TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

UNIAN - UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO[pic 1]

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR

                                 

                                             DESAFIO PROFISSIONAL

              MATERIA: EPIDEMIOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

 

KELLY FERNANDA CRESCENCIO RA: 2864952877

SÃO PAULO

2015


UNIAN - UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO[pic 2]

CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR

Atividade Prática Supervisionada, apresentada em cumprimento da disciplina Epidemiologia e Comportamento Organizacional, do curso de Gestão Hospital, da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Professor Willian Nalon

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO 4

 OBJETIVO 5

 METODOLOGIA ¨6

 DISCUSSÂO - 7

 CONCLUSÂO 9

 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................10

 

 INTRODUÇÃO

O propósito deste estudo é identificar a ocorrência dos distúrbios osteomusculares relacionado ao trabalho (DORT), mais conhecido como lesões por esforços repetitivos (LER). Foi realizado um levantamento com a enfermagem nos principais setores internação e UTI, estudos epidemiológicos tem apresentado elevadas prevalência e incidências de doenças músculo esqueléticas entres os profissionais. A prevalência de dor nas costas varia de 20% a 80%.  A qual tem se relatado com menos freqüência, variou de 7% a 28%. Pesquisas objetivaram determinar fatores de riscos de doenças músculo esqueléticas, em particular para as dores nas costas. Entre os fatores físicos, o levantamento e transferências manual de pacientes, tarefas envolvendo movimentos como puxar e empurrar, posturas incorretas e ficar em pé durante grande parte do dia, aumentam de jornada de trabalho, horas extras excessivas, ritmo acelerado, déficit de trabalhadores e as possíveis sobrecargas de segmentos corporais em determinados movimentos. Tem sido relatado como princípios causadores de dores nas costas. Esse problema acomete diversos funcionários de enfermagem levando-os a diferentes graus de incapacidade profissional, esse distúrbio gera aumento de absenteísmo e de afastamento temporários ou permanentes e também produz custos expressivos em tratamentos e indenizações. Pesquisas destacam que os profissionais de enfermagem formam um grupo de risco e problemas dorsais e estabelece a ergonomia como estratégia fundamental para evitar essas complicações. A partir desses dados será possível na prevenção de riscos ergonômicos no ambiente hospitalar.

 

 Objetivo

 Objetivo identificar a atuação do enfermeiro do trabalho na prevenção dos riscos ergonômicos para melhorar as condições no ambiente hospitalar. A adequação ergonômica dos postos de trabalho e do sistema de produção são necessidades imediatas para diminuir a prevenir dores posturais principalmente as musculoesqueléticas, complicações físicas mentais, fadiga e acidentes.

  Metodologia

Tratou-se de uma revisão bibliográfica virtual com estudos descritivos através de base de dados: Scielo, Bireme e lilaes.

.


Discussão

A partir da investigação solicitada pela diretoria foi constatada que grande parte das agressões a coluna vertebral nos funcionários de enfermagem estão relacionados com fatores ergonômicos inadequados dos mobiliários, postos de trabalho e equipamentos utilizados nas atividades cotidiana da enfermagem e que as dores nas costas dessas pessoas são causadas por traumas crônicos repetitivos que envolvem muitos outros fatores, além da manipulação a pacientes. Um estudo realizado no setor de internação e UTI com os funcionários da enfermagem procuramos determinar os fatores ergonômicos posturais ocupacionais relacionados com a ocorrência de dores nas costas. Para confirmar os dados levantados avaliou-se o ambiente de trabalho, dessa forma foi possível verificar tanto na UTI como na internação tem problemas ergonômicos comuns. Ao realizar um planejamento da área de trabalho utilizando-se um enfoque ergonômico, devem-se levar em conta fatores tais como tipo de atividade manual a serem executadas, posturas adotadas, dados antropométricos dos funcionários, equipamentos e imobiliários envolvidos, entre outros.

Existem certos fatores de risco, como por exemplo, pias e bancadas com alturas muito baixas, que impõem inadequadas. Por esse motivo, a altura das bancadas é uma peca chave no planejamento dos locais de trabalho. E desejável que a altura seja constituída de acordo com o tamanho do funcionário de enfermagem e o tipo de trabalho executado. Para solucionar parcialmente o problema das bancadas onde os funcionários de enfermagem preparam as medicações e soros, sugeriu que coloque os pés alternadamente em um banquinho o com o quadril e o joelho fletidos permitira uma posição vertical com uma lordose lombar menor. Existe também a questão das macas e camas que podem ser consideradas como fatores de risco. O ideal seria usar camas com alturas ajustáveis, a sua largura também e um grave problema para a enfermagem em relação às exigências de alcance ao se manipular pacientes ou administrar cuidados gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com