TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio crítico sobre a Desenvolvimento sustentável e a poluição das águas

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Rio de Janeiro – RJ

10/2012

SUMÁRIO

1. Introdução.........................................................................................................................................3

2. Desenvolvimento..............................................................................................................................3

2.1 Desenvolvimento sustentável.........................................................................................................3

2.2 Poluição das águas..........................................................................................................................4

2.3 Práticas objetivando a sustentabilidade com aproveitamento adequado da água...........................5

3. Conclusão.........................................................................................................................................6

4. Referências.......................................................................................................................................7


1. Introdução

As empresas passam por vários estágios em seu enfoque de mercado. Primeiro foi à preocupação com vendas, depois a preocupação com as necessidades do cliente. Hoje, a preocupação está focada em algo além do consumo e das vendas, o foco está em responsabilidade diante da valorização do ser humano, do meio ambiente e de outros fatores. Tal valorização tem como foco uma palavra de muita valia no atual mercado, a sustentabilidade.

A sustentabilidade tornou-se neste século uma das formas mais praticadas de responsabilidade social. As empresas passaram a compreender que suas matérias-primas e seus insumos são finitos. Dessa forma, o desenvolvimento empresarial estaria vetado a pouquíssimos anos, aliado a esse fator ficou mais fácil a percepção de que outros componentes do planeta como água, árvores e até a própria vida humana estariam direcionados a extinção.                                A partir desse raciocínio, verifica-se que o mundo corporativo passa a perceber a sustentabilidade como um bom negócio para seus negócios. Dentro deste contexto, o presente ensaio crítico tece uma abordagem do desenvolvimento sustentável e a poluição das águas. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas práticas visando à sustentabilidade. A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho descritivo e bibliográfico.

2. Desenvolvimento

2.1 Desenvolvimento sustentável

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, denominada Comissão Brundtland (1988, p. 5) define o desenvolvimento sustentável como aquele que atende às “necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”. Como forças essenciais na sociedade, as empresas de todos os segmentos tem um papel relevante a desempenhar em seu alcance.

        No entanto, nessa era de crescimento econômico sem precedentes, alcançar tal objetivo pode parecer mais uma aspiração do que uma realidade. À medida que as economias se tornam cada vez mais globalizadas, aparecem oportunidades nunca vistas para gerar prosperidade e qualidade de vida, através do compartilhamento do conhecimento e do acesso à tecnologia.

        O problema, de acordo com o Global Reporting Initiative (2006), é que esses tipos de oportunidades nem sempre estão disponíveis para uma população que não pára de crescer e são acompanhadas de novos riscos à estabilidade do meio ambiente. As estatísticas que mostram melhoria na condição de vida de muitos indivíduos em todo o planeta têm como contrapartida informações alarmantes a respeito do estado do meio ambiente e o permanente ônus da miséria e da fome de milhões de pessoas. Esse contraste gera um dos dilemas mais prementes do século XXI.

        Um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável apontados pelo The Global Compact (2006) é a exigência de escolhas inovadoras e novas maneiras de pensar. Se, por um lado, o desenvolvimento de conhecimento e de tecnologia ajuda para o crescimento econômico, por outro, também pode ajudar para solucionar os riscos e danos que esse crescimento traz à sustentabilidade de nossas relações sociais e do meio ambiente. Novos conhecimentos e inovações em tecnologia, em gestão e em políticas públicas cada vez mais desafiam as empresas e a fazer novas escolhas quanto ao impacto de suas operações, produtos, serviços e atividades a respeito das economias, as pessoas e o planeta.

        A eminente urgência e os grandes riscos e danos para a requerida sustentabilidade e a vasta disponibilidade de opções e oportunidades tornarão a transparência sobre os impactos econômicos, ambientais e sociais, um componente essencial para que se tenha a eficácia nas relações com os stakeholders, nas decisões a respeito de investimento e em outros tipos de relações de mercado.

        Para apoiar essa expectativa e para comunicar de maneira clara e transparente, de acordo com os preceitos da Global Reporting Initiative (2006), o que se refere à sustentabilidade, é preciso compartilhar em termos globais uma estrutura de conceitos, uma linguagem coerente e uma métrica.  

A sustentabilidade, segundo Savitz & Weber (2007) não é aplicada apenas às grandes organizações, mas também às pequenas empresas, sendo que as grandes corporações aparecem mais porque possuem um alcance maior, ficam mais expostas e, portanto, tem impacto em um número maior de pessoas, enquanto as pequenas empresas têm um impacto local, e que deve ser sustentável em seu ambiente.

2.2 Poluição das águas

        De acordo com Mota apud Abiko & Morães (2009), a poluição da água é uma das modalidades de poluição que mais preocupam, por causa da sua relevância para a sobrevivência dos seres vivos. O autor salienta o modo direto de poluição da água como o lançamento de resíduos, líquidos e sólidos nos rios, mares, córregos, etc.; e o modo indireto ou combinado como a poluição da água por meio da poluição do solo e do ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com