TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CAMPO: “Entrevistas com professor (a) alfabetizador (a): reflexões sobre concepções e práticas de alfabetização na contemporaneidade”.

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

UNIJORGE

PESQUISA DE CAMPO:

 “Entrevistas com professor (a) alfabetizador (a): reflexões sobre concepções e práticas de alfabetização na contemporaneidade”.

2019

PESQUISA DE CAMPO:

“Entrevistas com professor (a) alfabetizador (a): reflexões sobre concepções e práticas de alfabetização na contemporaneidade”.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma entrevista com um professor graduado que atua no 1º ano do ensino fundamental, com o intuito de conhecer um pouco da sua dinâmica e metodologia utilizada em sala de aula.  

2019

Sirlene de Jesus Silva, formada em 2011, atua na turma de 1º ano do ensino fundamental desde 2015 no Centro Educacional Luz do Saber no bairro de Cajazeiras. Possui 28 alunos pela manhã e 30 pela tarde. Dos 28 da manhã 25 já leem bem e os demais com um pouco de dificuldade.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA SIRLENE DE JESUS SILVA

- Informe sobre o perfil da sua sala de aula: quantidades de crianças, quantas leem e escrevem convencionalmente.

28 alunos pela manhã e 30 pela tarde. Pela manhã 25 leem bem e 3 estão com um pouco de dificuldade mas leem um pouco. E pela tarde 22 leem bem e os demais ainda com pouco de dificuldade.

- Para dar conta da importante tarefa de alfabetizar as crianças, qual é o perfil que um professor alfabetizador precisa ter?

O professor alfabetizador precisa estar disposto a ensinar com paciência, calma e dedicação diária. Acreditando sempre na capacidade que o aluno tem para aprender sempre mais. O educador tem o papel de abrir as portas do conhecimento para os alunos. A leitura faz com que as crianças adquiram maior experiência, através dos exemplos contidos nas histórias.

- Quais são os principias desafios e as principais alegrias de um (a) professor (a) alfabetizador (a)? Compartilhe um pouco do seu percurso profissional.

Os principais desafios com certeza é manter-se dedicado ao ensinamento diário com determinação, foco e vontade de aprender junto. A maior alegria sem dúvida é ver a criança lendo.

- Quais são as atividades fundamentais, que não podem faltar na sala de aula, para a alfabetização das crianças? Comente como você organiza tais atividades na rotina de segunda a sexta-feira?

Faço um planejamento e vou adequando de acordo com a necessidade da turma e acompanhamento dos alunos.

Existem as atividades permanentes onde diariamente os alunos fazem leitura alternando entre os alunos, colocando textos de fácil fixação para ir facilitando como: cantigas, parlendas, trava-línguas.

Faço também diariamente atividades de escritas como: listas de nomes dos colegas, listas de frutas, nomes de brinquedos, dentre outros.

Aí vou intercalando com atividades lúdicas onde faço cartilha para leitura, jogos que formem frases, gincanas literárias, dentre outros jogos.

- Qual é a sua opinião sobre o uso de cartilhas para alfabetizar a criança? Você usa cartilha na sala de aula? Por quê?

Acho importante sim, pois através da cartilha o aluno exercita o que leu em sala em companhia dos colegas de classe e passa a praticar o ato da leitura de forma mais natural, pois ele já conhece o texto que foi praticado em sala.

- Comente sobre as teorias que norteiam a prática que você realiza na sala de aula.

Eu busco o método de acordo a necessidade da minha turma, vou adequando de acordo com o que consigo adquirir em sala de aula. Método sintético por exemplo onde consigo utilizar a soletração para à concordância fonológica, e tem como objetivo que o aluno se torne alfabetizado a partir da decodificação dos sons que as letras têm, ou seja, o grafema fonema. A alfabetização através desses métodos parte de pequenas palavras e durante esse processo faço a utilização das cartilhas para facilitar o processo.


PARTE 2 – CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

A aprendizagem do aluno é um processo sistemático, onde a construção dos significados das palavras de acordo com a relação dos objetos de conhecimento se dê o sentido.

Sendo assim este processo de ensino com a aprendizagem faz com que os alunos adquiram um desenvolvimento das competências fundamentais para o seu contexto de vida.

Tanto a teoria empirista que defende que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos. Quanto a teoria de Vygotsky que é a teoria sócio- interacionista propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com