TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Segurança

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

A Ergonomia e segurança do trabalho no Brasil.

ANDERSON FERREIRA REZENDE

ELIAS JACINTO PIRES

WILLIAM SOUSA DA SILVA

WILTON MARTINS DA SILVA

A ergonomia e segurança do trabalho é uma importantíssima ferramenta dentro não só das indústrias, mas também no dia-a-dia de todos. Agir com segurança e ergonomia nos previne de acidentes, doenças do trabalho e etc. Mas nem sempre foi assim. Precisou-se ocorrer inúmeros acidentes e doenças do trabalho para que se passasse a pensar sobre segurança. No início da era Vargas, iniciavam-se os primeiros movimentos, conceitos e aplicações sobre ergonomia e segurança do trabalho no Brasil dentro das indústrias. Foi nesta época que Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho, em 1939, que entre tantas reinvidicações instituiu a consolidação das leis do trabalho, popularmente conhecida com CLT. O estudo deste trabalho, consiste em explanar sobre como, de onde veio, como surgiu e como funciona as leis que regulamentam a ergonomia e segurança do trabalho no Brasil.

Palavras-chave: Ergonomia; Segurança do trabalho; Brasil; Acidentes.

1. Introdução

A ergonomia e segurança do trabalho no Brasil está em constante processo de crescimento dentro das indústrias. Os avanços tecnológicos que também crescem dia após dia, auxiliam na busca por soluções alternativas, eficazes e muitas vezes baratas. Mas como se sabe, no passado a ergonomia e segurança era vista como uma espécie de segundo plano dentro das indústrias, que tinham como foco principal a produção.

Na era Vargas, começavam-se os primeiros rumores sobre a ergonomia e segurança do trabalho nas organizações. Vargas foi o pioneiro no país a trazer leis que resguardavam os trabalhadores no sentido de ergonomia e segurança. Essas leis asseguravam o direito dos trabalhadores contra possíveis acidentes e doenças do trabalho.

Desde a sua criação até os dias atuais, a ergonomia e segurança do trabalho no Brasil sofreu várias mudanças, e é essa história que explanaremos neste trabalho. Falaremos como surgiu, como é e como funciona a essência da ergonomia e segurança do trabalho no nosso país.

2. Pesquisa Bibliográfica

2.1 Como surgiu a ergonomia e segurança do trabalho no Brasil.

        A ergonomia e segurança do trabalho no Brasil, começou a ser discutida em universidades por volta dos anos 60, através de um professor chamado Sergio Penna Khel, da Universidade de São Paulo (USP). Foi através dele que outro professor, chamado Itiro Iida começou a desenvolver a primeira tese de Ergonomia brasileira. Foi ele também, que organizou e criou uma pós-graduação no Brasil, e quem deu origem ao primeiro livro sobre ergonomia editado em português. A partir daí, começaram os primeiros estudos focados na área de ergonomia e segurança do trabalho em solos brasileiros. Em 1974 ocorreu o 1º seminário brasileiro dedicado a assuntos ligados a ergonomia, e posteriormente, em 1983 foi criada a (Associação Brasileira de Ergonomia), que reúne especialistas no assunto em prol da melhoria contínua.

        Nas indústrias brasileiras, a ergonomia e segurança do trabalho fez-se necessária pelo fato de existirem vários locais de trabalho sob condições inseguras. O estudo em universidades que posteriormente foi aplicado em campo, ajudou no processo de evolução na segurança dentro das organizações brasileiras. A partir dos anos 60, começava-se uma verdadeira revolução, mesmo que demorada dentro das indústrias. Nesta época, as fábricas eram sujas, barulhentas, escuras, ou seja, eram lugares propícios para que acontecessem acidentes do trabalho com frequência. Com o passar dos anos e o desenvolvimento em pesquisas científicas realizadas no meio acadêmico, a evolução foi chegando ao ambiente fabril. Em meados dos anos 90, começava-se a perceber mudanças, mesmo que sutis nas fábricas brasileiras. Estava se instaurando assim a consciência de segurança nas pessoas mais importantes das empresas, ou seja, nos colaboradores.

        Com o tema “ergonomia” em ascensão, as indústrias perceberam a vantagem de implantá-la. Porém, para que a ergonomia seja realmente implantada de forma eficaz é necessário sua idealização desde os projetos de maquinários, até layouts industriais, outro obstáculo também está na resistência das pessoas em sempre executar as atividades da forma convencional (ergonomicamente errada). Com o tempo, a tecnologia e os conceitos foram mudando gradativamente e hoje em dia, o que presenciamos é um mundo completamente diferente do passado quando se trata de ergonomia e segurança do trabalho no Brasil.

2.2 Ergonomia e Segurança do trabalho no Brasil nos dias de hoje.

Hoje em dia, as empresas investem grandemente em segurança visando, acima de tudo, serem bem vistas perante à sociedade. Uma empresa que não se enquadra em questões de segurança, está fortemente fadada ao fracasso. A consciência das pessoas nos dias de hoje não são mais as mesmas do que de seus antepassados, ou seja, hoje a frase “a vida em primeiro lugar” trás mais impacto do que antigamente.

A inovação tecnológica que houve nessas duas últimas décadas ajudou muito as organizações não só em seu progresso na produção, mas bem como o progresso em segurança e ergonomia. Segundo  Iida (1990, p.32), “com o progresso tecnológico e a crescente automação industrial, há uma tendência de liberar o trabalhador humano daquelas tarefas que exigem muitos esforços ou de natureza muito simples e repetitiva”. A evolução tecnológica nos maquinários também vem melhorando a qualidade e a segurança na execução de tarefas na indústria. A projeção é que de quanto mais o tempo passe, menos acidentes ocorram por falta de condições seguras ou até mesmo de instruções para boas práticas de trabalho, como se pode ver no gráfico a seguir:

[pic 1]

Figura 1: Gráfico de acidentes do trabalho no Brasil de 1970 até 2008.

A ergonomia vem buscando a melhoria contínua nestes últimos anos, sendo que resultados são obtidos, quando se tem um melhor arranjo quanto a postura, o carregamento de peso, uma boa iluminação e em geral um local apropriado para realização de atividades visando menos esforço tanto físico quanto mental, assim aumentando a produtividade, alimentando os lucros das empresas, que é do que sobrevivem.

[pic 2]

Figura 2: Trabalhador utilizando equipamento projetado ergonomicamente para este tipo de atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (255.5 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com