auto-realizado, então é preciso um plano motivacional para cada um.

Nem sempre motivação esta ligada a ganhos financeiros, mas sim em reconhecimento, na verdade é necessário alinhar esses dois elementos,  para que ambas as partes saiam ganhando, pois não é viável para a empresa investir em um empregado desmotivado que não lhe traga lucros, da mesma maneira que ao trabalhar em um ambiente desestruturado, por vezes acaba se tornando algo insurportável para muitos empregados que acabam deixando a empresa. Ao contrário quando se tem um plano motivacional, muitos empregados se mantém na empresa, não só pelo salário, mas sim pelo ambiente favorável, pela lealdade que têm pela empresa.

Mas afinal como o endomarketing poderia contribuir para a motivação dos empregados?

Quando falamos em comunicação interna, não podemos pensar somente em criar um mural para expor notícias, é preciso trazer ao conhecimento do público interno, a missão da empresa, sua cultura, e envolve-los nos propositos da instituição. Porém, muitas vezes as pessoas já trazem em sua bagagem profissional culturas de outras instituições, e muitas tem certa dificuldades em se adaptar a nova cultura proposta, é preciso então reeducar esses profissionais, o que acaba muitas vezes trazendo mais custos do que beneficios à organização, por isso as empresas vem alinhando cada mais junto com o RH, um melhor planejamento do recrutamento e seleção, para que assim possam-se selecionar candidatos com mais afinidade com os requisitos e competencias que a empresa busca, evitando assim desperdicio de tempo e dinheiro, e futuros problemas com empregados mal desempenhados.

É comum que nos primeiros meses de trabalho os empregados se mantenham automotivados, isso por causa das novidades, da perspectiva, o que ocorre depois é que muitos tem suas perspectivas frustadas, o que acaba ocasionando a demotivação. Como medida para evitar este tipo de transtorno, a empresa pode eventualmente elaborar uma pesquisa de clima organizacional, para identificar a percepção de seus empregados quanto à empresa, lembrando que essa percepção nem sempre esta ligada ao bem material, mas sim ao emocional. Através da pesquisa, pode-se identificar os problemas e trabalhar as melhorias.

Após definir os pontos a serem melhorados, é possível fazer uma plano de melhorias, devemos lembrar que devemos trabalhar uma plano de melhoria e motivação para cada departamento de acordo com a pirâmide organizacional, que é composto pelos: operacionais que são a base, tático que ficam no meio da pirâmide, e estratégico que ficam no topo. Em se tratando de um programa de endomarketing, trabalharesmos essa pirêmide de maneira invertida, assim a grupo de base passa a ser o primeiro, e considerado o mais impotante para ser melhorado, já que estes mantém maior contato com os clientes.

Se o principal objetivo do marketing é vender a imagem da empresa para o público externo, a do endomarketing é vender essa imagem ao publico interno, essa é a melhor maneira de envolver seus empegados nos négocios da empresa. É necessário que seja de conhecimento dos empregados, os valores e missão da empresa, sua responsabilidade social, sua preocupação com seus funcionários, a história da empresa, para que assim ela se torne de fato envolvente para seus empregados.

Como isso pode ser feito?

Através de integrações , asssim que os empregados engressam na empresa, deve ser elaborado um video, slides, para que novos empregados tenham conhecimento da história da empresa, missão e valores, cultura, apresentam-se os beneficos que a empresa oferece, a preocupação com a qualidade de vida, dessa maneira desde o primeiro dia de emprego a empresa já se torna interessante, dizem que primeira impressão é a que fica, por isso a integração não deve ser apenas para treinamento de serviços, mas sim deve servir para atrair o olhar dos novos empregados, de uma maneira diferente, como: "Estou entrando em umas das melhores empresas para se trabalhar ". Afinal nada melhor do que empregados orgulhosos de sua empresa, esses concerteza darão seu melhor e passarão a melhor imagem possível para os clientes externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com