TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre conteudo microeconomia

Por:   •  17/10/2015  •  Ensaio  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Introdução à Economia

A economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de  satisfazer as necessidades humanas. E pode se dizer que necessidades humanas são ilimitadas, ou seja, Infinitas pois sempre queremos algo. Já os recursos produtivos, como  recursos naturais, mão de obra, capital são limitados e finitos. Por isso foi criado o sistema econômico, que é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas como atividades de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. É divido em Economia de Mercado ou descentralizada que é do  tipo capitalista e Economia Planificada ou centralizada que é do tipo socialista.

A Economia de mercado ainda pode ser divida em sistema de concorrência pura e sistema de concorrência mista. O sistema de concorrência pura é onde vai ser questionado “quanto, o que, como, para quem produzir”, pois quando há excesso de oferta e escassez de demanda formam-se estoques e em consequência a isso a  redução de preços ate se consiga um o equilíbrio no mercado.  Mas da mesma maneira pode acontecer o contrario, todavia que o excesso de demanda e escassez de oferta, formam-se filas de pessoas querendo o produto, que gera a tendência ao aumento de preços, também ate alcançar o equilíbrio.

A economia de mercado  tiveram algumas criticas pela  grande simplificação da  realidade, pois os preços podem variar não devido ao mercado ,mas em função de:

  • Força de sindicatos (através dos salários que remuneram os serviços de mão-de-obra);
  •  Poder de monopólios e oligopólios na formação de preços no mercado;
  • Intervenção do governo (impostos, subsídios, tarifas, política salarial, fixação de preços mínimos, política cambial).
  • Mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos. A produção ou consumo de um determinado bem ou serviço pode produzir efeitos colaterais (externalidades); além disso, existem bens públicos, disponibilizados pelo Governo.
  • o mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda, pois as empresas estão procurando a obtenção do máximo lucro, e não com questões distributivas.

Já o sistema de mercado misto se caracteriza pela atuação do setor público com o objetivo de evitar distorções  alocativas e distributivas:

  • Sobre a formação de preços, (via impostos, etc.);
  • Complemento da iniciativa privada (infraestrutura, etc.);
  • Fornecimento de serviços públicos;
  • Fornecimento de bens públicos
  • Compra de bens e serviços do setor privado.

SISTEMAS Econômicos

As diferenças entre os sistemas de economia de mercado e economia centralizada podem ser resumidas em dois aspectos:

• propriedade pública x propriedade privada dos meios de produção;

• os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir) são resolvidos ou por um órgão central de planejamento, ou pelo mercado.

As economias de mercado tendem a apresentar maior eficiência alocativa, em virtude da menor interferência do governo nas decisões de produção e, portanto, na alocação de recursos, permitindo que as forças de mercado estabeleçam as prioridades da sociedade, com grande ênfase na produção de bens de consumo. Já a economia centralizada gera maior eficiência distributiva.

A teoria econômica utiliza-se de argumentos positivos (economia positiva) e argumentos normativos (economia normativa). A economia normativa contém um juízo de valor, subjetivo, e a economia positiva é o conjunto de conhecimentos objetivos, que respeita todos os cânones científicos. Os argumentos normativos referem-se ao como o mundo deveria ser (Prescritivas), e os argumentos positivos ao como o mundo como ele é (Descritivas)

A econômica tem relação direta e indireta com outras áreas do conhecimento no aspecto politico, histórico, social, economia, direito, Matemática e Estatística.

  • Aspecto, pois a política é a arte de governar é natural que este poder tente exercer o domínio sobre a coisa econômica.
  • No aspecto históricos sendo os sistemas econômicos estão condicionados à evolução histórica da civilização.  As ideias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico.
  • No aspecto social entra a  dinâmica da  mobilidade  social entre as diversas classes de renda.
  • No aspecto economia e direito entra as leis Anti-truste, agências de regulamentação, constituição federal.
  • No aspecto da matemática e estatística relações do comportamento econômico podem ser expressas através de funções matemáticas.

MICRO E MACROECONOMIA

A Microeconomia, ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam.

A Microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades (consumidores, firmas, mercados específicos), analisa a formação de preços no mercado. os preços formam-se com base em dois mercados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com