TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista de campo

Por:   •  17/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Tecnologia em Gestão Financeira, 2015

Gestão do Conhecimento

Breve histórico da empresa de acordo com entrevista dos sócios proprietários.

A organização estudada está localizada na cidade de Formiga, na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, Brasil . É uma empresa que atua no ramo de facção já por 25 anos. Segundo o seu diretor proprietário a motivação para o empreendimento veio de outros familiares que anteriormente iniciaram o negócio. Quando se iniciou o negócio os seus fundadores não tinham experiências no ramo de negócio. Os mesmos tiveram que ir aprendendo com a prática de modo que os primeiros fundadores passavam as experiências para os demais familiares. Atualmente,  porém,  para quem entra para trabalhar na empresa tem que ter alguma experiência prévia. A empresa opera com mais de 50 funcionários e os novos contratados são treinados pelos mais experientes. O diretor proprietário principalmente, é a pessoa que passa as informações relevantes para que as atividades sejam executadas de acordo com as necessidades dependendo da produção que se deseja para realizar as entregas dos serviços para os clientes de acordo com os prazos acordados nos pedidos.

Os contratados para o trabalho na empresa são remunerados de acordo com a experiência e a competência profissional. O sistema de ensinamento ocorre pela transmissão do conhecimento específico para o setor de facção tais como a costura e a colocação dos aviamentos das peças do vestuário em que se usa a costura à máquina e até mesmo a costura a mão. A empresa não possue nenhum sistema de armazenamento do conhecimento técnico que nela é praticado. Tudo tem sido transmitido de forma empírica pelos proprietários que já entendem do negócio e pelos funcionários mais experientes e internamente. Não são realizados nenhum tipo de treinamento externo para os trabalhadores. A atualização de acordo com as exig6encias do mercado é sempre decidida internamente.

Quanto ao ambiente, o mesmo prevalece uma cultura empírica. Os setores envolvidos interagem na forma presencial, face a face. Porém, com clientes e para com fornecedores usa-se alguma forma mais simples e virtual como o envio e recebimento de e-mails, e normalmente por telefonia. Já para a comunicação com o escritório da empresa a comunicação virtual é usada. Há um profissional contabilista que é responsável pelos registros sendo que a parte que lida com as finanças da empresa é de responsabilidade do proprietário, que passa as informações para uma secretária de acordo com as  decisões tomadas por ele próprio e em algumas vezes entre os familiares proprietários.

Devido a pressões em tempos de crise a empresa já passou por mudanças no seu modo de operação com adaptações internas além de mudanças na razão social. Até o momento não existe nenhum planejamento de longo prazo para a empresa. Até então a mesma opera com capital próprio advindo do seu proprietário, porém não existe nenhum planejamento de longo prazo para a organização ou algum tipo de planejamento que envolva ações de maximização de ganhos através de redução dos custos das operações ou de consumo tais como redução no consumo de energia, água, ou controle de uso de matéria prima evitando o desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com