TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Sobre Alienação

Por:   •  7/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: João Vitor Basso          Matéria: Sociologia Aplicada

Os quatro tipos de alienação para Marx e seus conceitos:

1) A alienação em relação ao produto do trabalho. Este é o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto se gera a riqueza do capitalista.

2) A alienação no processo de produção. É a constatação básica de que se o trabalhador está alienado em relação ao produto de seu trabalho.

3) Alienação em relação aos outros homens. Trata-se da consequência óbvia da individualização.

4) Alienação do sujeito enquanto pertencente ao gênero humano. Característica do humano enquanto ser genérico.

Entrevista/Perguntas:

  1. Você pode exercer a sua profissão sem trabalhar para uma empresa ou depende de uma por causa das máquinas, equipamentos, estruturas e clientes?
  2. Você conhece e saberia fazer todas as etapas de produção ou gestão da produção da empresa na qual trabalha?
  3. Você é capaz de consumir livremente os produtos da empresa ou grupo no qual trabalha? Tem condições econômicas para isso?
  4. Você percebe que há união entre você e seus colegas ou percebe mais o individualismo?

Respostas Entrevistados:

Primeiro entrevistado:

  1. Eu conseguiria sim trabalhar sem depender de empresas, mas já não sem equipamentos e ferramentas, sem eles não consigo fazer basicamente nada.
  2. Particularmente na minha área da construção sim, mas se for contar a parte dos planos ou na parte de projeto, eu já ficaria na mão.
  3. Não, não conseguiria. A parte para a produção do produto em si já é cara, em junção de tudo, o valor do produto final fica meio fora do orçamento.
  4. Como trabalhamos em conjunto, somos bem unidos, sempre um ajudando o outro.

Segundo Entrevistado:

  1. Bom, basicamente dependo da empresa, eu acabo que sou subordinada e dependente dela. Principalmente com clientes, sem eles não conseguiria nem sair do lugar, pois é através deles que consigo “sobreviver”.
  2. Eu saberia a gestão, pois sempre trabalhei com isso e inclusive formada, mas já na produção não saberia fazer o passo a passo para chegar no final da formação do produto.
  3. Não, livremente não .
  4. Somos bem unidos sim.

Terceiro Entrevistado:

  1. Posso trabalhar por conta sim, mas não sem ferramentas.
  2. A minha parte sobre manutenção sim, mas todo processo não.
  3. Não. Os motores confeccionados na empresa são bem caros.
  4. Temos união sim, mas as vezes tem um pouco de individualismo, onde um quer se destacar mais que o outro.

Análise:

Através do conceito de Marx na alienação do trabalho e pelas respostas obtidas, podemos notar uma parte, primeira sob a alienação da pessoa sobre gênero e alienação em relação sobre os sujeitos, onde através das respostas podemos notar que cada um ser, individualmente, possui sua facilidade em algo, ou seja, tem sua aptidão (habilidade) e todos conseguem ter união, mas perante a necessidade e a dependência  de uma empresa para desdenhar suas funções, são apenas funcionário/trabalhadores. Por mais que haja o individualismo às vezes, até mesmo em ocasiões onde um tem mais privilégios que os outros, sejam eles, equipamentos melhores, bônus, promoções, etc., todos eles trabalham sobre um mesmo sentido, trabalham juntos para uma mesma finalidade. Podemos sim também ver alienação na produção e até sobre produto. Onde todos os entrevistados não sabem o processo inteiro, ou seja, não sabe todas as etapas para a confecção de tal produto. Contanto também há a parte da dependência de algo, onde todos dependem de alguma coisa, por exemplo, a dependência de equipamentos e ferramentas, etc... Podemos considerar também que eles pensam no valor salarial que eles recebem no final por exercerem suas funções, sem contar também na falta de condições para adquirir o próprio produto que é fruto de suas próprias “criações” (Criações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com