TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Sistemas de Informação

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

Nome:                                                Data:

Lista 3 – Engenharia de Sistemas de Informação 1

  1. Descreva as fases do processo de engenharia de requisitos.

O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades:

  1. Elicitação de Requisitos: tornar explícito, obter o máximo de informações para o conhecimento do objeto em questão. Identifica os fornecedores de requisitos e as técnicas de Elicitação de requisitos.
  2. Análise de requisitos: Após a identificação dos requisitos do sistema, segue-se à etapa de análise dos requisitos e negociação.
  3. Especificações de requisitos: A atividade de traduzir as informações coletadas durante a atividade de elicitação de requisitos em um documento de requisitos. (Requisitos usuários do cliente e requisitos do sistema.
  4. Validação: Para tornar a validação mais eficaz, existe um conjunto de técnicas que podem ser usadas, como Revisões dos requisitos e geração de casos de testes.

  1. Sobre a fase de Elicitação de requisitos defina:
  1. O que é Elicitação de requisitos? É obter o máximo de informações para o conhecimento do software a ser implementado e sua usabilidade.
  2. Quais são as principais dificuldades?

Dificuldade por parte dos usuários na descrição do domínio do problema, a falta de informações sobre o que se deseja, usuário e analista terem pontos de vistas distintos do problema, falta de tempo para elicitação, stakeholders não estarem convencidos da necessidade de um novo sistema.

  1. Quais são os seus principais componentes?

Entendimento do domínio da aplicação, entendimento do problema, entendimento do negócio, entendimento das necessidades e limitações dos stakeholders do sistema.

  1. Quais são as principais atividades desta fase?

Estabelecer objetivos(problema a ser resolvido), entender o contexto (domínio da aplicação), organizar o conhecimento (priorizar objetivos) e coletar requisitos (requisitos do domínio).

  1. Quais são as principais fontes de requisitos em um projeto de software?

Objetivos de alto nível, conhecimento do domínio, stakeholders, ambiente operacional e organizacional.

  1. Quais são os sintomas de uma elicitação de requisitos mal feita? Quais impactos essa atividade tem no projeto como um todo?

Falta de informações podem levar ao mau entendimento do objetivo do sistema e a consequente insatisfação do usuário.

  1. Sobre técnicas de elicitação de requisitos, responda?
  1. Quais são as principais técnicas de elicitação de requisitos?

Entrevista, JAD, Brainstorm, Prototipagem, questionários, cenário de caso e uso, etnografia e reuso dos requisitos.

  1. Quais são os pontos positivos e negativos da técnica de entrevista para a elicitação de requisitos?

VANTAGENS: Maior abertura para os entrevistados, Exposição verbal dos entrevistados, conhecimento mais profundo do analista, acesso as informações armazenadas informalmente, melhor julgamento sobre os envolvidos.

DESVANTAGENS: dificuldade para registrar a entrevista, surgimento de achismos.

  1. Quais são as vantagens e desvantagens da técnica JAD para a elicitação de requisitos?

VANTAGENS: Comprometer os usuários ou fornecedores de requisitos com os requisitos que esses têm o poder de decisão sobre eles; Reduzir o prazo de levantamento da especificação dos requisitos; Eliminar requisitos de valor questionável; Reduzir diferenças de interpretação dos requisitos entre usuários e desenvolvedores; Produzir um primeiro esboço das interfaces de usuário; e Trazer a tona, mais cedo possível, problemas políticos que possam surgir.

DESVANTAGENS: A exigência da disponibilidade de tempo dos participantes para as sessões; Se a preparação for insuficiente, a sessão pode não ter sucesso; Se o relatório de uma sessão estiver incompleto, pode por em risco a próxima sessão; e A cultura organizacional pode não ser compatível com a técnica JAD.

  1. Quais são as vantagens e desvantagens da técnica Brainstorm para a elicitação de requisitos?

VANTAGENS: Não ter críticas e julgamentos que ajudam a abolir algumas das dificuldades inerentes ao processo; Evitar a tendência a limitar o problema muito cedo; e Fornecer uma interação social mais confortável do que algumas técnicas de grupo mais estruturadas e pode ser aprendida, com muito pouco investimento.

DESVANTAGEM: Por ser um processo relativamente não estruturado, não produzir a mesma qualidade ou nível de detalhes de outras técnicas;

  1. Quais são as vantagens e desvantagens da técnica prototipação para a elicitação de requisitos?

VANTAGENS: A redução dos riscos na construção; Aumento da estabilidade dos requisitos e Oportunidade para treinamento dos programadores menos experientes.

DESVANTAGENS: Normalmente são necessárias várias iterações para refinar um protótipo, surgindo a dificuldade sobre o término da prototipação; A possibilidade do protótipo ser considerado como o sistema final, visto que a qualidade pode não ter sido devidamente analisada.

  1. Você acaba de montar uma empresa com um amigo de classe. Seu primeiro cliente é um departamento recém criado de uma empresa multinacional, que possuí apenas 2 profissionais que têm um perfil dinâmico e ágil. Em decorrência disso, esses profissionais têm muito pouco tempo para participar da análise. Quais técnicas você utilizaria para fazer a elicitação de requisitos com o seu cliente?? Justifique sua resposta.

Prototipação, pois com ela você já obterá um retorno mais útil ao processo de requisitos economizando tempo.


  1. Três meses se passaram desde a abertura de sua empresa e agora você precisa desenvolver um produto inovador, que possuí diversas incertezas quanto ao seu escopo. Nem mesmo o público alvo desse produto foi definido ainda. Quais técnicas e atividades você utilizaria/faria para fazer a elicitação de requisitos desse projeto?? Justifique sua resposta.

Entrevista, com ela será possível obter mais detalhes sobre o projeto e assim remover incertezas e criar um escopo.

  1. Seis meses se passaram desde a abertura de sua empresa e agora um micro empresário o procura querendo desenvolver um projeto de automação de alguns procedimentos de sua empresa. Entretanto, esse micro empresário ainda não está certo de qual a abrangência do sistema, ou seja, o empresário não consegue determinar com certeza o escopo do projeto. Quais técnicas e atividades você utilizaria/faria para fazer a elicitação de requisitos desse projeto?? Justifique sua resposta.

Entrevista, com ela será possível obter mais detalhes sobre o projeto e assim remover incertezas e criar um escopo

  1. Passou-se 3 anos após a abertura de sua empresa e ela cresceu muuuuito!!! Hoje você conta com mais de 200 funcionários, todos altamente especializados em suas funções. Você acaba de ser contratado por um banco para o desenvolvimento de um software. O banco é mundialmente famoso pelo seu formalismo em seus processos e conta com extensos recursos audiovisuais e grande disponibilidade de tempo de seus funcionários para a realização da análise. Quais técnicas você utilizaria para fazer a elicitação de requisitos com o seu cliente?? Justifique sua resposta.

JAD, pois e uma técnica mais elaborada e organizada, que utiliza-se sessões de grupos, com o auxilio de equipamentos audiovisuais em que os usuários e analistas trabalham juntos para projetar o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com